Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Materiais em Geral => Tópico iniciado por: Brenck em 03 de Julho de 2007, 18:43
-
Estou quase terminando a mesa para minha CNC.... e ai qual madeira retem mais o som... MDF ? Compensado? Ou outro tipo...? Levando em consideração chapas de mesma espessura claro
Obrigado
-
Brenk,
Acho que pelo simples fato de enclausurar a máquina dentro de uma caixa, já vai abafar bem o ruído...
Creio que qualquer madeira deva responder mais ou menos do mesmo jeito.
Quem fez uma caixa e ficou muyito bom foi o Lolata - troque uma idéia com ele...
-
Brenk.
Eu usei MDF de 12mm p/ fechar minha maquininha de fazer serragem, resolveu muito meu problema.
O pó não existe mais e o barulho quase que sumiu.
Eu usava uma tupia ching ling e troquei pela Makita, bem menos barulho.
A minha "caixa", eu tomei o cuidado de faze-la com portas na volta toda, assim fica bem mais facil de fazer uma limpeza ou manutenção. Caso que queira colocar uma peça grande na maquina, é só abrir as portas da frente e de traz.
Eu fiz uma estrutura de Metalon, coloquei rodas, assim ficou tudo em um só movel.
Em baixo em um canto, eu fiz um furo de 100mm e coloquei um tubo pvc, para retirar a serragem.
Na tampa da frente eu coloquei um vidro.
Um Abraço.
-
Muito obrigado pelas dicas Lolata,
Mas o meu vai ser só 2 chapas de MDF mesmo...
-
2 Chapas ?
Não entendi como voce vai fechar sua maquina somente com 2 chapas.
-
Não não é que 2 chapas de madeira só e o resto é acrilico...
-
O ISOLAMENTO ACÚSTICO refere-se a capacidade do material formar uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos, normlalmente, se deseja impedir que o ruído alcance o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, vidro, chumbo, etc..
A ABSORÇÃO ACÚSTICA trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras em um mesmo ambiente. Ou seja, reduz o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os Níveis de pressão Sonora do próprio recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como por ex: espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc.
Praticamente todos os materiais existentes no mercado, ou isolam, ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice-versa. Alguns outros materiais têm baixo poder de isolamento acústico e também baixo poder de absorção acústica (como plásticos leves e impermeáveis), pois são de baixa densidade e não tem poros abertos. Espumas de poliestireno (expandido ou extrudado) têm excelentes características de isolamento térmico, porém não são recomendados em acústica. A cortiça (muito utilizada no passado) já não apresenta os resultados acústicos desejados pelo consumidor da atualidade, e também pode apresentar alguns problemas de higiene e deterioração (é um produto orgânico).
(http://www.overclockmania.net/oc2/smallimg/p638.jpg)
-
Olha dos compostos de madeira que podem criar alguma barreira acustica , entre o MDF e o OSB, o OSB tem maior capacidade e tbm é mais barato que o MDF, só para lembrar o OSB é aquela chapa composta de fragmentos de madeiras prensados e resinados. Quanto a espuma de qualquer tipo seja sonex ou similar ela não cria barreira acustica e sim um tratamento acustico , pode ser que o som fique mais grave e não perturbe tanto , mas em relação a decibéis vai ser insignificante a diferença, apenas as espumas que tem uma chapa de chumbo em um dos lados geram alguma barreira que possa reduzir o som. Fora isso outras soluções são paredes duplas, o espaço entre as chapas podem ser preenchidos com areia, lã de vidro ou lã de rocha . Outros materiais volumosos e com pouca solidez funcionam bem , eu ja vi bons resultados com fibras vegetais secas , mas no caso do uso em uma maquina sugiro ou a areia ou a lã de rocha que não propagam a chama. ( se for usar areia faça reforços para as chapas na vertical não abrirem pois a areia vai sempre pesar para baixo e a areia deve estar seca.
Esta atrasado meu post , mas fica só de referência.
-
Penso q a melhor forma de isolar o barulho da maquina seria fazer uma parede dupla de madeira com algum material absorvente entre elas ou até na mais perfeita das soluções vácuo entre elas.
-
Experimente usar a bandeja de ovos (32 ovos), digamos que é uma alternativa ecologicamente correta e abafa o som, pois têm o mesmo formato de espuma acústica utilizada em estúdios de gravação.
Dica, panificadoras têm de monte!