Autor Tópico: Aço/Alumínio - Ataque químico ou a Laser...  (Lida 3946 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Bambam

  • Novato
  • *
  • Posts: 90
  • Sexo: Masculino
Aço/Alumínio - Ataque químico ou a Laser...
« Online: 31 de Outubro de 2009, 14:35 »
Amigos,

Tenho visto fotos e vídeos sobre os chamados ataques químicos ou a laser em moldes para injeção de polímeros.   Os ataques dão uma impressão texturizada as superfícies, dando uma aparencia bem melhor aos produtos.  Outros produtos requerem essa textura porque os respectivos originais tem a textura.

A Laser me parece relativamente fácil de fazer, o problema é o custo do laser.  Em ataque químico me parece mais fácil porém o resultado é previsível mas não exato, a textura fica até mais bonita pela formação das ranhuras serem aleatórias, porém, sem muito controle do processo e formas de textura.

A única coisa que eu não achei foi um software que tivesse uma galeria de texturas em 3D.  Os softwares que eu achei que tem textura são apenas para desenho/animação como o 3D studio, nada de CAD/CAM.

Alguem conhece algum software que tem galerias de texturas vetoriais/paramétricas prontas para aplicação/usinagem em superfícies de Aço/alumínio  ?

Mais uma vez obrigado

Offline Blackmore

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1568
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista Mecânico/Automação
Re: Aço/Alumínio - Ataque químico ou a Laser...
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 19:41 »
bixo ...

Pelo pouco que conheço sobre texturização em moldes para injeção de termoplásticos, o ataque químico é o mais difundido e tecnologias em constante desenvolvimento, quanto a precisão isso é como qualquer trabalho seja manual ou automatizado, necessita de dimensionamento, existem acabamentos da ordem de centésimos e a precisão como dito por ti é exato sim, o controle e as formas de textura como eu lhe falei acima existem associações que ditam regras para tal (materiais químicos e aplicações, processos, treinamentos, etc).
A questão da melhor aparência citada por ti, é dada a produtos que necessitam ou não desta aparência, ou seja definida um tipo de padrão, as vezes pela aparência as vezes por necessidade do produto.
A texturização laser, não vejo que seja diferente da química, mas sim uma forma talvez mais segura e mais ecológica, pois as sobras "de usinagem" a laser devem ser apenas minúsculos fragmentos de aço, enquanto que no processo químico as sobras são rejeitos de ácidos, ceras protetoras, gases entre outros.
Em resumo, eu ainda acho que a vetorização e profundidade do acabamento deve ser feito por experimento, pois a intensidade do laser e o tempo de exposição definem a profunidade da "usinagem", igualzinho na texturização química porém, automatizada.

Offline Alkalino

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
Re: Aço/Alumínio - Ataque químico ou a Laser...
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2009, 20:25 »
Cara, usa o ArtCAM que ele vem com vários modelos de texturas em 3D para voçê escolher. Ou se preferir você pode combinar algumas ou até criar texturas a partir de vetoes 2D.

Offline Bambam

  • Novato
  • *
  • Posts: 90
  • Sexo: Masculino
Re: Aço/Alumínio - Ataque químico ou a Laser...
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2009, 22:49 »
Cara, usa o ArtCAM que ele vem com vários modelos de texturas em 3D para voçê escolher. Ou se preferir você pode combinar algumas ou até criar texturas a partir de vetoes 2D.

Alkalino,

Boa dica a sua.  Eu estou colhendo informações quanto a própria CNC e já perguntando algumas coisas sobre o trabalho final.  Como nào tenho máquina ainda não fuçei no ARTCam, mas é bom saber que existem texturas pre-definidas e que eu ainda posso criar outras em 2D e depois aplicando a profundidade.

Certamente deve ter um recurso(comando)  para cobrir a área toda com um desenho pequeno, pois na maioria das vezes as texturas podem ser feitas num desenho 2D de 1 cm x 1cm, algumas sào muito detalhadas e trabalhosas.

Obrigado pela dica e já abusando da boa vontade do amigo, vc sabe se o powermill tb tem essa função >> ??

abs

 

/** * */