Para os colegas que tiverem interesse na atividade de tratamento de superfície e querem fugir da
precariedade sugiro que se informe em entidades sérias do setor:
Associação Brasileira de Tratamento de Superfície (ABTS)
Trata-se de uma entidade de cunho cultural, que reúne profissionais, empresas e estudantes. Apesar de representar um setor cujas atividades estão diretamente ligadas à química, os profissionais a ela associados não precisam, necessariamente, ter formação específica, já que são desenvolvidas atividades que envolvem diversas áreas das empresas.
Fundada em 1968 por profissionais que pretendiam organizar uma entidade que atuasse em prol do setor de tratamento de superfície a partir da troca de conhecimentos e experiências, a entidade nasceu como Associação Brasileira de Tecnologia Galvânica. O pequeno número de empresas existentes na época e até um certo grau de desinteresse por parte de algumas foram alguns dos obstáculos que os pioneiros tiveram de superar para consolidar a ABTS. O grupo era formado por Ludwig Rudolf Spier, Célio Hugenneyer, Ernani Andrade Fonseca (primeiro presidente), Adolphe Braunstein, Marcelo Gastón Zapata Jará, Hong Wa Mo, Mozes Manfredo Kostman, Ruth G. F. Mueller e Wolfgang Mueller.
Basicamente, as firmas associadas trabalham com a aplicação de revestimentos como zincagem, cromação, anodização, douração e pintura de objetos industrializados. Há, ainda, as que fornecem processos e produtos e dão assistência técnica aos clientes. Outro segmento é formado pelas empresas que produzem instalações e equipamentos necessários ao ramo de tratamento de superfícies.
Os cursos, palestras e workshops oferecidos periodicamente são o centro das atividades da ABTS, pois desde a sua fundação a entidade defende o princípio de que informação é o elemento básico para o desenvolvimento do setor.
Neste ano, a associação comemorou a realização do 112º Curso de Tratamento de Superfície. Da primeira edição até hoje, cerca de quatro mil alunos participaram desse tradicional treinamento. Mas o grande evento promovido pela ABTS é o Encontro e Exposição Brasileira de Tratamento de Superfície (EBRATS), que reune empresas e profissionais de várias partes do mundo.
“AABTS é uma das maiores associações do mundo em termos de organização, rentabilidade e sustentabilidade”, orgulha-se o Técnico Químico Douglas Fortunato de Souza, presidente da entidade e proprietário da Itamarati Metal Química. Eleito em 2007 com 80% dos votos, ele diz que tais condições têm permitido à associação manter contatos constantes com entidades semelhantes de países
como EUA, Argentina e México visando encontrar soluções para problemas comuns do setor.
Além de cursos e outros eventos que promove, acesso à biblioteca, fazer consultas técnicas por e-mail e até mesmo se candidatar às bolsas de estudo para graduação em Química ou Engenharia Química, os profissionais que se associam à ABTS recebem gratuitamente a revista Tratamento de Superfície, que divulga técnicas, pesquisas, seminários,feiras, congressos, cursos e publicações de interesse.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5574-8333, 5085- 5832 e 5085-5830 ou pelo no site:
www.abts.org.brA precariedade congela a vida de muitas pessoas, aqueles que são forçados trabalhar clandestinamente e viver clandestinamente, a precariedade congela a vida dos que querem ter uma vida minimamente digna.
Abraços...