Senhores
Pode até não servir para nada, mas deixo aqui uma experiência que tive recentemente com uma fresadora CNC de pequeno porte.
Essa semana um amigo, que me viu montando minha máquina, levou em minha casa um casal alemão que havia comprado uma Fresadora CNC de pequeno porte, e o fornecedor não teria dado suporte pós-venda. Daí eles contrataram alguém para fazer funcionar a máquina mas só piorou. Então, no desespero, eles pediram para que eu tentasse alguma coisa.
Trata-se de uma máquina montada por uma empresa do Rio Grande do Sul, com quatro eixos (um deles é usado como torno) sem documentação, manual, acessórios (chaves, etc.) e diagrama do sistema eletrônico:
- Spindle da TECMAF TMM-01-0110, 220V. 900W, 4A, trifásico, 18000rpm. com inversor Weg cfw10 refrigerado por um cooler.
- Motores X Y são Akyama 57h7804
- motores Z e A são ASTROSYM-23KMC05107V
- Toda estrutura em perfil de alumíno 45x45 mm
- Todos os guias lineares de 15mm com apenas dois carros patins em cada um
- Placa de torno com diametro 80mm
- Eletrônica step-dir 4 eixos com bob, uma única fonte de alimentação, 24 e 12V, um único transformador para tudo, inclusive para o inversor, tudo comandado por uma só chave.
Minha impressão da máquina não foi muito boa, (v. fotos) devido a eletrônica ser muito simples, os eixos ligados diretamente nos motores através de uma luva que é apertada sobre a rosca trapezoidal, muita área ocupada com a corrente protetora e o torno, etc.
Como primeira providência, desliguei os motores x,y e z e substitui a eletrônica pela da minha máquina que é uma Smile, 3 eixos, com bob e reduzi as correntes para 2 A. Detectei a ordem dos motores de passo e fiz as ligações. Usei o meu Mach3 (original) já setado para minha máquina e liguei a criatura (velocidade 2500 mm/min, aceleração 200)..
X e Z funcionaram de primeira e o Y ficou paradão... Mas ao olhar atentamente vi que a luva estava folgada. Reapertei e a bixa funfou numa boa. Fiz um teste de corte em compensado de 4mm, gravação em acrílico de 3mm e PET de 2mm
(V. vídeo anexo)
No próximo capítulo, vou mexer com a eletrônica dela. Pelo que levantei no circuito, já deu para ver que a pinagem dos motores são invertidos com relação ao Simile.
Se alguém já labutou com uma dessas máquinas e puder ajudar (sem me baixar a porrada, é claro) sou todo ouvidos.
Abrs
Ronaldo