Beto,
Acho que não tem problemas - no seu desenho, o motor está preso na estrutura, e "anda" junto com ela quando ele é acionado, levando o carro (ou movimento) por cima da correia que estaria presa em alguma estrutura?
É EXATAMENTE a mesma coisa nesta foto que te mandei!!! não mudou nada, a não ser que a correia, ao invés de estar fixa com os dentes para cima (na sua ideia) estará com os dentes para baixo, e passando por cima da polia movida de forma a percorrer um "U" invertido sobre ela, o que GARANTE que a correia não pule, por ter uma área de contado grande - diferente que sua idéia.
O motor e a redução estão presos no movimento, e vai tudo junto quando o motor é acionado...
O detalhe é que é IMPRESSINDÍVEL que voce use uma redução!!!
Vou explicar melhor:
Como voce sabe, um motor de passo tem por natureza 200 passos por volta.
Se voce acionar este motor em "passo cheio", a cada 200 passos ele dá uma volta completa.
Quanto maior o diametro da polia por onde passa a correia, maior será o deslocamento que o motor vai dar em um passo, menor será a "força útil" que ele poderá fazer, menor será a precisão de deslocamento....
E isso mesmo usando a menor polia que voce encontrar...
Veja esta idéia de redução...não é muito diferente da foto...