Eu não lido com metais, mas faço a emenda das cintas removendo a camada abrasiva com um disco diamantado liso desses de cortar parede, daqueles beeeeeeem vagabundos mesmo. Uso o disco deitado sobre a cinta, e geralmente coloco um pedaço de madeira como limitador para limpar uma faixa de largura constante.
Depois disso, limpo com solvente para eliminar qualquer resíduo de cola ou de cera na face inferior da cinta (e geralmente odu uma lixada em ambas as superfícies de colagem).
A seguir, prendo a cinta superposta usando uma régua de madeira e grampos na mesa, que foi previamente protegida com um saquinho plástico ou mesmo com fita dupla-face fina (o liner da fita não gruda em praticamente nada) para evitar que a fita cole na mesa.
Tendo feito isso, e verificado que as extremidades estão corretamente alinhadas e bem juntas (sem gap visível), eu aplico cola de cianoacrilato (uso a prima pobre da superbonder, porque flui mehor) bem na junção. A cola penetra por capilaridade, e depois de uns 10 minutos temos uma junta muito mais forte que a cinta.