Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Maquinas em Geral => Tópico iniciado por: Alerial em 16 de Junho de 2015, 20:04
-
Boa noite amigos, estou com problema em configurar minha CNC router.
Minha cnc router foi comprada pelo ML de um conhecido fornecedor de CNC Router de polietileno. Ela veio completa, motores, placa, fusos (barra roscada). Instalei no PC (windows XP) e como já tinha o Mach3 instalado, decidi configurar e testar. Pois bem, como no site do fornecedor não há nada de configuração para o equipamento vendido, tentei usar a configuração que tem no site de um outro equipamento que o fornecedor usa. Mas não deu certo, pois desenho figuras simples no artcam e passo para o mach3 e a maquina sempre perde passo nos eixos, X, Y e Z.
Se ponho para movimentar os eixos pelo teclado hora ela faz um zunido e quase não sai do lugar, se mudo a configuração, ela até anda macio, mas quando ponho para fazer alguma peça, ela começa bem mas perde passo, as vezes na movimentação para inicio dos trabalhos, ela perde passo, hora no eixo X, hora no Y, e muitas vezes ela desce demais ou sobe demais o eixo Z, fazendo que a ferramenta nem toca o material a ser trabalhado (mdf 3mm), ou as vezes enterra ferramenta na peça e com o deslocamento estoura a ferramenta.
Já contactei o fabricante por diversas vezes, mas a resposta é a mesma, o ajuste é pessoal para cada um, e que a ajuda tem de monte na internet.
A maquina tem placa TB6560, 3 motores de passo T2209-15 23Km no eixo Y, T8818-03 23KM no eixo Y e T5513 23Km no eixo Z.
Agradeço toda ajuda que receber, pois já vi, li e assisti vários tutoriais, mas ainda sem solução.
Abraço a todos
-
uais as configurações no Mach3?
Velocidade, aceleração, etc.
Busque um manual da placa TB6560 aqui no Fórum ou em outros, Há muitos postado.
Com os drivers desligado, verifique, rodando com as mãos, se os eixos estão macios ou duros...isso é muito importante.
Eu configuraria uma velocidade de 600 mm/minuto e se não perder passo ia aumentando de 100 em 100 até a CNC começar a perder passo, então voltaria +/- uns 20% da velocidade. faria o mesmo com aceleração, embora ela deva ficar uns 60% da aceleração.
-
ola amigo ,configurou a corrente ,passo do motor , e a velocidade na placa ?
a corrente dever ser compatível com a do seus motores , para nema 23 , deve utilizar uma fonte de 24V se conseguir uma de maior tenção melhor , desde que não ultrapasse a tenção de máxima suportada pela placa, e também a fonte deve ser capaz de fornecer corrente para os os três motores com uma certa folga.
e atente as dicas do mulapreta ...
-
... 24V se conseguir uma de maior tenção melhor ...
Não, Na Ni Na Não...
A placa TB6560 em motores NEMA23 só deve utilizar até 24Volts. Se usar mais a placa queima...De resto está OK.
Edson
-
no manual , é recomendado 24V para o nema 23, mas já foi muito comentado aqui que quanto maior a tenção melhor , desde que não ultrapasse os 36V, da placa ,por segurança seria bom usar no máximo 34v , desta forma se consegue melhorar o torque ,em velocidades elevadas,é claro se a tenção extrapolar ,oque não é o caso ,poderia provocar a queima.
oque realmente pode ,queimar o ci é a corrente ,então é essencial que regule a corrente do drive , próximo a corrente nominal do motor.
-
Agradeço as repostas:
Mulapreta, eu não estou próximo a maquina agora, mas a noite eu ponho as informações.
Eu já baixei um manual da placa e segui as configurações, mas mesmo assim, ela perde passo.
Quanto a girar com a mão, eu não tenho dificuldades, pois ela tem micro-chips para fim de curso e quando armados eu volto com a mão sem problemas, o que eu estranhei mas dizem que é normal, é os acoplamentos serem de mangueira de borracha e abraçadeiras.
-
Mulapreta, os eixos estão configurados da seguinte forma:
X = 78.85 / 2500.2 / 1000 / 15 / 5
Y = 78.85 / 2500.2 / 1000 / 15 / 5
Z = 710 / 400.02 / 100 / 15 / 5
-
Mulapreta, os eixos estão configurados da seguinte forma:
X = 78.85 / 2500.2 / 1000 / 15 / 5
Y = 78.85 / 2500.2 / 1000 / 15 / 5
Z = 710 / 400.02 / 100 / 15 / 5
Eu acho que 2500 está muito alto para esse driver, tenta algo em torno de 1400 velocidade e 140 aceleração e step pulse 5 dir pulse 5
-
Agradeço Rick171, vou tentar com essas velocidades, só uma pergunta a mais. O eixo Z tem que estar com as mesmas velocidades dos eixos X e Y? pois o motor é o mesmo dos outros eixos e a barra roscada do fuso tem o mesmo diametro das outras barras.
Grato
-
Alerial, se você comprou a maquina fabricada pelo Trucco, é a mesma que eu uso. De fato as configs vão variar um pouco, sendo que o mais influenciou na minha foram a questão da fonte que alimenta os motores de passo - esqueça a fonte de 12v que ele manda, ou use só para testar, e instale logo uma de 24v, pois caso contrário você não vai conseguir operar a maquina a uma velocidade decente - e o passo na placa. No meu caso estou usando 1/8 em todos os eixos, o que me deu uma configuração de 1135,87passos/unidade (a minha placa é uma clone usbcnc, não sei como isso ficaria na mach3), velocidade máxima de 1000 e aceleração de 100. Está rodando bem com estas configs, sem perda de passo e fazendo arcos perfeitos.
-
suspeitei desde o principio , da fonte .
-
Agradeço a dica Erivelton, eu vou providenciar a troca desta fonte e testar a configuração informada. Assim que o fizer e testar, informarei o resultado.
Grato
-
Senhores, fazendo um mix das instruções, cheguei a uma configuração que está correspondendo no que se diz respeito à perda de passo.
Só fiz ajustes de configuração, velocidade, avanço, etc. Não cheguei a trocar nenhum componente, como a fonte como foi sugerido.
Apenas ficou um probleminha que até pode ser fácil, mas não consegui identificar a causa e não quis fuçar muito para não querer perder as configurações.
O que ocorre é que quando faço um desenho e gero vetores no Artcam e gero o percurso vai tudo bem, mas quando mando vou fazer a peça, ela está reduzindo o tamanho do desenho, por exemplo, fiz um retangulo de 220mm x 300mm e ele saiu com 118mm x 160mm, e um circulo de 60mm de diametro e ele saiu com 30mm.
O percurso pedi para que fizesse ao longo do vetor.
O que pode estar havendo? e como posso resolver?
-
Uma maneira simples de ver se a máquina está bem configurada é usar o jog. Dê o comando para ela andar uma distância qualquer (300mm, por exemplo) em todas as direções, e meça com a régua ou escala. Se estiver tudo certo, aí sim, é partir para outras soluções...