Eu conhecia muito bem o processo de 10 anos atrás, mas mudou muito de lá pra cá.
A grande maioria das rodas são (como o Fábio falou) fundidas em coquilhas em alumínio mas num processo que usa a centrifugação para purificação e homogenização dá liga. As rodas são, sempre, torneadas em máquinas CNC, e o maior forneceder para este mercado é a Okuma com uma máquina de duas torres e duas placas com um sistema de carga e descarga automática. Entre roda fundida e sai a roda pronta.
Não é preciso fresar a roda na maioria dos casos pois a qualidade do fundido é muito boa e a precisão está nos diâmetros, para a montagem dos pneus. Apenas as furações são feitas ou no próprio torno, com ferramentas acionadas ou em furadeiras de cabeçote múltiplo.
O processo mais moderno, que não conheço direito, a parte rodante, externa, é feita conformada e não mais injetada ou coquilhada. Depois é aplicada a face da roda porum processo de soldagem por abrazão, sem adição de material soldante. Uma peça gira em alta rotação, as duas se encostam até esquentar o material, as duas partes param já com uma parte comum as duas e é resfriada rapidamente.
Neste processo, é preciso tornear apenas o encaixe do cubo de roda.
Vou pesquisar alguns links ver se posto aqui.
Apenas um comentário. Roda de carro é muito mais complicado que rodas de moto. A roda de carro não inclina de acordo com a curva e portanto precisa ser muito bem dimencionada para que o miolo da roda não salte fora, já de moto o esforço sempre é perpendicular aos raios, o que dá menos preocupação a quem fabrica.
Espero ter ajudado. Se quiser um grande amigo meu era dono de uma fábrica de rodas de motos que inclusive era usada nas corridas em Daytona.