Caro colegas
Vocês devem estranhar o post grande que estou colocando agora aqui a respeito da possibilidade de ser construída uma big CNC homemade com 5 eixos, ainda mais se tratando de um iniciante no fórum.
A intenção é construir uma frezadora CNC para a elaboração de mockup de carroceria de automóveis em escala real, em argila sintética (Clay) ou espuma de poliuretano. Na verdade seria um Buggie.
No link
explica melhor qual o resultado (mesmo que aproximado), onde pretendo chegar.
Não se trata de construir uma máquina exatamente igual ao do filme do link acima, nem ingênuo para ter tal pretensão.
ESTRUTURA
Pretende-se que os eixos movimentem-se nas seguintes dimenções:
X = 3 metros (pasmem)
Y= 2 metros (absurdo)
Z= 1,6 metros (inimaginável)
A minha idéia seria montar uma estrutura, com quatro traves (formando uma gaiola retangular) de forma que o mockup a ser construído ficasse apoiado no chão e dentro desta gaiola.
Para o eixo X, as próprias traves longitudinais serviriam como guia (o apoio com rodízios tipo carro de montanha russa, se daria por gravidade encima dessas traves). Essas traves, preferencialmente, seriam de aço, pois acredito que o peso não seria prejudicial, pelo contrário, ajudaria na rigidêz da estrutura.
Para o eixo Y, seria usado um painel com armação de alumínio (apoiado nas traves longitudinais do eixo X já citadas) e o eixo Z, sustentado neste painel. Outras duas traves longitudinais de aço, também ficariam um pouco abaixo, também como apoio para a placa do Y, para evitar a oscilação neste painel quando movimentado no eixo X.
Para complicar colocaria ainda dois drives, iguais aos da máquina visualizada no site
http://www.doughtydrive.com/productc.html , para completar os 5 eixos.
MOTORES
O motor mais crítico seria aquele que movimentaria o eixo X por cima das traves longitudinais da estrutura. Imagino um único motor, centralizado e fixado num painel de aço, que por sua vez ficaria preso num lado da gaiola.
Este motor teria 4 polias paralelas, para movimentar 4 fusos por correia dentada. Este 4 fusos (girando simultaneamente) serviriam para movimentar o eixo X apoiado em rodízios (tipo carrinho de montanha russa).
Os eixos Y e z seriam movimentado pelos processos convencionais.
Obviamente, a primeira dúvida é se existe material disponível (fusos deste tamanho, guias, cremalheiras, etc) no mercado varejo brasileiro ou nos fóruns especializados capaz de atender esse pretenso projeto.
A outra dúvida é sobre qual seria o soft adequado para os 5 eixos.