Autor Tópico: Fresadora Atlas  (Lida 26722 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #60 Online: 18 de Março de 2010, 09:00 »
Gil,

Um momento...

Offline luciano g

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #61 Online: 18 de Março de 2010, 09:07 »
gil vc encontra em uma trena velha (mola) deve estar com o mesmo brobs que a minha

Offline F.Gilii

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #62 Online: 18 de Março de 2010, 09:12 »
Gil.

Olhando para a imagem me responda:

- O trilho (apontado pela seta) é postiço ou faz parte de uma fundição?

Entenda como fundição este bloco que tem os trilhos um de cada lado e que fazem parte do movimento vertical

-Esta fundição faz parte da estrutura (do corpo) da fresadora ou é postiça?

Offline minilathe

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #63 Online: 18 de Março de 2010, 09:19 »
Gil.

Olhando para a imagem me responda:

- O trilho (apontado pela seta) é postiço ou faz parte de uma fundição?

Entenda como fundição este bloco que tem os trilhos um de cada lado e que fazem parte do movimento vertical

-Esta fundição faz parte da estrutura (do corpo) da fresadora ou é postiça?

Os trilhos fazem parte do corpo da fresadora (mesma peça fundida). Talvez esta foto ajude.

[attachthumb=1]

Também segue um trecho do manual mostrando essa peça fundida.

[attachthumb=2]
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 09:22 por minilathe »

Offline F.Gilii

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #64 Online: 18 de Março de 2010, 09:42 »
Ok - o trilho é de seção quadrada - não é rabo de andorinha...

Acredito que o maior desgaste possa estar em dois pontos:
- na parte de baixo da fundição da mesa, onde se apoia no trilho
- na parte de cima da chapa parafusada pela parte de trás do trilho que fixa a mesa neste trilho

Não descarto também a possibilidade do próprio trilho estar desgastado, o que complica um pouco mais a coisa.

Acredito que o mais certo seria - após uma boa verificação:
- retificar o trilho pelos dois lados - o lado da frente onde a mesa apóia e a parte de trás onde a chapa parafusada corre
- retificar o canal na mesa que corre sobre o trilho, e retificar a superfície onde a chapa parafusada se apóia
- reajustar a chapa parafusada.

Acho que teria outra maneira, mas não encaro como muito correta ou não muito mais simples de ser executada.
Seria implantar um inserto de latão ou bronze entre a mesa e o trilho num rebaixo que seria feito na mesa por exemplo, e depois se ajusta a folga rasqueteando.

Outra possibilidade seria usar Moglice, técnica e material descrito em outro tópico sobre torno.

Eu tinha um link que mostra o que um sujeito fez para recuperar um carro de um torno - apesar de ser outra máquina, o caso era bem parecido - o carro corre sobre um barramento retangular - não em rabo de andorinha, e fez mais ou menos o que eu descreví alí em cima.

Assim que encontrar eu posto aqui para ter uma idéia do que estou falando.

De qualquer forma acredito que seria legal escutar as opiniões do Ivan e o Enoch que conhecem bem máquinas poderão dar palpites bem mais certeiros dos que os meus.

Offline F.Gilii

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #65 Online: 18 de Março de 2010, 10:01 »
Gil,

Dá uma olhada neste tópico:
http://madmodder.net/index.php?topic=627.0

Veja que apesar de estarem falando de um torno, o trabalho é bem parecido com o que eu imaginei que se aplicaria em sua máquina (na vertical)...

Offline minilathe

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #66 Online: 22 de Março de 2010, 09:03 »
Desmontei o conjunto do joelho da fresadora, que realiza os movimentos nos eixos x, y, e z. Conforme pude perceber, as superficies em contato, que permitem a precisão dos deslocamentos em esquadro, tanto a guia deslizante do eixo z (vertical), como as guias, em rabo de andorinha, dos eixos x e y estão aparentemente em ótimo estado.

Seguem algumas fotos do eixo z.

[attachthumb=1]  [attachthumb=2]
[attachthumb=3]  [attachthumb=4]  [attachthumb=5]  [attachthumb=6]

No eixo z, o que me preocupava mais devido ao maior peso que suporta, acho que agora é só ajustar os calços (shims) para a pressão necessária, exercida pela contraplaca da guia, não é??

Acho que as fotos anteriores neste tópico ajudam a entender melhor.
« Última modificação: 22 de Março de 2010, 09:09 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #67 Online: 22 de Março de 2010, 09:18 »

Se voces repararem, esta fresadora passou por um pequeno acréscimo na sua altura original, para poder rotacionar a mesa em torno do eixo z. Pelo menos ajuda se eu colocar um cabeçote vertical... :)

Original:
[attachthumb=1]

Acréscimo:
[attachthumb=2]

Offline luciano g

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #68 Online: 22 de Março de 2010, 09:26 »
gil o degrau é o sinal de  desgaste e se não for igual....

wilfredo de macedo

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #69 Online: 22 de Março de 2010, 11:44 »
Ola Fgilli: Não entendi bem o caso, mas a algum tempo atraz eu tive que trocar um mandril  tipo cone numa furadeira de bancada e somente consegui com o auxilio de um amigo torneiro que inclusive trabalhou na fabrica de mandris jacob da seguinte forma:Retirar  o eixo aonde esta preso o mandril, calçar  com 2 chaves de fenda ou duas barras redondas com um diametro tal que colocada no vão entre a parte superior do mandril e o  eixo fique um pouco para fora , colocar o conjunto na morsa e aperta-la. O mandril salta na hora e não se danifica nada.
Um abraço,
Macedo

Offline minilathe

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #70 Online: 22 de Março de 2010, 12:32 »
Luciano,

Ne verdade esse degrau, que voce bem percebeu, existe ao longo do comprimento das guias do cabeçote do eixo z e me parece que é resquicio da fabricação. Aparentemente a parte plana da guia foi usinada a partir do fundido e o degrau na verdade foi o que sobrou dessa usinagem. Também não há um desgaste similar na face da guia fixa, ou seja, o "fundo" do degrau aparentemente não tem contato com a guia, o degrau está num nível ligeiramente distante da face da guia, ou seja, aparentemente, apenas as faces das guias fixas e móveis, que parecem usinadas e retificadas se tocam.

Assim, acredito que o degrau não seja decorrente de desgaste e nem teria influência no funcionamento. Concorda?

Cabe informar que o tal degrau é bem pequeno, menos de 1 mm.
« Última modificação: 22 de Março de 2010, 12:51 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #71 Online: 22 de Março de 2010, 12:46 »
Macedo,

Ola Fgilli: Não entendi bem o caso, mas a algum tempo atraz eu tive que trocar um mandril  tipo cone numa furadeira de bancada e somente consegui com o auxilio de um amigo torneiro que inclusive trabalhou na fabrica de mandris jacob da seguinte forma:Retirar  o eixo aonde esta preso o mandril, calçar  com 2 chaves de fenda ou duas barras redondas com um diametro tal que colocada no vão entre a parte superior do mandril e o  eixo fique um pouco para fora , colocar o conjunto na morsa e aperta-la. O mandril salta na hora e não se danifica nada.
Um abraço,
Macedo

Meu problema é que o mandril não é do tipo cone morse, mas é roscado ao eixo da fresadora. E ainda tá preso lá. Estive pensando em retirar o eixo e fixá-lo numa morsa de bancada com as devidas proteções para ajudar na retirada...

Já tentei chave allen na boca do mandril, chave tipo gancho...

wilfredo de macedo

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #72 Online: 23 de Março de 2010, 00:34 »
Ola: Penso que talvez seja a melhor solução. Desmontar o eixo, prende-lo numa morça, aquecer o mandril para que o mesmo dilate-se um pouco e ai forçar sua saida com um grifo (?).Naturalmente irá danificar totalmente o mandril, porem o perigo é que danifique o eixo entortando-o. Aconteceu comigo naquele caso em que tive que extrair o mandril com cone morse pois antes eu ja havia tentado tirar o mesmo na pancada e não deu outra.Empenei o eixo e somente ai, foi que falando com o torneiro ele me deu aquela dica sobre a qual ja contei.Deu um trabalhão colocar o eixo no alinhamento. Na verdade ficou ainda um pouco fora o que afeta uma furação perfeitamente concentrica.
Um abraço e boa sorte...
Macedo

Offline Jorge_BH

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #73 Online: 23 de Março de 2010, 07:08 »
Oi, Gil.
Lá vai meu pitaco. Como o Rubens falou antes, dê uma boa esquentada nessa peça. Normalmente a dilatação é suficiente pra soltar a peça da rosca. Se vc não tiver um maçarico, até como uma vela costuma funcionar. Abraço.
Jorge

Offline Ivan

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Re: Fresadora Atlas
« Resposta #74 Online: 24 de Março de 2010, 09:35 »
Gil,
como foi dito, aqueça bem o mandril com um maçarico - só não deixe começar a "pegar cor", o que acontece acima de 200 graus C (começa amarelando, vide tabela de cores de revenimento  :) )
A peça tem que ferver água ao jogar umas gotas.
Na falta de maçarico, até uma pistola térmica das boas (>1000W) serve.
Dê umas pancadinhas de leve no mandril com ele bem quente (não é sentar o cacete) - isso ajuda a ir soltando.
Encharque com um microoleo desengripante (WD40 ou seus similares genéricos que fazem o mesmo por 1/3 do preço) e deixe lá. O ideal é tentar deixar excesso que escorra para a rosca travada (na traseira do mandril com a fresadora um pouco inclinada?)
Repita 2 ou 3 vezes por dia. Até o 3o. dia ela solta. :)

Paciência faz uma diferença enorme. Muitas vezes, uma montagem que não solta de jeito nenhum, se deixada de uma noite para a outra encharcada em desengripante, no dia seguinte quase sai na mão.

Se for sacar o eixo pra remover o mandril, faça desta mesma forma. Meter força bruta com ele na morsa tem boa chance de arranhar ou - se a alavanca for grande o suficiente - entortar o eixo.

De qualquer forma, seria de bom alvitre sacar o eixo para trocar a graxa dos rolamentos - que provavelmente cumpriu sua vida útil especificada lá pelos idos de 1979.  :)

 

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