Caros, bom dia!
Neste final de semana reativei minha cnc, pois tive que substituir o computador que a controlava, e no teste, o corte não saiu como foi configurado. Seguem as informações com detalhes:
1) Configurei no artcam um corte de perfilagem 2D para uma lâmina de 6.7mm com ferramenta de 1.5mm. A ferramenta foi configurada para mergulhar 2mm, então, para fazer o dito corte seriam necessários 4 passos no eixo z. Ocorre que para cada passo no eixo z a fresa caminhou no eixo x a mesma distância da ferramenta (no caso 1.5mm), criando uma espécie de escadinha como mostra na imagem anexa (img1.jpg e img2.jpg);
2) O teste foi configurado para fazer duas peças do mesmo vetor. Incrivelmente, ao iniciar a segunda peça, a fresa caminhou, no eixo x, a distância de 7.5mm (ou seja 5 vezes a bitola da fresa - aparentemente adicionando mais 1.5mm do que tinha caminhado no corte da primeira peça) para iniciar o corte. (ver anexo img3.jpg - a segunda peça é a que está mais acima) - A img3.jpg é o vão da lâmina de onde foram cortadas as peças;
3) Aparentemente, a simulação feita no artcam não mostra o defeito; E a tela do mach 3, que mostra o percurso a ser fresado mostra as duas peças iniciando no mesmo nível do eixo x, diferente do que está mostrando na img3.jpg.
4) O G-code gerado está mostrando que a cada passo no eixo z, o eixo x está na posição certa, o que deveria gerar um corte reto e não em formato de escada como está acontecendo.
4) A versão do mach 3 que estou utilizando é a R3.042.020
5) O que aconteceu de novidade entre os cortes que estavam sendo feito corretamente e o teste que deu errado, foi que substituí o computador que utilizava antes de dar o problema, pois o mesmo queimou a placa-mãe, porém mantive o mesmo hd.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Att.,
Wagner Sabóia