Beto,
Vamos dividir o problema em duas partes:
A parte do acionamento da correia e a parte da redução...
Na imagem acima, a correia que tem o papel de cremalheira "flexivel"
está em contato direto com aquela polia dentada - ela é a parte do acionamento - a parte que nos interessa saber.
Posso dizer que a resolução do movimento depende daquela polia - que para uma volta dela haverá um deslocamento de "x" milimetros, por causa do "perimetro"...
OK - se eu sei o perímetro dela, consequentemente sei o deslocamento dela ou por giro ou por passo.
Também sei que provavelmente estes deslocamentos são excessivamente altos para o que o motor pode dar.
O torque disponívem em um motor de 13 kgf por exemplo será muito pouco aproveitado...
O que fazer para remediar esta condição ? - aí entra a segunda parte do problema - a redução !
Fazendo uma análise simples, percebemos que existem certas condições que devem ser respeitadas...
São elas a faixa de velocidades lineares "desejadas" do movimento e a faixa de velocidades rotativas "necessárias" ou "úteis" que aquele determinado motor pode dar...
Sabemos que os motores de passo perdem torque quanto mais rápido giram - o truque é encontrar um valor de redução que faça um casamento enrte estas grandezas...
Se eu falar mais, você não vai fazer a lição de casa
Pense no que eu falei, e veremos...