Fábio, eu acho que vale a pena sim, pois as folgas iriam sacrificar toda a precisão do trabalho final. (Placas de CI, por exemplo). Acho que vale a pena investir um pouco mais e ter um trabalho mais preciso, mas valeu a dica.
Só um pequeno esclarescimento. O problema da barra roscada não é folga, e sim
rendimento.
Voce pode ter folga em fuso trapezoidal tambem, pois folga é fruto de desgate ou má usinagem. Existem barras roscadas com bom acabamento e técnicas que poderiam minimizar uma possível folga.
Já o rendimento está relacionado ao aproveitamento da energia do motor. Barra roscada desperdiça muita energia, fuso trapezoidal desperdiça menos. O rendimento esta ligado ao atrito entre a porca e o fuso.
Em outro post, você informou que trabalharia com materias macios. Se for assim, tenho a mesma opnião que o Fábio Camargo, creio que seria melhor começar com barra roscada, visto que sua maquina é pequena e o material não exige uma força tão grande do motor.
Barra roscada é baratíssima, em torno de R$ 10,00. Já os fusos de rosca trapezoidal, com porcas, para uma máquina com dimensões parecidas com a sua, cotei por volta de R$ 300,00
A grande vantagem na minha opinião, é o fato do aprendizado. Com uma barra roscada, voce até pode se dar ao luxo de errar, mas com uma trapezoidal ja fica caro. Utilize uma barra roscada M12 no mínimo, pois tem um diâmetro razoavel, e no futuro, quando sua máquina estiver pronta e rodando, se não ficar satisfeito com o resultado no quesito precisão, poderá facilmente trocar a barra roscada por um fuso trapezoidal, ou até mesmo um de esferas (que custam muiiitomais caro).