Confirme se este é o arranjo empregado:
MESA ---> MANIFOLD (VÁLVULAS+VACUÔMETRO) ---> FILTRO ---> BOMBA ---> ATMOSFERA
O medidor de pressão negativa (vacuômetro), se adequadamente utilizado, pode ajudá-lo a entender o que está acontecendo no sistema. Eu não usaria uma bomba de vácuo sem filtro, muitas partículas são aspiradas e poderiam danificar a mesma. Se o arranjo for o que indiquei acima, recomendo as seguintes etapas:
(1) Ligue a bomba e feche todas as válvulas do manifold.
(2) A indicação do vacuômetro deve ser máxima (pressão mínima), conforme recomendação do manual do usuário (se houver). Se o vácuo estiver deficiente, pode haver algum vazamento na seção entre as válvulas e a bomba (no corpo do filtro, nas conexões, mangueira de sucção, corpo ou haste das válvulas, corpo da bomba, ...).
Se o vácuo estiver adequado, teste individualmente cada ramo associado à respectiva válvula (por isso há várias válvulas, o fabricante não gastaria dinheiro em válvulas à toa, certo???), abrindo uma válvula de cada vez e testando a respectiva seção individualmente (com as outras bloqueadas):
(3) Cada válvula deve estar conectada a uma seção da mesa, correto? Se assim for, você pode ir testando a estanqueidade de cada circuito de sucção, abrindo uma válvula de cada vez e avaliando se o vácuo é perdido. Ao abrir a válvula, a pressão inicialmente deveria subir e depois descer até atingir o vácuo máximo (medido inicialmente). Se não cair, há algum vazamento na referida seção.