Uma coisa que notei, que não vi nos catálogos, é que a mesa possui um eixo de rotação. Nunca vi isso em minhas pesquisas sobre fresadoras horizontais. Mas aparentemente foi um acréscimo à fresadora sem alterar as peças originais. Isso deve ser útil, mas, reduz a rigidez?
[attachurl=1]
Como disse o Fábio, isso é útil sim, por exemplo para engrenagens helicoidais.
Tem alguns inconvenientes:
- Perda inevitável de rigidez. O prédio balança mais no vigésimo andar do que no décimo, e como a montagem acrescenta altura, não tem como evitar. Além disso, acrescenta mais 2 pares de guias, que dependendo de como foram feitas podem prejudicar ainda mais a rigidez.
- Perda de altura. A montagem acrescenta um degrau considerável, que reduz a altura máxima das peças a serem montadas na mesa. A forma mais fácil de usar a fresadora é com uma morsa na mesa, o que vai comer mais altura ainda.
- Dificuldade em zerar corretamente o ângulo. Mesmo olhando na marcação graduada (que não se sabe o quão correta), vai ficar um tanto fora. Precisaria ser acertada com esquadro ou outra coisa, para que os rasgos da mesa possam ser usados como referência de paralelismo. Sem o adaptador, você já tem o alinhamento de fábrica.
Só usando pra ver, pode ser que nos cortes que você vai usar a perda de rigidez seja desprezível e continue cabendo todas as peças para usinar. Mas se não for o caso, eu desmontaria e deixaria como um acessório - muito útil - a ser montado quando necessário.
Bacana a caixa de mudanças dela - a tal "Change-o-matic". Está tudo funcionando?
Nas fotos aparece o que parece ser a contra-ponta de um cabeçote divisor. Ele não veio?