Caros!
Abri este novo topico aqui mas se não estiver no local certo peço aos moderadores que desculpem.
É o seguinte ha tempos venho notando em minha maquina um fato que me tira o sono.
Quando recorto uma peça apenas em uma passe faço uma medição da mesma e vejo que esta tudo dentro do especificado ou seja as medidas se mantiveram fielmente ao desenho, porém quando nescessito usinar uma peça com varios cortes vejo que a maquina parece perder passo pois as vezes cria uma escadinha.
Hoje eu estava fazendo uma peça em poliacetal, eu tinha que fazer uma cavidade nela com 23mm de profundidade, a peça tinha raios angulos e linhas retas, eu gerei um g-code pelo artcam dando passes de 2mm, tudo ia bem ate qdo chegou a profundidade de 18mm, a partir dai a fresa começou a usinar as paredes que ja estavam usinadas e estragou a peça.
Minha duvida é a seguinte:
Isso é normal?
Eu acredito que nao era pra acontecer isto.
Eu vejo o pessoal falando em usinagem com velocidades em mts /min, eu nunca consegui isto hoje por exemplo minha velocidade max era de 400hz parece que nao dava nem 500mm p/min (eu uso o tcnc).
Eu ja coloquei um relogio comparador nos eixos para medir a folga e vi que não existe nada alem de 0,02mm em cada eixo.
Fico pensando se alguem ja passou por isso eu verifiquei todos os locais onde eu penso que possa haver alguma folga e nao encontrei nada, os fusos da maquina estão bem alinhados e livres, eu giro eles com os dedos.
Como a maioria dos usuarios destas maquinas usinam madeira tb pensei, será que a culpa é dos motores de passo, pois houvi que servomotores são mais indicados para cncs.
Eu uso uma cnc3ax alimentada com 36V e o Tcnc, meus motores sao para 15k, fusos trapezoidais laminados com porcas de UHMW que tem um baixo coeficiente de atrito, os motores estão ligados aos fusos diretamentes atravez de um acoplamento,a estrutura eh de perfil de aluminio com portico movel de chapas de Aluminio.
Bom é isso se alguem tiver uma dica do porque isto acontece.
Marcio