Jorge,
quanto à retração, alguma obviamente sempre vai haver - o que precisa é tentar tornar pequena o suficiente para se tornar aceitável. Mas a retração de qq epóxi é muito inferior à de uma resina poliéster, e a poliéster tem propriedades mecânicas piores para essas aplicações.
Não conheço muito do assunto, mas até onde entendo 2 coisas são desejáveis, que se refletem em menor encolhimento (sem entrar no mérito de tipos de resina, poliaminas / amidas etc. pq não conheço o suficiente)
- Produtos de cura mais longa
- "sistemas epoxi" (resina + catalisador) feitos para usar uma menor proporção de catalisador.
Além disso, não usar nenhum solvente.
Mas uma coisa que diminui consideravelmente a retração é usar cargas. Em alguns casos, dá pra usar mais de 50% de carga em volume, reduzindo muito os efeitos de retração. O moglice, por exemplo, tem bastante carga.
A formulação aproximada do moglice (partes por peso):
Resina epoxi: 40-80
Dissulfeto Mb: 15-30
Grafite: 10-15
Alumínio: 5-10
Cobre: 5-10
Alumosilicato: 8-15
Polietilenopoliamin
a: 5-10
"The antifriction paste may also contain a solvent for the epoxy resin in an amount from 5 to 30 parts by weight. This paste is suitable for both small-and large-size friction assemblies. On the basis of this paste a solid lubricating coating with high antifriction performance is produced. Thus, a coefficient of sliding friction ffr. at a sliding speed V=0.06 m/s at a load P=10 kgf/cm2 is 0.2; linear wear rate Ih under the same conditions is 1.0.10-9, and service life is as high as 500 km. "
Patente:
http://www.freepatentsonline.com/4329238.htmlO moglice tem retração linear de 0,025%
Epóxis genéricos tenho visto com cerca de 0,1%, mas creio que com cargas dê pra diminuir bem. Tenho usado limalhas de fofo e bronze, além de grafite qdo aplicável (anti-deslizante).
Há outros epoxis no mercado apropriados para isso, já tentei um Rencast com grafite, com sucesso.
http://www.maxepoxi.com.br/sistemas_epoxi.aspA propósito, as cargas tornam o resultado muito melhor para usinar, limar, lixar etc.
Kommandeur,
para porcas o correto é usar a líquida, para que ela preencha os fios da rosca. Faz-se uma vedação provisória em cada extremidade (massa de vidraceiro, massinha (?) etc) e injeta-se a resina. Obviamente precisa aplicar um desmoldante no fuso antes, eu tenho usado cera poliflor com sucesso.