Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Materiais em Geral => Tópico iniciado por: gringors em 08 de Dezembro de 2007, 12:06
-
Gostaria de saber qual tipo de broca pra furar eixo de aço prata?
Forte abraço
Rogerio Levorci
-
Rogério,
Qualquer broca de aço rápido para aço bem afiada furaria sem maiores problemas...
Claro - estamos falando do material "sem" nenhum tipo de tratamento térmico...depois de tratado, que eu saiba só com eletroerosão...
-
Olá, Fábio.
Eu tentei furar, certa vez, um pedaço de aço inox! Não pretendo fazê-lo tão cedo! Se precisar, vou preferir pagar alguém para a tarefa! É muito duro e a gente, inexperiente, acaba perdendo algumas brocas!
Um abraço.
Vinícius.
-
Vinícius,
Inox é um dos piores materiais para se trabalhar...
É muito duro, e costuma estragar as ferramentas muito rápidamente...
-
Vinicius,
Mas vc chegou a usar furadeira de bancada ou usou furadeira de mão? Eu também pensava assim do inox, até o dia que comprei uma furadeira de bancada, ai vi que com a velocidade certa é bem mais tranquillo e com calma e boa refrigeração não se perde a broca fácil assim não.... De qualquer jeito inox ainda é bem pestilento pra furar mesmo não pode se apressar.
-
Caros Colegas,
Nada como uma broca perdida após a outra.....Rsrsrsrsr srsrsr.
Brincadeira, sei que os reais são difíceis de se consegui para adquiri-las, mas....
Materiais resistentes, melhor dizendo duros não são impossíveis de serem furados mesmo com furadeiras manuais.
Infelizmente, tudo depende, como já foi dito, acima nas respostas anteriores de prática, malícia, experiência, e acima de tudo habilidade.
No geral, existe um bordão, que material duro, temperado, etc, não se fura com brocas de aço rápido, etc...., porém com certa paciência se fura sim. "claro que, se o material, tiver uma dureza alta, ai complica um tiquim né"
Portanto, uma regra, inicial e básica.
O primeiro passo a ser seguido é quanto à afiação da broca, acredita-se dar ângulos entre 118º à 130º de afiação, e primordialmente, tirar-mos, as duas arestas de corte da broca.
Calmem, não "aloprem" ainda.
Após a afiação, e dado o ângulo necessário, pegamos a broca e damos um leve toque no rebolo de afiação, na aresta de corte, afim de não haver mais uma aresta cortante, e sim uma aresta com singelo plano, nesta até então, aresta de corte, coisa de aproximadamente 0,1 a 0,2 mm, isto repetido nas duas arestas.
Então aplicamos, uma velocidade bem baixa, começamos a furação, de preferência já puncionado, e apartir daí, devemos avaliar a necessidade de aumentar ou não a rotação.
Nota Importante:
Quando trabalhamos com materiais, pre destinados a adquirirem têmpera, devemos utilizar refrigeração no tempo total de corte.
Caso não tenha sido claro, me questionem, que estarei pronto a responder as duvidas, e quem venha a duvidar, paguem a minha passagem, hospedagem e irei pessoalmente fazer a demonstração. Tenho 15 anos de experiência nesta bagaça. Rsrsrsrsrsrsrsr
Quem não chora não mama.
Boa semana a todos
Alexandre Alex
-
ou vc pode tentar usar uma dessas
(http://www.marconi.com.br/imagens/produtos/1097762844198.jpg)
mas acho que tem que ser muitos furos pra valer o investimento..
Bricadeira galera. foi só pra descontrair..
já furei chapa de inox com brocas de aço rápido e muito molicotte...
furadeira de bancada é o ideal pra melhorar o apoio lógico e baixa rotação pra evitar a queima da broca seria o ideal..
aço inox é realmente ruim de trabalhar com ferramentas frageis..
opte por um materia menos "nobre quando possivel"
-
só pra constar..
a foto acima é de uma prensa higraulica de ação rápida ( impacto) 110 toneladas
da marca marconihttp://www.marconi.com.br/ (http://www.marconi.com.br/)
-
Se os Reais estiverem à solta, com certeza é um caso a se analisar.
Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
-
Amigos, só para completar o que postei anteriormente, com certeza toda a operação citada por mim, se ela for realizada, em uma furadeira de bancada, fresadora ferramenteira ou similares com certeza, a chance de êxito é muito grande, principalmente, para pessoas que ainda não possuem habilidades.
Apenas quis enaltecer, a possibilidade de furar, com furadeira manual, o que apenas é, orientado a ser feito em caso extremos, de impossibilidade de recursos, ou de indisponibilidade de acesso.
Boa semana a todos.
Alexandre Alex
-
E se o material a ser furado for realmente duro, poderemos ainda usar daquelas brocas de metal duro que são usadas para furar concreto, bastando reafiá-las de acordo com a necessidade...
Ahhh, e sem nada de refrigeração durante o corte, pois senão corre-se o risco das pontas de metal duro quebrarem por choque térmico...
-
Falando nessas prensas caras e tal... isso que é a mesma coisa que chamam em inglês de punch? O punch eu sei que é furo tipo com um vazador daqueles que se fura couro e tal... mas não conheço o processo...
-
Pessoal
usei no eixo Z aço inox de 16mm, furar até foi fácil no torno o problema foi fazer a rosca, só foi possivel com um macho novo, outra coisa o Fábio comentou que o inox é duro, não achei, montei os rolamentos do Z de canto e os rolamentos marcam fácil o eixo, o material é difícil de trabalhar
Gilberto
-
Sempre tive curiosidade em saber a afiar brocas mas nunca tive ninguem que me ensina-se uma tecnica.
Sei que se usa um esmeril mas que jeito devemos dar a broca e quando sabemos que ela esta afiada?
-
Broca se afia apenas a ponta, eu quando afio tipo pego o angulo da ponta e encosto ele na parte reta do esmeril.... ultimamente tenho usado brocas da Dormer, ela tem uma qualidade muito alta e o angulo na ponta dela é tipo mais ''bem feito'' ele parece ser mai bem acabado ou coisa assim e na hora de afiar ( o que quase nunca presciso com essas brocas ) o angulo fica mais facil de ver a inclinação e no caso igualar no esmeril....
-
Sempre tive curiosidade em saber a afiar brocas mas nunca tive ninguem que me ensina-se uma tecnica.
Sei que se usa um esmeril mas que jeito devemos dar a broca e quando sabemos que ela esta afiada?
veja se te ajuda
-
Esta página parece ter saído do "site" abaixo:
http://www.mimecanicapopular.com/
Considero formidável fonte de informação para adeptos de mecânica.
-
Ola Norberto,
Certa vez encontrei este artigo em algum site, mais não me interessou na época.
Agora veio na hora certa :D .
Obrigado.
Andre Luiz
-
A Dormer tem um bom manual de reafiação :
http://www.dormertools.com/sandvik/2531/Internet/Portugese/s004459.nsf/Alldocs/Product*2DMachiningSolutions*2DPDF*2ATH*2DPDFpt/$file/11Reafia%C3%A7%C3%A3o.pdf (http://www.dormertools.com/sandvik/2531/Internet/Portugese/s004459.nsf/Alldocs/Product*2DMachiningSolutions*2DPDF*2ATH*2DPDFpt/$file/11Reafia%C3%A7%C3%A3o.pdf)
Espero que ajude.
-
Olá pessoal que fura inox:
Os aços da série 300, os austeniticos, têm uma característica que dificulta o trabalho, eles enderecem a frio ou seja, por trabalho sob pressão, a camada superficial do material adquire dureza maior que a do núcleo. Isso ocorrem em uma profundidade muito pequena, mas a dureza torna-se tão alta que acaba com o fio da broca em pouco tempo.
O que acontece quando se tenta furar inox com furadeira portátil é que o avanço não é constante, então, a broca por momentos gira sem avançar, o que é suficiente para endurecer o material e aí, o fio vai pro brejo e a broca continua girando em falso endurecendo ainda mais a camada adjacente e aumentando o calor. No fim a ferramente acaba perdendo o fio e a têmpera.
No Brasil até uns 4 anos, ainda era corrente a afiação da broca com uma única aresta por face, com o ângulo de saida sendo helicoidal (formava aquela típica aparência de cone da ponta da broca).
Hoje, finalmente a DOrmer já disonibiliza brocas dom 2 arestas por face (flat lands), que é uma afiação muito superior, mesmo porque, faz com que a broca seja auto centrante (em tese...) sem aquele gume reto central da afiação tradicional.
Brocas com a afiação "flat" reduzem em 20 a 30% a força de corte.
-
Afiar broca é uma coisa rápida, simples e corriqueira numa oficina; basta uma esmerilhadora com rebolo próprio e alguma habilidade.
É normal a broca perder o fio depois de algum tempo de uso, comprar uma broca nova nem sempre é a solução; o melhor é aprender a reafiar corretamente; sugiro procurar um profissional que passe essas dicas e faça a demonstração. Existem muitos macetinhos pra furar e afiar legal uma broca, depende do material à furar.
As brocas HSS (aço rápido) comerciais vem com uma afiação genérica, geralmente para furar aço 1020; dá pra deixar bem melhor pra inox. Atualmente os inox 300 tem uma qualidade superior sem esse papo de casquinha dura, são muitos macios para furar (antigamente a gente kh-va fogo pra furar inox); o que realmente detona a broca é velocidade de corte alta e a falta de lubrificação. Furar inox com furadeira manual é complicado, geralmente elas viram muito e a com força de corte (FC) sempre baixa; se puder evite.
Mesmo com os inox atuais muito macios (similar ao 1020), a presença de cromo na liga causa abrasão no fio, sendo necessário reafiar com mais constância, uma dica para inox não espere começar a cortar mal para reafiar; qd começa a perder o fio já é tarde, aquece muito rápido e detona o tratamento térmico da broca, (azula a ponta e até funde, depositando uma camada de hss no fundo); nesse caso não adianta nem reafiar , tem de cortar o pedaço afetado da broca.
Inté...
-
CAROS FORISTAS
CERTA VEZ PRECISEI FURAR UM AÇO BASTANTE DURO
AS BROCAS DE AÇO RAPIDO NÃO FURAVAN
LEMBREI-ME DE UMA RECEITA TIRADA DE UM LIVRO ANTIGO.
PEGUE A BROCA JÁ AFIADA (FIZ C/ UMA NOVA) ESQUENTE A PONTA DA
BROCA C/ UM MAÇARICO, COLOQUE A PONTA NO BORAX, LEVE AO FOGO
NOVAMENTE AO RUBRO (VERMELHO) ESFRIE NA AGUA .
(PARA MIN FUNCIONOU ,FUREI C/ UMA DE BANCADA)
BONS FUROS