Olá meninos
Vou aproveitar para pegar carona na citação do menino Lolata.
Hadriel, eu comecei a "querer ter" uma CNC em meados de maio de 2008, durante o planejamento para um novo empreendimento que está em fase de implantação agora.
Em novembro de 2008 encerrei a empresa de eventos que eu tinha e em dezembro iniciei a atual implantação. Em janeiro deste ano, eu e o novo sócio iniciamos o projeto e construção da nossa máquina, mas a construção parou logo depois. Explico por que:
Quando a gente começa a construção estamos a mil por hora e sempre imaginamos e queremos (mais do que tudo) que ela fique pronta em poucos dias ou semanas. Mas logo descobrimos que (sem perceber) entramos em um mundo totalmente desconhecido, com termos, normas, regimentos e fórmulas que devem ser conhecidos, ou pelo menos abordados.
Acho que optamos por parar a construção no momento certo e decidimos por iniciar um plano de estudos e pesquisas que nos abasteceria dos conhecimetos mínimos necessários para realmente ter a capacidade de avaliar e projetar nossa máquina.
Os estudos e pesquisas continuam até hoje e sei que nunca findarão. Conseguimos chegar a um projeto que entendemos viável de execução e que está em pleno andamento, mas sem nenhuma pressa. Combinamos que cada parte seria montada e testada e que a qualquer momento voltariamos ao projeto se percebessemos que precisava de alterações ou melhorias.
E por muitas vezes nós retornamos a "prancheta". Reconstruimos, testamos novamente. Por vezes testamos várias maneiras de fazer a mesma coisa e escolhemos a solução que melhor se apresentou. A coisa está andando... Alguns acham que muito demorado... Nós temos a certeza de que estamos fazendo de acordo com nossa curva de aprendizado, sabendo que por ser a primeira (de muitas) não vai ficar realmente como "imaginamos" mas isto também deve ser entendido como aprendizado.
Tomamos o cuidado de documentar todas as fases por que passamos, para que depois eu possa postar tudo aqui no fórum, com o intúito de mostrar os erros e acertos que possam vir a auxiliar os participantes, principalmente os mais novos e/ou inexperiêntes em cada área tratada.
Quanto a comprar ou montar, é sempre uma discussão ou decisão que deve ser levada em conta. Quanto a desanimar no meio do caminho, acredite, também acontece por várias vezes. As dúvidas e os problemas são incontáveis e aparecem onde e quando menos esperamos.
Mas acredite mais do que tudo que: Saber que a cada dia damos um novo passo em direção a Realização de um Sonho que nos tráz conhecimentos, experiências, diversão e muita cerveja gelada... NÃO TEM PREÇO!!!
Espero ter contribuido em algo, Um grande abraço aos meninos e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro