Gil,
como foi dito, aqueça bem o mandril com um maçarico - só não deixe começar a "pegar cor", o que acontece acima de 200 graus C (começa amarelando, vide tabela de cores de revenimento
)
A peça tem que ferver água ao jogar umas gotas.
Na falta de maçarico, até uma pistola térmica das boas (>1000W) serve.
Dê umas pancadinhas de leve no mandril com ele bem quente (não é sentar o cacete) - isso ajuda a ir soltando.
Encharque com um microoleo desengripante (WD40 ou seus similares genéricos que fazem o mesmo por 1/3 do preço) e deixe lá. O ideal é tentar deixar excesso que escorra para a rosca travada (na traseira do mandril com a fresadora um pouco inclinada?)
Repita 2 ou 3 vezes por dia. Até o 3o. dia ela solta.
Paciência faz uma diferença enorme. Muitas vezes, uma montagem que não solta de jeito nenhum, se deixada de uma noite para a outra encharcada em desengripante, no dia seguinte quase sai na mão.
Se for sacar o eixo pra remover o mandril, faça desta mesma forma. Meter força bruta com ele na morsa tem boa chance de arranhar ou - se a alavanca for grande o suficiente - entortar o eixo.
De qualquer forma, seria de bom alvitre sacar o eixo para trocar a graxa dos rolamentos - que provavelmente cumpriu sua vida útil especificada lá pelos idos de 1979.