Quanto ao peso dos motores, o único eixo que teria de me preocupar é o eixo X. Mas, procurei usar motores pequenos, leves e potentes (para as minhas necessidades), mostrados nas fotos, acho que os dados dos motores estão em algum post anterior. Como não é um sistema de produção, não estou buscando grandes velocidades (atualmente consigo injetar 1000 Hz nos motores sem perder passo, o que me permite um avanço de 150 mm/minuto, com acionamento half-step), meu objetivo principal é a precisão. Acho que a Proxxon MF-70 também não é uma máquina que se possa exigir muita velocidade, devido a sua construção (guias prismáticas em alumínio, porcas plásticas, mesa de alumínio, ...), apesar disso, também acho que é precisa.
Além disso, para aumentar a rigidez, fixei o motor do eixo X usando barras roscadas de 6mm, atravesando todo o comprimento por baixo da mesa, há fotos sobre isso. Mas, não tenho tido problemas até o momento nos testes. Nos eixos Y e Z, procurei fixar o motores à estrutura da máquina.
O backlash medido no eixo Z foi de 0,006 polegada. Depois vou medir os otros eixos, estou refazendo as porcas de Acetal dos eixos X e Y e alguma coisa a mais.
Um colega sugeriu usar um sistema de contrapeso, para aliviar o peso do spindle e do carro do eixo Z. Mas não sei se seria necessário, alguém saberia as vantagens disso???
Quanto tiver mais tempo, coloco novidades