Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Maquinas em Geral => Tópico iniciado por: Gaivota em 25 de Julho de 2006, 20:19
-
Olá
Estou abrindo este tópico para tentar, com a ajuda de todos, construir uma fresadora cnc. Pela minha formação, meus conhecimentos de mecânica e eletrônica são limitados, bom para falar a verdade limitadíssimos e bem que gostaria saber mais, pois acho muito interessante.
O objetivo seria:
Fresadora cnc para aeromodelismo e modelismo em geral.
Área de trabalho de 110cm x 50cm
Que possa trabalhar em 3D, então seria interessante que o eixo vertical “z” tivesse um movimento de uns 15cm.
Os materiais a fresar seriam madeira de balsa, compensado de 8mm máximo (compensado comum não aeronáutico), placa de fibra de vidro (das que vendem para circuito impresso) e alumínio de uns 2mm de espessura.
Os trabalhos em 3D seriam feitos em poliestireno expandido, estrudado ou poliuretano para fazer fuzelagems em duas metades aproveitando o plano de simetria.
Até aqui, acho que a fresadora teria umas dimensões consideráveis porem a favor temos que os materiais a trabalhar são moles.
Eu disponho de:
Furadeira de coluna.
Em Recife, cidade onde moro, podemos encontrar diferentes tipos de perfis de ferro e alumínio. Já para correias e polias dentadas teria que comprá-las em outro estado pela internet.
Possuo motores pap 6v 1.2 A por fase e 200 passos.
Para começar e fazer provas utilizaria a controladora C4 que já tenho.
Melhor fugir de trabalhos encarregados a um torneiro....os preços em Recife são um absurdo.
O projeto:
Tinha pensado utilizar perfis de ferro e fazer o movimento através dos eixos x,y,z com um conjunto de parafusos e rolamentos. Eu vi este sistema na fresadora de um francês e me pareceu bastante robusto.
Na transmissão ainda não sei se utilizar correias dentadas de PU + aço, varão rosqueado ou cabo de aço.
Uma duvida que tenho: seria possível para fazer as movimentações da ponte pelo eixo “x” utilizar dois motores, um de cada lado da ponte? Desta forma ganharia força e esta seria aplicada de uma forma melhor que se tivesse um só motor de um lado da ponte. Eu quero somar a força de dois motores do tipo que disponho mas não sei se poderia ter problemas de sincronismo se por exemplo um dos motores perdesse passos. Ainda que o outro motor puxaria.....não sei.... :?:
Bom, por enquanto isto é tudo, mas como falou Arnold Schwarzenegger no filme Terminator: Voltarei !
Um abraço e até.
Geraldo
-
Geraldo,
Voce pode usar 2 motores no mesmo eixo - basta que use 2 placas de controle, uma para daca motor, mas recebendo os mesmos sinais de passo e direção. Não haverá problemas de sincronismo.
Para uma máquina de 1100mm x 500 mm x 150mm, (acredito que isso é de área util) esteja certo que as dimensões serão maiores....
Voce poderia fazer uma estrutura em tubos de ferro (metalon) e fazer os movimentos montados sobre rolamentos de skate, que podem ser comprados a preços bem mais em conta nas lojas de skate...
Voce ficaria limitado ao tamanho deles (similares aos 608zz) mas em compensação o preço vale a pena!
Para acionar estes movimentos, acho que voce teria 2 alternativas: ou fusos de rosca trapezoidal ou cabos de aço, já que correias dentadas além de caras são dificeis de achar na sua cidade.
Comentei nos fusos de rosca trapezoidal, porque tem uma empresa que os vende (Tekkno mecatronica) e eles tem 1500 mm de comprimento...
As barras roscadas comuns se não me engano tem 1 metro - existe uma barra roscada que tem 3 metros de comprimento, mas não sei se voce vai achar aí...normalmente são vendidas em lojas de materiais de construção, e são usadas para fazer amarração de telhados...
Se for usar cabos de aço, note que será necessário uma redução entre o motor e o movimento final, pois se tentar usar direto a velocidade será muito alta e a força gerada muito pequena, pois estes motores não são muito fortes, mas são o suficiente para usinar a maioria dos materiais que voce comenta.
Só penso que ela teria mais dificuldade em usinar aluminio, mas não será impossivel - só muito lentamente...
Tenho uma máquina com mais ou menos estas dimensões, e usa exatamente estes motores, só que com barras roscadas - funciona muito bem...
-
Olá
Muito obrigado Fabio pela ajuda. As medidas 1100 x 500 x 150mm são sim de área útil e como você falou, a fresadora ficara maior.
Quando você fala “estrutura em tubos de ferro” quer dizer que tem forma circular? Eu sei como montar os rolamentos num perfil de forma quadrada ou retangular, mas não circular.
É possível pintar o perfil de ferro na área onde fazem contato os rolamentos? Isto pensando numa proteção contra a oxidação.
Fabio, não entendi direito que para usar dois motores movimentando o mesmo eixo tem que ser usadas duas placas de controle. Eu tenho a controladora C4 que tem quatro saídas para os correspondentes quatro motores. O que precisaria fazer? Pensei que poderia conectar os dois motores em paralelo numa única saída da controladora. :oops: :oops:
Aqui, em Recife, só encontro barras roscadas comuns de 100cm de comprimento. Acho que a forma mais fácil no meu caso é utilizar cabos de aço. Tenho visto na internet algumas fresadoras que usam linha de pesca de aço de 0,8mm de diâmetro que fica enrolada num parafuso M8, mas, para fazer este sistema mais forte e para evitar que a linha se deforme pensei usar cabo de aço galvanizado de 1,6mm de diâmetro que ficaria enrolado num parafuso de 5/8”. Fiz um teste na loja de ferragens e funcionou legal. O que você acha?
Sim, já tinha pensado fazer uma redução entre o motor e o parafuso onde fica enrolado o cabo de aço.
Ótima a sua dica de comprar os rolamentos numa loja de skate. Perguntei o preço e sai cada um por R$ 1,20 :P :P
Mais uma coisa. Conhece algum software que possa posicionar dentro de uma área determinada (que seria o material: compensado, por exemplo) diferentes peças para fresar de forma que se aproveite o material o melhor possível?
Mais uma vez obrigado e até.
Geraldo
-
Geraldo,
Existem no mercado tubos de aço com costura chamados de "metalon"...
Eles tem seção quadrada, redonda e retangular entre outros formatos.
Se sua placa ter saída para 4 motores, é só informar no "software" que um eixo estará sendo "escravo" do outro...
Ligar 2 motores em paralelo na mesma placa não é indicado...
Se o cabo de aço for muito grosso, ou o fuso muito fino, ele vai ter a tendência de escorregar, pois ele tem dificuldades em fazer raios pequenos...
Esta propriedade, de colocar várias peças dentro de uma determinada área se chama "nesting" (ou encaixe) e conheço um programa que faz isso muito bem, masé bastante caro (cerca de 17.000,00 reais).
Parece que o ArtCam poderia fazer algo assim, mas não estou certo.
Depois dou uma olhada e te falo.
-
Olá
Como sempre, muito obrigado pela ajuda.
Depois de um tempo de reflexão tenho chegado a algumas conclusões de como poderia fazer a fresadora e já tenho algum rascunho do projeto:
- Empregar perfis de ferro para a estrutura.
- Fazer a movimentação com um conjunto de rolamentos e parafusos.
- Transmissão por cabo de aço.
- Comprar uma túpia, já que a Dremel que tenho está novinha e quero reservá-la para outros trabalhos mais próprios.
- Colocar dois motores PaP no eixo “x” aproveitando que a minha controladora tem quatro saídas.
As dúvidas que tenho são:
- Para evitar a oxidação da estrutura de ferro posso pinta-la mas, será que agüenta o passar dos rolamentos?
- A redução dos motores só pode ser feita com correias dentadas? Teria que compras as correias e polias pela internet porque em Recife está difícil.
- Que tipo de túpia poderia comprar para que trabalhasse de forma descansada? Qual potência? As túpias que vi não tem regulador de velocidade. Como vou conseguir fresar diferentes materiais com uma velocidade só?
- Penso que como quero fazer alguma coisa em 3D o mandril poderia tocar a peça em alguns casos.Teria que fazer uma adaptação para aumentar o comprimento (da fresa) :lol: :lol: ?
Fabio, estou tentando me familiarizar com os programas Visualmill 5.0 e Mastercam X . Este último tem a função “nesting” ou encaixe que você comentou ainda que não sei se pode fazer exatamente o que eu quero.
Obrigado e até logo.
Geraldo
-
Para evitar a oxidação da estrutura de ferro posso pinta-la mas, será que agüenta o passar dos rolamentos?
Não tenho certeza, mas acho que pintura comum não suportaria...
Tente algum produto de "oxidação a frio" ou "primer convertedor de ferrugem"
A redução dos motores só pode ser feita com correias dentadas?
Não - pode ser por engrenagens, mas a dificuldade está em encontar engrenagens de qualidade, e montá-las sem folgas...
Que tipo de túpia poderia comprar para que trabalhasse de forma descansada?
Acho que tem no mercado tem duas opçoes: Bosch e Makita se não me engano - aqui no sul são chamadas de "trimmer" ou "tupias laminadoras"...
Qual potência? As túpias que vi não tem regulador de velocidade. Como vou conseguir fresar diferentes materiais com uma velocidade só?
Se não me engano estas máquinas tem em torno de 450Watt de potencia, cerca de 28000 rpm, e algumas podem ter velocidade variável por se tratar de motor com escovas...
Penso que como quero fazer alguma coisa em 3D o mandril poderia tocar a peça em alguns casos.Teria que fazer uma adaptação para aumentar o comprimento (da fresa) Laughing Laughing ?
Estas máquinas costumam ter pinças de 6mm para ferramentas do mesmo diametro na haste, e caso seja necessário aumentar o comprimento, voce pode criar um adaptador sim, mas deve ser bem feito para não haver problemas de balanceamento...
Ferramentas muito longas a altas velocidades são muito perigosas e devem ser evitadas...
-
Olá
Estes últimos dias estive dedicado a procura dos elementos para fazer a minha fresadora e acho que esta é, para mim que moro em Recife, uma parte complicada já que não consigo encontrar muitos itens. Localizei um local de peças usadas de informática. O dono me prometeu conseguir motores de passo bem potentes mas o tempo passou e os motores não apareceram. Só agora soube que o apelido do camarada é "Carretel". Deve ser porque é bem enrolado!! :? :? Então vou ter que usar meus motores Astrosyn de 5,5 Kg de torque, usando dois para o eixo "x"
As polias e correias não tem jeito, terei que comprá-las em São Paulo.
A tupia que encontrei é uma bastante grande e com regulador de velocidade mas acho muito pesada (acredito que pesa mais de três quilos) além de ter uma forma que é dificil para fixá-la na estrutura da máquina.
Temos depois outro tipo de máquina que aqui se chama retífica. Ela é bem mais leve e tem formato cilíndrico. O problema é que os modelos disponíveis aquí não tem controle de velocidade.
Seria possível fazer um regulador de velocidade independente da máquina? ou seja, o regulador estaria ligado na tomada e a retífica ao regulador. A retífica que eu vi tinha uma potência de 750 w
Alguma idéia de como seria o circuito deste regulador?
Muito obrigado e até
Geraldo
-
Olá Geraldo,
Com certeza tem jeito sim!
Na seção "Eletrônica" tem um circuito de "Variador de Velocidade" que foi postado pelo colega "Mac"
-
Olá
Mais uma vez obrigado Fabio. Vou dar uma olhada nesse variador de velocidade.
Geraldo
-
Geraldo deixa eu dá a minha pequena contribuição, existe um tipo de maquinas que já vem com variador de velocidade e é usado pelos proteticos, mas este é meio fraco, vc. encontra uns modelos no mesmo sistema para serviços profissinais, um certo tempo um amigo meu comprou um destes em uma viagem que fez a São Paulo e me presentiou, tudo que vc. tem que fazer é retirar o cabo flexivel e colocar uma polia no motor e outra no mandril e usar uma correia, com a vantagem de ter um acoplamento indireto evitando assim vibrações na ferramenta de corte. JOSÉ.
-
Olá José,
Berm lembrado - existem mesmo estes motores para protéticos, e acho que sao chamados de "chicotes" sendo que alguns tem uma potência razoável mesmo...
Não conheço direito, mas acho que muitos deles tem um "pedal" que faz a variação de velocidade.
Ou se faz uma modificação neste pedal, ou se poderia usar o circuito que o colega Mac postou na seção eletrônica - "Variador de Velocidade" - eu usei e funciona bem...
-
Olá de novo:
Estes dias me concentrei em encontrar uma retífica que possa servir para colocar na fresadora. Depois de muito procurar em Recife aquí está o que achei:
- Retíficas marcas Dewal e Bosch. aprox. 500w de potência porém achei muito caras para só 500w (entre R$ 500,00 e R$ 800,00) :shock: :shock:
- Esmerilhadeiras de 700w R$ 165,00. Parece boa opção mas este tipo de máquina tem o eixo de saída a 90°, então teria que fazer uma modificação . Vi na internet um cara que fez isto, mas no meu caso fica muito difícil.
- A solução que postou nosso amigo José (obrigado pela informação) mas igual que a opção anterior precisaria fazer certos trabalhos e a verdade é que mandar fazer qualquer modificação, ainda que seja pequena, estou seguro que me daria uma grande dor de cabeça porque teria que recorrer a outras pessoas para fazê-la. Também não sei a potência que tem estes motores.
Se não me engano ficaria algo parecido com a fresadora de Fabio, não?
- Tupia marca Skil de 1100w e gira perto de 30000 rpm.e tem regulador de velocidade. R$ 350,00. Parece forte mas vejo dois problemas: pesa muito, 3200 gr. A forma dela não é muito apropiada para fixa-la na fresadora, ainda que pode ser feito. Referente ao peso teria que fazer um portico suficientemente forte. Eu vi, não me lembro onde, alguém que utilizava uma destas tupias com uma fresadora e falava que ia muito bem.
Bom, eu estou por comprar a tupia marca Skil, mas antes gostaria saber a opinião de vocês.
Já tenho uma ideia bastante clara de como seria a fresadora que quero, porém para entrar em detalhes preciso saber as dimensões da retífica ou tupia que vou utilizar. 8) 8)
Obrigado a todos e especialmente a Fabio pela ajuda que sempre me presta.
Eu vou devagar mas chegarei lá ! :P :P
Geraldo
-
Geraldo,
Parece que tem umas tupias vendidas no Mercado Livre que são baratas, mas não me pergunte sobre qualidade ou durabilidade - confesso que são tentadoras pelo preço - em torno de 85 reais...
Dê uma procurada!
-
Olá amigos
Durante estes dias estive juntando todos os materiais necessários para fazer a fresadora : tubo metalon de várias medidas, alumínio, varão roscado, parafusos, placa MDF, tupia, etc. Agora os tubos estão na oficina do serralheiro para fazer as soldaduras que são necesárias. Espero que esta semana esteja terminado e então só faltará montar tudo e colocar as polias e motores.
Fabio, estive dando uma olhada nas tupias do Mercado Livre. Obrigado pela dica. Finalmente comprei a Skil de 1100 w com regulador de velocidade ainda que, igual que as do ML está fabricada na China. Parece bastante forte....já veremos.
Fabio, estou com algumas dúvidas:
Pretendo movimentar o pórtico com um cabo de aço que fica enrolado em um varão roscado de 5/8 " e entre o motor e o varão roscado há uma redução com uma polia motriz de 10 dentes e uma polia conduzida de 34 dentes unidas com uma correia dentada de 60 dentes. Os motores são de 200 passos e 5,5 Kg cm de torque.
O que você acha da resolução, velocidade e força desta configuração?
Haveria outra configuração melhor?
Estou colocando esta redução por polias com a intenção de ganhar torque já que os meus motores só tem 5,5 kg cm
Pedí cotação destas polias e correia a quatro empresas de São Paulo e fiquei surpreso com a diferença de preço.
Polia 10 dentes de R$ 17,00 a R$ 59,00
Polia 34 dentes de R$ 30,00 a R$ 87,00
Correia 120 dentes de R$ 5,20 a R$ 9,50
As polias são de aço e a correia de borracha.
Parece que não tem correia de 60 dentes. Todas as empresas colocaram correia 120XL. Penso que posso ter problemas porque ficariam muito distantes as duas polias. :?: :?: :?:
Ví uma fresadora que fez um francês com polias de madeira :shock: :shock: (sem dentes) muito bem feitas e uma correia plana. O cara colou uma tira de papel de lixa ao redor das polias para que não escorregasse a correia.
Qual a sua opinião ao respeito , Fabio.
Vale a pena gastar R$ 250,00 em polias dentadas?
Assim que tiver a fresadora montada vou postar umas fotos. Obrigado mais uma vez e até.
Geraldo
-
Gaivota,
entre o motor e o varão roscado há uma redução com uma polia motriz de 10 dentes e uma polia conduzida de 34 dentes unidas com uma correia dentada de 60 dentes. Os motores são de 200 passos e 5,5 Kg cm de torque.
Acho que isso daria uma redução de 3,4:1 (34 / 10 dentes = 3,4)...
O que você acha da resolução, velocidade e força desta configuração?
Bem, os numeros a seguir NÃO estão 100% pois não considerei certos aspectos, como o diametro do cabo de aço e o diametro efetivo de contato entre o cabo e a barra roscada, mas serão válidos se eu compreendí correntamente a brincadeira...
Redução entre motor - movimento final = 3,4:1
Torque motor = 5,5 kgfxcm
Diam, Eixo (barra roscada) = 15,87mm
Motor acionado com 200 passos por giro
Tem-se:
Para uma volta do motor, deslocamento do movimento = 14,66mm
Resolução "teórica" por passo = 0,07mm
Torque = 18,7 kgfxcm
Força efetiva = 14,84 kgf
Força Real (aproveitável)
25% = 3,71 kgf
30% = 4,45 kgf
50% = 7,42 kgf
Pedí cotação destas polias e correia a quatro empresas..
Tem como você postar os endereços?
Assim como eu, mais gente poderia se interessar....
Parece que não tem correia de 60 dentes. Todas as empresas colocaram correia 120XL
Posso estar errado, pois não estou achando meu manual de correias, mas se não me engano este numero "120XL" do exemplo se refere ao perimetro da correia, e não à contagem dos dentes...
E mais - dependendo do perímetro das polias usadas, a distância entre elas (os centros) poderá ser diferente do que você espera e talvez esta correia nem seja a mais adequada.
Estas distancias podem ser calculadas - é só ter os dados corretos...
colou uma tira de papel de lixa ao redor das polias para que não escorregasse a correia
Penso que pode ser uma faca de dois gumes:
A lixa enrolada em volta de uma polia barata parece a solução, mas e o desgaste da correia?
-
Olá Geraldo;
Utilizo polias e correias sincronizadoras em meus projetos e indico este fornecedor. Normalmente não são os mais baratos mas você poderá definir sua necessidade junto a eles. O catálogo deles é muito completo e mostra tudo sobre como calcular, perda de torque, relação, etc...
http://www.correias.com.br
Apenas um detalhe: você está quase no limite máximo indicado para reduções por correias sincronizadoras, que é 4:1 e pode ser menor em polias pequenas. Explico: a polia menor fica com muito pouco contato em reduções grandes e acaba perdendo a capacidade de transmissão pois pode pular dentes. Seu caso não dar problema pois a força a ser transmitida deve ficar abaixo da capacidade do conjunto.
Vou olhar na minha literatura e posto os cálculos aqui pois o catálogo para cálculo de polias sincronizadoras têm mais de 100 páginas, muito para scannear e postar aqui.
-
Olá a todos
Obrigado pela ajuda, Fabio. Você está certo, a correia 120XL tem na relidade 60 dentes, então não há problema.
Eu pedi orçamento das polias e correia nestas lojas:
Mega Correias http://megacorreias.com.br
Dina http://dina.com.br
Scheneider http://correias.com.br
Retenfor http://retenfor.com.br
Os preços da Retenfor são muito altos se comparados com as outras três empresas.
Os cálculos que você fez estão corretos. Unicamente não sei como se calcula a "força aproveitável" que me parece assustadoramente pequena. Então seria bem pior se os motores não tivessem redução. Para tentar solucionar isto penso utilizar dois motores no eixo "x" e mais dois motores no eixo "y". O eixo "z" ficaria com um motor só.
Referente a resolução posso fazer trabalhar a controladora em modo semi passo para conseguir uma resolução de 0,037
As polias de madeira com lixa: posso fazer a prova, não custa nada e caso não dê certo, aí sim, teria que comprar as polias dentadas.
Me fale por favor se você vê alguma coisa errada nestas idéias que estou expondo.
Roque, muito obrigado pela informação. Se você puder dar uma olhada na redução por polias eu agradeço. O endereço que você postou é da Scheneider. Já entrei em contato com eles e estou com a cotação que me mandaram.
Muito obrigado pessoal.
Até
Geraldo
-
Gaivota,
Unicamente não sei como se calcula a "força aproveitável" que me parece assustadoramente pequena
Dependendo do que voce for fazer, pode ser suficiente sim... em caso de desconfiança, aumente um pouco a redução - isso te dará mais folga na "força aproveitável" e um pouco menos de velocidade final...
Referente a resolução posso fazer trabalhar a controladora em modo semi passo para conseguir uma resolução de 0,037
Sim - com certeza, mas é melhor nem tanto na resolução e sim na "ressonância" do motor...
As polias de madeira com lixa: posso fazer a prova, não custa nada e caso não dê certo, aí sim, teria que comprar as polias dentadas.
Posso estar errado, mas penso que vai patinar, e nais perder sincrinioa entre a polia motora e movida...
-
Oi gente;
Segue os cálculos de rendimento segundo o catálogo da Uniroyal Industrial Products:
A relação mais próxima com polia de 10 dentes é para a polia de 36 dentes. Segue cálculo nesta relação:
Definições:
Diâmetro da polia de 10 dentes: 16,18mm
Diâmetro da polia de 36 dentes: 58,156mm
Será preciso 5,84mm de largura de correia para transmissão de 1 HP a 1160rpm.
Quanto menor a rotação menor é a capacidade de transmissão.
O mesmo caso a 1750 rpm é preciso 9,14mm.
Como a correia têm 5,08mm de largura a capacidade dela, a 1160 rpm, é de 0,87HP.
Este valor final deve ser descontado ainda:
FAtor de serviço para máquinas operatrizes (torno ou fresadora, motores abaixo de 1Hp, NEMA C): 1,4
Tempo de serviço. Se prolongado aumentar em 0,2 o fator acima, se sazonal diminuir 0,2. Ficamos em 1,2
Redução para Dentes em contato: Para uma correia 120XL terás 4 dentes apenas na correia menor. Fator de Redução:0,60 Chegamos em 1,8
Distância entre centros das polias: 91,44mm
Capacidade final de transmissão: 0,87/1,8 = 0,48 HP.
Estando a polia do motor a 1160rpm e a do eixo a 322 rpm.
Qualquer coisa estou ás ordens.
-
Roque,
Legal essa proposta de cálculo de rendimento de correias...
Fiquei interessando em conhecer mais detalher sórdidos...tem jeito?
-
Claro que tem. Teu pedido sempre é uma ordem Heer Comandant.
Vou tirar um Xerox e te entregar em mãos ou envio pelo correio. São 113 páginas muito úteis. Da XL qu e tem 1/5" até a XXH de 1 e 1/4".
Vou dar um geito
-
Agora eu nao gostei ... e nois aqui do forum ? Escaneia e posta aqui ... heheheee
Sao só 113 paginas ... rapidin voce faz isto ... heheheeee
-
hehehe se fosse aqui no serviço era rapidim mesmo... tem um scanner adf aqui q faz 16mil paginas em 8h de trabalho :D imagina o poder da criança... ps: paginas a3 :-|
-
Tai Rgallas ... manda pro xara que ele vai dar conta do recado ... heheheee
Ninguem mandou falar, agora guenta ... heheheeee
-
Pode mandar mesmo... quanto será q fica por carta pra k???? eu moro em GOIANIA...se quiser enviar o endereço é
Rua C. 149 Nº 708 Qd 287 Lt04 Salas 103/104/201/202
Jardim America, Goiania - Goias
CEP 74275-080
Estou aqui de Seg. a Sexta das 8:00 as 18:00
Ou minha casa
Rua H-1 Qd C lt 7a
Cidade Vera Cruz, Aparecida de goiania - Goias
CEP 74000-000
Quase sempre tem gente na minha casa...
qq coisa é so enviar e falar o numero do correio q eu fico rastreando quando chegar na agencia eu corro e pego, faço o scanner posto e mando de volta a apostila...
-
Este é meu garoto ... heheheee
Só podia chamar Reinaldo mesmo ... mata o pau e mostra a cobra ... heheheeee
-
Reinaldos....... achei uma maneira mais fácil:
www.hanyangbelt.co. kr/pdf/powergripdesignmanual.pdf
O que acham? É dar uma navegada por aí que a gente acha... Não é igual ao que eu tenho, mas pelo que ví é bem similar.
Obrigado por oferecer o serviço de scanner, vou te mandar a Enciclopédia Barsa pra scanear tá?? Quero ver fazer em 8h...hahahahaha
-
Olá
Obrigado Fabio, Roque e a todos. Parece, pelo que vocês estão postando, que os dados que tenho das polias e correia estão corretos em princípio. Pensando com mais calma acho melhor não fazer o teste das polias de madeira com lixa e correia plana e sim terminar a parte mecânica e se vejo que os três eixos tem um bom deslizamento e sem folgas, comprar as polias dentadas de aço, ainda que o valor do conjunto polias +correias fica meio salgado ( aprox. R$ 300,00 ) :shock: :shock: porém se consigo uma boa mecânica, com uma boa tupia, as polias deverão estar no mesmo nível. 8) 8)
O serralheiro ainda não terminou. :evil: :evil: Espero que esta semana, até sábado, esteja pronto para poder montar a parte mecânica.
Enquanto isso.... mais dúvidas!!
A tupia que tenho tem pinças de 6mm, 8mm e 1/4" Eu preciso dois mandris: um "normal" para cortar compensado, balsa, etc. e outro com um prolongador de uns 80mm para trabalhos em 3D. Este mandril tem que ser muito pequeno, tipo dremel, pois o próprio mandril se fosse maior poderia tocar com a peça (eu fiz alguns desenhos a escala que comprovam isto). 8) 8)
Para o mandril "normal" posso utilizar um mandril de 3/8", com rosca, de furadeira? a idéia é comprar um parafuso que encaixe no mandril e mandar ao torneiro tirar a cabeça (não a do torneiro :D :D ) e uma parte da rosca até deixar um diâmetro de 8mm para que encaixe na tupia. Acredito que se bem feito pode servir. A minha dúvida é porque este mandril está pensado para furadeira que gira sobre 2500 r.p.m. e a tupia gira a 30.000 r.p.m.
A respeito do outro mandril para fazer coisas em 3D, compraria um mandril de dremel e mandaria ao torneiro fazer uma aste. A minha dúvida é se ele vai conseguir fazer a aste com o tipo de rosca que tem o mandril da dremel. Alguma idéia a respeito?
Obrigado pela atenção e até.
Geraldo
-
Geraldo,
Acho que se você fizer um eixo prolongador com esses 80mm para usar com um mandril em uma das pontas além de que provavelmente irá vibrar uma barbaridade, pode ser extremamente perigoso caso quebre...
Sugiro repensar a fixação do motor da tupia ou o motor que deseja, pois o caso não é brinquedo...
Para hastes longas, pense em apoios com rolamentos, e se possível rolamentos para alta velocidade...
Não menosprese vidrações e esforços de usinagem, que podem arruinar a máquina, ou até se transformar em uma arma. - são 30.000 rpm...
-
Geraldo,
Ando interessando em tupias ultimamente, desde que precisei fazer um trabalhinho de boleamento artesanal.
Você poderia dizer qual é essa tupia em questão.
E se eu não me engano eu vi um prolongador da própria dremel, mas o amigo Gilii tem muita razão quando chama a atenção quanto a segurança!
-
Olá
Realmente o tema da segurança tem que ser levado a sério. Fazendo provas com a minha tupia percibí que tem um funcionamento muito suave e não vibra nada, porém intimida pelo barulho que faz e da para ter uma noção da velocidade, que é muito alta e consequentemente pode resultar perigoso se alguma peça se soltar a essa velocidade ou
houver uma colisão.
Se vocês não falar nada contra,vou empregar um mandril 3/8 de furadeira e adatá-lo na tupia tal como falei na minha anterior mensagem.
Respeito do prolongador da fresa para trabalhos em 3D vou deixar isto para depois quando já tenha a fresadora funcionando até porque tem que ser pensado com mais calma. Se algum de vocês tem alguma informação de como fazer este prolongador (uma página da internet, por exemplo) agradeceria que postassem aqui ou abrisem outro tópico.
Fábio Serrão, a tupia que tenho é uma da marca Skil. Tem pros e contras, como tudo.
Vantagens:
- é potente (1100 w)
- é muito suave e não vibra
- tem variador de velocidade
- não é muito cara
Desvantagens:
- pelo seu formato não é tão facil de fixar na fresadora como uma retificadora
- é pesada (3200gr)
- tem garantia de um ano porém para adatá-la , ao mexer nela, perderá a garantia.
- está feita na China. Isto por si só não é desvantagem mas pessoalmente prefiro uma feita na Alemanha ( questão de confiança )
Vou tentar colocar uma foto de uma fresadora que utiliza este tipo de tupia. Pertence a um aeromodelista francês (Cevanes) que trabalha profissionalmente com ela. A minha não pretendo que fique tão bem (nem posso) mas também o meu objetivo é mais modesto.
Um abraço, obrigado e até
Geraldo
-
A poeira nos eixos, fusos, rolamentos . . . assusta!
-
Fabio Serrão,
Imagina isso entrando dentro dos seus rolamentos lineares, dentro das porcas de esferas recisculantes que custaram om dos olhos da cara...
Ainda mais quando se mistura com aquele óleo que o sujeito resolveu passar nos eixos para que eles não enferrugem... :) :) :)
Talvez agora faça mais sentido entender o porque eu uso buchas e fusos de rosca trapezoidal para uma máquina que vai lidar com poeira...
E se o caso for realmente exigir os materiais de mais acuracidade, nada como usar a massa cinzenta e providenciar umas proteções, como por exemplo umas sanfonadas ou telescópicas...
-
Exatamente Gilii! Essa proteções são artigos de primeirissima necessidade.
E olha que o exemplo aí mostrado tem sistema de exaustão, aspiração!
-
Olá amigos
Aquí está, já bastante adiantada, a minha fresadora. Falta colocar os motores com os seus suportes, as polias dentadas para a redução e os cabos de aço para a transmisão do movimento.
Agora que tenho a máquina montada e depois de ver que os movimentos através dos eixos x,y,z são suaves e sem folgas, posso compras as polias e correias dentadas.
Toda a estrutura da máquina é de tubo de aço (metalon) e para evitar a oxidação colei umas cantoneiras de aluminio com epoxi por onde passam os rolamentos. O resto do tubo metalico está pintado de preto com tinta esmalte. Este sistema foi uma prova que fiz e está funcionando muito bem.
A área útil de trabalho da fresadora é de 110cm x 50cm x 15cm.
Dobrei a quantidade de rolamentos em alguns pontos e usei varão roscado M10 para fixar o pórtico.
Acho que tenho conseguido o primeiro objetivo parcial. O seguinte passo é a movimentação com os motores.
Estou com algumas dúvidas que postarei este final de semana mas por enquanto queria lhes mostrar a fresadora agora que o Fórum voltou ao normal.
Obrigado e até.
Geraldo
-
Geraldo,
Pela foto, voce construiu um foguete, e não uma máquina cnc!!!
Gostei em especial do motor da tupia, e este comn certeza não é de criança...
Tenho que te parabenizar pelo feito - está muito legal mesmo, e espero que dê tudo certo na motorização - se pudermos ajudar em algo é só falar...
-
Parabéns Geraldo,
Ficou bem bacana mesmo. Aproveitando a observação do Gilii. Que tupia é essa?
-
Olá
Obrigado gente.
Queria deixar claro que o projeto desta máquina não é meu, até porque isto seria temerário pela minha parte pois como vocês podem ver no meu avatar, eu sou uma simples "arruela". :lol: :lol:
Partí de um projeto base e acrescentei algumas idéias de outros projetos pois como dizia um professor meu: "copiar de um canto só é plágio, mas copiar de vários cantos é um trabalho de pesquisa". :lol: :lol:
Também há algumas coisas que são aportações minhas. 8) 8)
O projeto que serviu de base é o chamado "3Dcoup". Esta fresadora está pensada para trabalhos de aeromodelismo especificamente incluindo trabalhos em 3D.
A máquina cumpre algumas condições que eu procurava:
- Preenche os meus objetivos.
- É barata.
- Pode ser feita com uma simples furadeira de coluna e uma serra manual para metal.
- O mais importante: ESTÁ PROVADA E FUNCIONA.
Certamente poderia se melhorar muito o projeto, mas eu, além de não ter conhecimento nesta área, prefiro não arriscar.
Fabio, ficaria muito grato se você pudesse me ajudar com algumas dúvidas que tenho.
Eu tenho uma cortadora de poliestireno CNC e os motores PaP de 6v estão alimentados por um transformador de também 6v. Na cortadora , o transformador funciona perfeitamente, porém.... será que serve para alimentar os motores da fresadora que são iguais? Pergunto isto porque vejo que o pessoal emprega voltagens muito maiores.
Segunda questão. Na fresadora, o pórtico se desliza com muita suavidade. Basta empurrar minimamente com o dedo menor para movimentá-lo, porém o eixo "z", como é lógico tem que vencer o peso da tupia + suporte.
Tenho visto fresadoras que utilizam cabo de aço para movimentar o eixo "z" mas empregavam uma retificadora tipo Dremel que pesa muito menos. Acredito que a minha tupia mais o suporte deve pesar na faixa de 3,5 Kg.
É melhor utilizar um varão roscado para fazer a movimentação do eixo "z" ? Lembrando que o motor terá uma redução por polias.
Fábio Serrão, a tupia é da marca Skil, modelo 1830 (é um modelo novo), 1100 w de potência. Muito forte e muito suave funcionando porem um pouco dificil para fixar no suporte. Paguei R$ 345,00. Qualquer coisa é só falar.
Muito obrigado e desculpa pela "tijolada".
Até
Geraldo
-
oi pessoal,
Participo (não muito ativamente) do forum a algum tempo , postei algumas vezes no forum antigo.
Tenho uma cnc para corte de isopor funcionando
Admiro muito o trabalho pricipalmente do fabio em divulgar informação preciosa sem cobrar por isso.
Achei fantastico esse projeto da 3dcoup principalmente pela sua facilidade de costrução.
tenho duvidas quanto a rigidez do sistema. O que daria pra fazer com uma estrutura dessa? Fresar mdf? aluminio? pcis?
é claro que depende de outros fatores como os motores maiso que eu queria saber é quanto a rigidez deste tipo de estrutura.
t+
-
Olá Uerecefet,
Seja bem vindo...
Acho que esta estrutura vai bem para MDF, e parece bastante rígida, pois está numa base também bastante sólida...
-
fabio,
Aluminio nem pensar...
ou será que com alguma alteração dá jogo.
a duvida quanto a rigidez é na estrutura do portico a estrutura toda é suportada por aqueles fusos na vertical
-
Veja,
Vou dar a minha opinião pessoal, e não a interprete como sendo a única, e nem se incomode com a forma que vou escrever - não é um ataque à sua pessoa nem a ninguém em especial...
Isso de usinar aluminio não é só relativo à estrutura, mas com tudo que envolve a máquina como um todo...
Uma máquina em plástico usina aluminio? sim, mas muito mal, muito lentamente...
Acho que você está querendo o que todo mundo quer - uma máquina capaz de usinar com qualidade materiais que oferecem certa dificuldade, só que esperam fazê-lo gastando o menos possivel...
Acho que se você quer usinar aluminio com alguma resolução e com alguma rapidez, compre uma fresadora dessas Chinesas que estão sendo oferecidas no mercado, e a automatize...
Outra possibilidade é fazer uma máquina como se deve - com materiais de primeira qualidade montados numa estrutura bem feita igualmente...
Ainda sim, verá que o que vai gastar é mais ou menos o mesmo tanto para fazer do zero uma máquina descente ou mesmo automatizar uma máquina pronta...
Uso uma fresadora ferramenteira que pesa 1 tonelada para usinar aluminio com qualidade...eu acho que uma máquina dfessas como a da foto não usina com a qualidade que eu espero...
Desculpe a franqueza, mas é o que penso...
-
ihhh, magoei!!
É aquela velha historia agente sempre quer mais do que agente pode ter.
a idéia era uma usinagem esporádica mesmo que demorasse um dia inteiro já valeria a pena a pena.
eu sei que tudo tem seu preço mais eu também não quero investir muito dinheiro em uma super maquina já que não será nada comercial , não terá um grande volume
Como todos eu tenho o sonho do aluminio. Um dia chego lá
-
Uerecefet,
Entenda bem - não quero dizer que não dá e que é para voce desistir - é que já ví muita gente querendo abraçar o mundo só com dois braços :)
Dependendo do tipo de peça, do tamanho da usinagem, do grau de dificuldade até dá, mas tenho visto gente fazendo máquinas que usinam trabalhos em MDF em 10 horas, imagino que as mesmas máquinas usinariam aluminio em 3x este tempo...mas veja - só estou falando de usinar, e não de acabamento ou de tolerância de medidas...
-
Quanto aos motores de passo quais vc recomendaria para uma maquina dessas.
quero começar com os nema 23 de 6,5 kgf e depois que tudo estive funcionado passar pros de 13kgf
tô pensando em usar os fusos trapesoidais.