Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Maquinas em Geral => Tópico iniciado por: claudiovieira em 07 de Março de 2012, 13:00
-
boa tarde, tenho uma oficina móvel em um furgão na qual afio alicates de cutícula tesouras e de inicio na afiação de disco de serras de widea só que estou tendo um problema não consigo acertar o grau de afiação, estou intercalando os dentes com um grau e meio na escala positivo e negativo da maquina,só que na hora de testar o disco no compençado mdf , em cima corta perfeito,mas em baixo estoura a formica deixando o marceneiro insatisfeito, o que tenho feito de errado
por favor, pode me ajudar
-
Claudio,
Não pratico marcenaria a muitos anos, mas do pouco que sei se pode usar um disco "riscador" que corta primeiro a parte da melamina - depois entra o disco de corte seccionador para separar as peças.
Na falta de uma máquina adequada à função (seccionadora), pode-se usar o mesmo disco só que na primeira passada deixa-se o disco aparente apenas alguns mm para ele cortar a lamina de melamina - depois se sobe o disco para separar as partes.
Claro - discos de serra absolutamente afiados são mandatórios.
-
Outro caso tambem o pessoal utiliza mais rotação na serra para não precisar do riscador. Tem um amigo que tem uma serra comum e corta os mdf com melamina sem deixar as bordas quebradas.
-
Já cortei muita chapa deste tipo de 3mm e 6mm e nunca tive este problema, mas a serra tem que estar bem afiada.
quando começa a deixarrebarbas é porque esta começando a ficar cega.
Agora quanto a afiação, realmente não tenho o conhecimento.
Tenho uma serra que comprei em são paulo, e se não me falha a memoria éra de 35 graus e 100 dentes , espcial para MDF.
Tem um corte espetacular, mas fui informado que quanto fosse afiar, tinha que procurar um bom especialista pois éra dificil amolar por causa do angulo e da forma que éra.
vou tentar achar o prospecto da mesma para coloca aqui.
me lembrem rsrsrsrs
abraço
ricardo
-
claudio,
na hora de reafiar os dentes,teve absoluta certeza de ter de fato afiado o suficiente para formar um "fio cortante",pois se ficar com receio de desgastar demais os dentes e afiar muito levemente,dependendo do estado que estava,o fio nao é refeito como deveria.
Certa vez,mandei afiar uma fresa de copiadora de chaves,um lado cortava como manteiga,mas o outro nao tinha um fio preciso,estava "arredondado" muito embora parecesse afiado.