Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MÁQUINAS EM GERAL => Maquinas em Geral => Tópico iniciado por: gazequipamentos em 09 de Fevereiro de 2017, 16:50

Título: Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: gazequipamentos em 09 de Fevereiro de 2017, 16:50
Olá pessoal, como alguns sabem, eu construi nossa máquina de corte à jato d´água.
Estava indo muito bem (muito pouco problema, e poquissimo entupimento da linha de abrasivo), até que hoje, nossa linha de alimentação de abrasivo começou a entupir direto.
Eu tenho o alimentador de abrasivo 50 cm acima do bico, ligado à ele por uma mangueira, com uma válvula para regular.
Hoje, a cada 10x que fecho e abro o jato, uma vez entope o bico, tenho que desmontar tudo, passar ar, secar, e voltar a usar, além de ser um saco, não é nada produtivo.
Eu constatei, que vez por outra quando a valvula de água pressurizada está fechada, a água sai pela conexão onde deveria entrar o abrasivo, e esse é um dos motivos do entupimento.
Já testei o bico e o Nozzle, não estão entupidos, inclusive, as vezes a agua sai pelo bico, e pelo orificio do abrasivo ao mesmo tempo (quando não está pressurizado).
Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Obrigado!
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: minilathe em 09 de Fevereiro de 2017, 17:43
O retorno da água pela entrada de abrasivo, de fato, é anormal, considerando o lay-out interno do bico de corte. O bico possui elevada perda de carga  logo após a entrada de água no mesmo, através de um orifício de safira. Após o orifício, a água é ejetada em alta velocidade e arrasta o abrasivo através do bico de saída. A linha de abrasivo está à pressão atmosférica, porém, o corpo do bico possui uma geometria (ângulo agudo em relação ao jato de água) que é desfavorável ao retorno da água pela entrada de abrasivo no bico.

Isto leva a concluir que poderia estar havendo alguma obstrução na ponta do bico, fazendo a água retornar pela entrada de abrasivo.

Pontos para verificação:

(1) Ao abrir e fechar a água, o abrasivo poderia se aglutinar na ponta do bico (devido à tensão superficial da água), ocasionando seu entupimento. Se reduzir a tensão superficial (produtos químicos adicionados à água), esse tipo de entupimento pode diminuir.

(2) A pressão na descarga da bomba está normal? A linha de descarga da bomba até o bico está livre de restrições? A pressão mais baixa na entrada do bico poderia fazê-lo operar fora das condições de projeto, com possível retorno de água.

(3) A granulometria do abrasivo pode tornar o entupimento na ponta do bico mais frequente, com aumento da pressão e retorno da água.

(4) O orifício (de safira) gasto pode reduzir a velocidade e causar aumento na pressão após o mesmo (conforme a equação de Bernoulli) e antes do bico de saída, levando a um possível retorno pela entrada de abrasivo.
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: marcaio em 10 de Fevereiro de 2017, 16:54
Se entendi o que o minilathe disse , e mais a título de curiosidade , o bico usaria o principio de venturi? Posso estra perguntando bobagem , mas me deu esta impressão.
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: minilathe em 10 de Fevereiro de 2017, 17:14
Se entendi o que o minilathe disse , e mais a título de curiosidade , o bico usaria o principio de venturi? Posso estra perguntando bobagem , mas me deu esta impressão.

Em parte sim, para promover o arraste do abrasivo.
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: Jackson Luz & Cena em 11 de Fevereiro de 2017, 19:39
Conforme o Gil observou, pode ter ocorrido desgaste na joia...

O desgaste nessa parte do bico modifica as estruturas (primeiro da joia, depois do bico), criando ressaltos que alteram o percurso e a pressão da água no ponto do corte, acarretando várias consequências.

Estas alterações são quase imperceptíveis, mas muito importantes para o sistema, inclusive é mandatório modificar periodicamente a posição da tal pedra (girando-a), buscando uma compensação de desgaste, e assim, mais tempo de uso desta e do bico, sem paradas prematuras da máquina.

Pode não ser ainda esse o problema. Mas baseado na condição de que a máquina estava indo muito bem, convém observar.
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: luciano g em 12 de Fevereiro de 2017, 09:11
esperimente fechar o abrasivo deixando a agua ligada ate que não tenha mais abrasivo na tubulação ai desligue a agua

cade o video da maquina funcionando

luciano
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: gazequipamentos em 13 de Fevereiro de 2017, 10:33
Olá Pessoal,
Obrigado pela sua ajuda, fiquei impressionado a rapidez em ajudar em um assunto que poucos tem conhecimento, agradeço mesmo.
Eu praticamente resolvi o problema...
Voltamos a trabalhar hoje, depois de deixar o bico secar bem, e com uma alimentação de abrasivo menor funcionou perfeitamente.
Eu creio que eram principalmente dois problemas.
O abrasivo estava um pouco úmido.
E após o primeiro entupimento, o sistema não foi secado corretamente.
Agora está tudo ok.
A única coisa que constatei, é que após  a máquina parada por um tempo, a primeira parte do cano, que vai até a válvula apresenta um pouco de umidade, parece estar vindo do bico. Mas como o bico é novo, não foi usado nem 8h, creio que isso se deva à valvula estar instalada ao começo da mangueira, e não perto do bico, assim, sempre fica um pouco de água dentro da mangueira.
Vou providenciar que seja modificado isso.
Novamente obrigado pela ajuda, e Luciano, vou providenciar seu vídeo hoje ainda...
Abraços
Título: Re:Entupimento da alimentação de abrasivo em Waterjet
Enviado por: gazequipamentos em 06 de Março de 2017, 17:20
Pessoal,
Apenas para complementar o post anterior, e ajudar caso alguém tenha a mesma dúvida, eu sanei 100% o problema da água voltando, instalando uma valvula solenoide NF na entrada de água para a bomba.
Assim, quando o bico de corte se fecha, a agua para a bomba é cortada também, assim, ela não escorre até o bico, mesmo quando não há ar indo para o atuador do bico (e ele se mantém aberto, com a bomba desligada).