Autor Tópico: Fresadora de Grandes Dimensões  (Lida 56497 vezes)

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Offline F.Gilii

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« Resposta #225 Online: 30 de Março de 2007, 20:02 »
beto,

Desculpe, mas quem não entendeu agora fui eu - você me perguntou sobre reduções...

Sobre que velocidade estamos falando?

Beto Guarino

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« Resposta #226 Online: 30 de Março de 2007, 20:21 »
Xiiiiiiiii, falei besteira!!! Você antes tinha me mostrado um cálculo... "se o motor 13,5KgF for acionado em passo cheio e movimentar o carro Z por uma correia de passo 5mm sem redução teríamos ....."  isso mostrou que seria invíavel não usar a redução.

Beto Guarino

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« Resposta #227 Online: 30 de Março de 2007, 20:51 »
Fábio , pelo catálogo Schneider temos uma polia de 15,91 mm(que seria a polia motora) e temos uma de 133,68 mm (que seria a polia secundária) dividindo a maior pela menor temos: uma redução de 8,40 : 1 .  O raciocínio é esse?

Offline F.Gilii

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« Resposta #228 Online: 30 de Março de 2007, 22:41 »
Beto,

Isso - as reduções podem ser pensadas em termos de diametros ou em termos de n° de dentes...

A aproximação é mais ou mesmoa mesma...

O melhor seria calcular pelo que se chama "diametro primitivo" - termo este usado para engrenagens mecanicas, mas usado em polias sincronizadoras...

Se o pensamento pender para n° de dentes, veja sempre de calcular (e verificar se existe a relação com o passo da correia desejado...

Beto Guarino

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redução
« Resposta #229 Online: 30 de Março de 2007, 22:41 »
Fábio, vamos lá... nessa foto q vc me mandou temos um única redução, certo? vc acha que no meu caso uma redução dessas com os valores das polias q te passei seria razoável?

Beto Guarino

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« Resposta #230 Online: 30 de Março de 2007, 22:45 »
a polia que está no mesmo eixo da polia maior, na tem função de redução alguma, né? Ou estou falando besteria?

Offline F.Gilii

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« Resposta #231 Online: 30 de Março de 2007, 22:58 »
Beto,

Vamos dividir o problema em duas partes:
A parte do acionamento da correia e a parte da redução...

Na imagem acima, a correia que tem o papel de cremalheira "flexivel" :D está em contato direto com aquela polia dentada - ela é a parte do acionamento - a parte que nos interessa saber.

Posso dizer que a resolução do movimento depende daquela polia - que para uma volta dela haverá um deslocamento de "x" milimetros, por causa do "perimetro"...

OK - se eu sei o perímetro dela, consequentemente sei o deslocamento dela ou por giro ou por passo.

Também sei que provavelmente estes deslocamentos são excessivamente altos para o que o motor pode dar.

O torque disponívem em um motor de 13 kgf por exemplo será muito pouco aproveitado...

O que fazer para remediar esta condição ? - aí entra a segunda parte do problema - a redução !

Fazendo uma análise simples, percebemos que existem certas condições que devem ser respeitadas...

São elas a faixa de velocidades lineares "desejadas" do movimento e a faixa de velocidades rotativas "necessárias" ou "úteis" que aquele determinado motor pode dar...

Sabemos que os motores de passo perdem torque quanto mais rápido giram - o truque é encontrar um valor de redução que faça um casamento enrte estas grandezas...

Se eu falar mais, você não vai fazer a lição de casa :D

Pense no que eu falei, e veremos...

Beto Guarino

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« Resposta #232 Online: 30 de Março de 2007, 23:03 »
Valeu grande mestre! Pena que estamos tão distantes para poder comemorar o fim de uma prazerosa aula de sexta a noite com uma bela cerveja gelada!!!!
obrigado por tudo!!!!

Offline F.Gilii

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« Resposta #233 Online: 30 de Março de 2007, 23:07 »
O mais importante - você entendeu a estória da divisão do problema???

Aquela polia que está montada no eixo movido não atua como redução, mas ao contrário...

Quanto maior, pior... :D

Beto Guarino

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« Resposta #234 Online: 30 de Março de 2007, 23:12 »
então teríamos que ter uma polia (a que está em contato com a correia aberta) com o menor diametro possivel?

Offline F.Gilii

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« Resposta #235 Online: 30 de Março de 2007, 23:16 »
Beto,

Em parte é isso mesmo - quanto menor melhor será a resolução, e claro que irá influenciar na escolha da redução...

Mas atente para uma detalhe - diametros muito pequenos não são muito adequados porque a correia não deve se dobrar muito...

Há uma quantidade de dentes mínima que deve ficar em contato com a correia...

É por isso que tem aqueles rolamentos que obrigam a correia se curvar por cima da polia... ;)

Beto Guarino

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« Resposta #236 Online: 30 de Março de 2007, 23:26 »
Baseado naquele exemplo que você deu de uma polia motora de 20mm, a polia secundária 200mm temos uma redução de 10:1. Se aplicarmos esses valores para a figura acima , reduziríamos essa redução em virtude dessa úlitma polia, é isso? Cairia de 10:1 para um valor menor?

Offline F.Gilii

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« Resposta #237 Online: 30 de Março de 2007, 23:30 »
Beto,

Se a redução for de 10:1 e voce tem a polia da correia de digamos 40, terá um comportamento de velocidade, resolução e força.

Se colocar para a mesma redução (10:1) uma polia de 20mm (metade da primeira,) a máquina terá outro comportamento de velocidade, resolução e força.

Agora, qual a melhor??? :D

Beto Guarino

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« Resposta #238 Online: 30 de Março de 2007, 23:39 »
xiiiiiiiiiiiii, agora o senhor mestre embaralhou os meus miolos!!!!! Na minha santa ignorância, quanto menor a polia da correia aberta  ficamos mais temos uma redução maior, o desconto é menor. É isso?

Beto Guarino

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« Resposta #239 Online: 30 de Março de 2007, 23:40 »
não considere o "ficamos mais"

 

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