Creio que o mais barato seja fazer um molde e injetar com algum plástico transparente e relativamente rígido.
Se vai tornear mesmo sendo cnc há outro custo agregado e já deixa de ser barato.
Creio que está numa encruzilhada, já que deve ser um produto perecível isto é - é coisa de moda e de momento - cadeira de acrilico por quanto tempo?
Vai investir em moldes e/ou usinagens cnc e que serão amortizados em quanto tempo?
Para render alguma coisa, os ciclos de injeção devem ser altos isto é - que seja capaz de injetar muitas peças/hora porque moldes tem vida útil limitada, e que também dependendo do material pode ser mais ou menos curta, mas sempre será vida curta.
Há como fazer moldes para peças em resina, mas para fazer peças transparentes são necessários materiais e ferramental adequados.
Para ficar sem bolhas se usam camaras de pressão e a resina deve ser de qualidade para ser transparente - resinas "baratas" não são claras - sempre tem algum tom puxando para o marrom ou cinza por causa de sua formulação.
Peças feitas em resinas comuns (isoftálicas ou ortoftálicas) sofrem bastante encolhimento e que deve ser compensado na feitura dos moldes.
Resinas epoxicas não sofrem encolhimento e algumas são sem cor (cristalinas) mas o custo será alto.
Sugiro procurar empresas como Aerojet, Vantico ou outras especializadas em resinas, faça um curso para aprender e entender como isso funciona e decida o que quer fazer.
Fabio,
Algumas oportunidades não nos deixam tempo para fazer cursos ou etc. Eu conheci um pessoal da pesada aqui do Rj que faz quase todas as festas nos lugares nobres tipo Copacabana Palace, Hípica, Joquei Clube e etc. Esse pessoal faz quase todos os eventos grandes no RJ. É um grupo fechado que só trabalha com aquelas determinadas pessoas, panelinha mesmo. Consegui contato com uma pessoa que me colocou em contato com o 'cara' aqui do RJ que produz as festas. Os eventos que esse cara faz tem um custo mínimo de 1 milháo de reais já tendo realizado evento de 25 milhóes de reais.
Resumindo, foi uma oportunidade que apareceu e não uma especialização que eu quero fazer. Não tenho tempo de fazer um curso, pelo menos agora não. Ou eu me viro nos 30 agora ou eu saio desse mercado sem ao menos ter entrado.
Cada encomenda de cada tipo de cadeira é de no mímino 700 unidades. Essa cadeira de acrílico está sendo vendida aqui no RJ a 250 reais a unidade para acima de 100 cadeiras. Se vc pegar uma encomenda de 3 modelos de cadeiras vc vai produzir mais de 2.000 unidades a um preço de venda entre 150 e 200 reais, ou seja, estamos falando de algo em torno de 400.000 reais. Além disso é um mercado dinamico, hoje a moda é acrílico transparente, amanhá pode voltar para cadeiras laqueadas, pode também a moda migrar para cadeiras em aço polido e etc.
Ou é ou não é......Joga o jogo ou cai fora...
Pelo que eu tava vendo a cadeira é oca (foto na postagem acima) o que possibilitaria até a produção em resina epoxi transparente pois acho que com 2kg eu produziria uma cadeira.
Agora tenho que fazer o shell (casca) e simular os esforços no SolidWorks e ver se essa cadeira aguenta algo em torno de 300 Kg (peso da pessoa + margem gravitacional (para as pessoas obesas que se jogam sobre a cadeira) + margem de segurança.
Ainda tenho que encontrar o índice de resistencia da resina epoxi transparente para simular os esforços.
abs