A ferreira,
Então vamos lá:
Acionamento mecanico:
Acho que foi para você que eu disse que um parafuso é uma redução por natureza - usar um fuso é como colocar uma redução na saída do eixo - você multiplica o esforço que este motor pode fazer - a prova está naquela tabela em Excell que eu postei.
No caso específico de um acionamento com correia dentada, se estiver acionando a correia de forma "direta" isto é, através de uma polia dentada que puxa ou enpurra a correia, estamos em uma condição desfavorável para o torque disponivel do motor, e igualmente desfavorável para a velocidade, que teoricamente é absurdamente alta...
O jogo está em determinar uma velocidade máxima de traslado, e em cima disso determinar a faixa de rpm que o motor deverá rodar, para só então se determinar a redução necessária...
A única coisa conhecida é o torque disponível do motor, e a velocicdade máxima desejada (ou compatível)
Então vamos para um exemplo teórico:
Dados:
motor de 5,5 kgfxcm
velocidade maxima de traslado desejada = 3 metros/minuto
tipo de acionamento = meio passo (400p/giro)
frequencia de acionamento = 5000 Hz = rpm = 750rpm
diametro da polia no motor = 15mm
teremos:
"SEM redução"
velocidade máxima de traslado = 47,10 metros/minuto (absurdo)
força no movimento = á princípio, 4,5 kgfxcm "se" não houvesse atritos e perdas - força aproveitavel = entre 1,2 kgf e 2,2 kfg aproximadamente...
resolução por passo = 0,16 mm
"COM redução" de 15:1
velocidade máxima de traslado = 3,14 metros/minuto
força de movimento = efetiva en torno de 68 kgf = útil entre 15 e 20 kgf
resolução por passo = 0,008 mm (teorico)
Como vê, com uma redução de 15:1 terá algo que se assemelha a um acionamento identico feito com fuso...