mandei emails para alguns fabricantes de motor de passo.. e pedi um orçamento de um motor de 32 Kgf... será q serve....?
Talvez sim, mas vamos por partes... os motores e a eletronica serão as últimas coisas a se preocupar (e comprar) tenha certeza.
...pois li em algum lugar aqui q um amigo tem uma mesa com motor de 13kgf... e a mesa anda com até 100kg em cima!...
Perfeitamente possível, pois em mecânica há uma coisa que se chama "vantagem mecânica", e sempre acontece por exemplo quando se usam fusos (roscas) para fazer alguma movimentação - se faz uso desse fenômeno, então é possível usar um motor relativamente pequeno para movimentar cargas bem maiores...
A analogia disso é o macaco do carro - um simples parafuso levanta um lado de um carro de uns 700 kgf com certa facilidade.
Outra duvida é sobre a precisão... será q os motores de passo trabalhando num fresadora terá a mesma precisão que uma Router trabalha..? na casa dos centesimos?...
Vamos falar daqui pra frente em "Resolução" ou "Acuidade" - precisão não diz nada...
Antes de mais nada, vamos comentar sobre alguns conceitos - estes servirão para voce decidir qual o caminho a ser seguido, mas que fique claro que é voce (e sua necessidade) quem apontarão os caminhos a ser seguidos no que diz respeito ao investimento na coisa toda.
Tenho ainda que deixar claro que o assunto é técnico, então compreenda que não há outra maneira de falar da coisa, e por isso do tom sério e direto - não entenda que é um banho de água fria ou qualquer outra coisa - é só constatação técnica, nada mais.
- sua máquina será tão boa (ou ruim) quanto ao pior dos componentes que a equipa!
Esta é uma máxima imutável, tenha certeza!
Então por exemplo se o fuso da sua máquina (trapezoidal no caso) tem uma tolerância construtiva (chamada também de desvio de passo) em torno de 0,05 a cada 50mm, e esta será a melhor acuidade de posicionamento do equipamento, independente se você usa transdutores de posição, motores de passo, servomotores ou quaisquer outros meios "mágicos" de posicionamento.
ou precisaria de um regua (Transdutor Linear) ?
Respondido acima
Fusos de rosca trapezoidal "bem feitos" oferecem uma tolerância de posicionamento em torno de 0,05/50mm aproximadamente.
Fusos de rosta laminada com porcas de esferas recirculantes são mais acurados (retificados melhor ainda), mas há que se observar suas "classes construtivas"...
Veja a tabela anexa:
Duvida!!! Transforma uma fresadora em CNC ou fazer uma Router???
Isso mostra que dependendo do que queira ou do que precise em termos de tolerância de medidas, deverá escolher materiais que atendam a estas necessidades.
A coisa não pára por aí - estávamos falando ainda do fuso, mas há de se preocupar também com as folgas entre porca e fuso, e com as folgas entre fuso e estrutura da máquina ...
Normalmente usamos porcas chamadas "zero folga" porque precisamos ter inversões de direção sem que se percam os posicionamentos e as dimensões "reais" do objeto.
Existem diversos tipos de porcas e de características de posicionamento, pré carga, formatos etc - deve-se escolher as porcas conforme as características que se queira obter...
Outro ponto é o método de fixação dos fusos na estrutura - para obter acuidade de posição ou respeitar as dimensões e tolerâncias desejadas, são necessários certos cuidados na instalação dos fusos, que devem oferecer zero folga e/ou algum meio de ajuste e garantia de giro.
Definido isso, parte-se para determinação das cargas e esforços necessários para que haja movimento, e só aí é que se definem os motores.
Para não deixar você triste, existe outra alternativa - voce pode optar fazer por tentativa e erro, mas não sei se é a melhor saída.
E veja - tudo isso que eu falei serve para uma "router" - é claro que só depende de você fazer dessa forma como eu coloquei, ou fazer pelo método da tentativa e erro - é com voce.
Desculpe o pergaminho do Mar morto e das opiniões, mas é o que penso.