Pessoal, bom dia!
Primeiramente sou novo no forum, e também no mundo CNC. Pesquisei bastante para chegar até aqui para ter a capacidade, ao menos, de tentar fazer as perguntas certas sobre o tema. Ainda tenho tudo para aprender.
Estamos implantando um fablab em nosso colégio e o último equipamento que nos falta, nesse momento, é uma CNC para fresar/usinar material.
Na busca de uma máquina condizente com o que precisamos, determinamos as seguintes orientações gerais para nosso caso de uso:
1- A máquina deve ser minimamente robusta, e requerer o mínimo de manutenção (ela não será operada por profissionais o tempo todo, mas por professores que tiveram um curso mínimo e suficiente, e as vezes também por alunos, com supervisão);
2- A máquina deve ser suficientemente silenciosa, a ponto do professor poder dar aula em sala, com a máquina operando (ainda que com o desconforto do barulho da fresa/spindle);
3- A máquina deve possuir uma dimensão interessante para uma variedade de projetos escolares, mas não ser demasiadamente grande. De 700 a 1000mm para X e Y;
4- Em função do alto interesse em criação de peças e moldes 3D, estabelecemos um eixo Z mínimo de 200mm;
5- A máquina precisa ter uma velocidade suficiente, para que os projetos não se tornem maçantes ao alunos, com grande espera para ver o seu fim. (nesse senetido, entendo que um spindle de maior potência é interessante, para poder reduzir o número de passadas, conseguindo desbastar mais em cada uma...)
6- Ter um custo apropriado para uma escola, que está investindo em um laboratório inteiro, e a cnc é "apenas" mais um equipamento (ainda que, ao meu ver, o mais legal e versátil);
Está sendo um desafio encontrar uma máquina que acomode esses requisitos, devo adiantar.
De imediato, em meu ponto de vista, preferi descartar máquinas hobby, pela dor e cabeça e por suas estruturas normalmente não serem preparadas para uso de spindles de maior potência.
Conversei com muita gente, e não encontrei nada que se encaixasse. Conversei recentemente então com o pessoal da DeltaCNC, e me indicaram partir dessa máquina (que, de acordo com eles, não é uma máquina hobby, mas apenas uma máquina menor):
http://www.deltacnc.com.br/maq_mini.phpEu gostei muito do atendimento, inclusive pelos direcionamentos técnicos que me forma passados (pedi para aumentar a área da máquina para uns 1000x1000 e eles me informaram que não poderiam fazer pois a máquina estava dimensionada, pelas suas características mecânicas, no limite dimensional de X e Y, pois além disso a máquina estaria suscetível a flambagem).
Eu pedi para ajustar a máquina então com um spindle mais forte e um eixo z maior, mantendo-se dimensões X e Y.
Eles falaram que podem fazer os ajustes, sem problema, e adicionariam um spindle de 3 HP. O recomendado foi esse, da tecmaf.
http://tecmaf.com.br/motores-spindles-tfs.3z3m.01Achei legal pela proposta silenciosa desse spindle (o vendedor disse que é ainda mais silencioso que o de resfriamento líquido), sem precisar das parafernalhas que o líquido utiliza. Isso é particularmente interessante quando, numa escola, eu parto do princípio que vão esquecer da cuidar dos níveis de água, fluidos, etc... e o risco nessas condições é bem grande.
Curiosamente, lendo sobre o spindle, percebi que ele não é um equipamento de maior precisão, com erro mecânico de 0,1mm... Considerando que essa máquina usa fusos em todos os eixos, e é teoricamente capaz precisões maiores, achei mais adequado sugerir o modelo de 4HPs, que vai até 400hz, e precisão de 0,01mm... Evidentemente essa precisão vêm acompanhada de 4kg a mais de carga... O candidato mais próximo, da tecmaf, seria então:
http://tecmaf.com.br/motores-spindles-tfs.4a3m.05Minha questões finais:
1) Isso tudo está fazendo sentido? (uai, bom perguntar, vai que estou vendo tudo errado...rs )
2) Esse equipamento de bancada (com estrutura para desktop) é apropriado para esses spindles?
3) Esse equipamento parece apropriado para uso de longo prazo, sem risco de folgas, etc, considerando ainda esse motor mais forte?
4) A vibração dos spindles de maior potência deve ser acomodada com uma fixação da máquina numa boa mesa, ou algo do tipo (tenho medo de perder precisão ou até quebrar fresas ou algo mais)/ utilização de um conjunto anti-vibração...
Pessoal, é isso... Quero deixar vocês a vontade para me indicar um caminho diferente, caso achem apropriado...
Espero, ao menos, ter feito as perguntas certas...
Obrigado e um abraço!