José,
G61 é o comando para configurar o programa de controle de máquina para "parada exata", e G64 é o comando para deixá-lo como "Velocidade Constante".
Para descrever o que acontece numa usinagem de um quadrado por exemplo, entenda o seguinte:
Quando se coloca G61, a máquina segue uma linha reta na velocidade de avanço que foi definida no arquivo até encontrar uma outra linha que faz um canto do quadrado - nessa hora, a máquina pára por completo, muda de direção e segue na velocidade pré determinada.
Todos os movimentos dela nesse modo (G61) respeitam as velocidades de avanço e as acelerações que foram configuradas no programa.
Quando se coloca G64, a máquina segue na linha que faz o quadrado, e o interpretador de movimentos do Mach3 lê as linhas de deslocamento que ela terá que executar "antes" dessa execução, e ajusta uma certa desaceleração no movimento que está fazendo e começa a fazer o movimnento na outra direção quando a ferramenta estiver numa certa distancia do canto do desenho - e é por isso que muitas vezes aparece um raio nos cantos e foi por isso que eu sugerí colocar os comandos, que era para ver o que aconteceria.
Pela sua descrição, que sua máquina fica desconjuntada, muito provavelmente ela não deve ter boas condições de rigidez para aceitar este tipo de deslocamentos...
Claro - falo isso sem ver direito a máquina, portanto dê um desconto, pois o ideal seria eu colocar os olhos e a mão nela -0 assim quem sabe eu consegiuria desvendar os mistérios das usinagens tortas
Fabio Gilii