Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Materiais em Geral => Tópico iniciado por: SEMEAL em 08 de Setembro de 2007, 17:25
-
Estou em busca de material com o qual se possa produzir letras e logotipos de dimensões de até um metro de altura, com algumas características: leve, resistente e impermeável, e que permita vários tipos de acabamento, aceitando amaciamento e pintura.
Pelo que tenho lido em alguns sites de fabricantes desse tipo de poliuretano as informações técnicas apontam nessa direção. No meu caso, o duro da estória, é que moro em Paranaíba, Mato Grosso Sul, e aqui não se encontra nada disso. Cansei de mandar e-mails, em busca de revendores, sem obter resposta alguma.
Espero que esse tópico abra uma discussão que nos propicie encontrar o poliuretano adequado para usarmos em nossas cnc's.
A título de curiosidade, dêem uma olhada no site www.rigiline.com.br, aonde são oferecidos Blocos de Poliuretano para Modelagem/Simulação de CNC.
Em outros sites também são oferecidas placas desse material, em tamanhos e espessuras diversas, as quais, penso, servirem para o que pretendo.
Lanço um apelo ao pessoal do grandes centros, para que nos auxiliem a encontrar o poliuretano rígido expandido adequado.
Um abraço.
-
Semal,
Você poderia fazer suas letras em casa - o poliuretano rígido expandido se chama "poliol-isoscianato", composto por dois componentes (poliol e o isoscianato) que são misturados em proporções iguais.
Depois de misturado, a reação é muito rápida e o produto se expande em aproximadamente 25 vezes seu volume mesclado...
Se fizer a expansão em "aberto", a densidade será a mais baixa - o material fica bem poroso, parecido com a textura de uma esponja de banho...
Se enclausurar o material dentro de uma caixa ou molde, ele ganha em densidade, por causa da compactação.
O poder de adesão é altíssimo, e deve-se tomar os devidos cuidados com moldes e ferramentas, usando-se desmoldantes de qualidade...
O material, depois de sèco pode ser lixado, cortado, furado, pintado, pode passar massa, é resistente a thinner, etc...
O material pode ser vendido em potes de 1 KG (0,5 KG de cada componente) ou mais...
Se não me engano tem na "Aerojet" (http://www.aerojet.com.br/) em SP, mas não sei como funciona o transporte e evio deste tipo de mercadoria pelo correio - entre em contato com eles.
Outro fabricante quimico, e a "Vantico", mas sei que eles tem um material mais nobre e bem mais custoso...
-
Sergio,
Outra informação que considero importante é saber para que finalidade você deseja o produto, ou porque não utilizar outro material como o mdf, a partir daí você poderá encontrar as soluções adequadas.
Existe no mercado e certamente você encontra onde mora, um poliuretano em spray com as características mencionadas pelo Gilii, ele lembrou bem da Aerojet.
-
Prezado Fábio,
Cheguei a pensar nessa hipótese. Porém, seriam dois trabalhos: 1) fazer o molde (não sei de que material seria) e 2) fazer o preparo para obter o poliuretano. Penso que se encontrar a placa de poliuretano já pronta para usinar seria mais interessante. Contudo, não vamos descartar a sua hipótese. Quem sabe, em algum trabalho mais complexo, em que a peça tenha que ser "fundida", não seja interessante se utilizar esse método.
Obrigado pela sujestão. Vamos aguardar. Penso que teremos muitas alternativas.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Prezado F2S
Pretendo fazer letras de até um metro de altura (minha máquina pode usinar material de dimensões de 1m x 1,10). Utilizar o spray de poliuretano se torna inviável. O preço de uma latinha (penso que possa ter no máximo 500 g), aqui aonde moro, está por volta de R$ 20,00. Por aí você calcula o que custaria um letra do porte que pretendo, sem contar que a espessura pode variar de 20 mm até 100 mm, dependendo do trabalho que pensei fazer.
A bem da verdade, lancei o tópico para despertar nossa curiosidade, em busca de um material alternativo. O MDF, sim, se presta ao que pretendo. Contudo precisa de um bom acabamento, quando for colocado externamente. Mas, vamos em frente. O que estamos buscando são novas idéias. Obrigado pela colaboração.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Prezado Semeal, além das dicas do Fábio e do Serrão, você poderia também utilizar o PVC expandido que é um material com características de uso externo e aceita normalmente pintura. Tem uma densidade que acredito facilitará o corte e pode ser encontrado em chapas de várias espessuras em empresas que vendem material para comunicação visual. Nós utilizamos aqui na empresa regularmente.
ê uma olhada nos links http://www.vick.com.br/vick/produtos/pvc/pvc_expandido.htm ou http://www.moriello.com.br/produtos/index.htm#pvceb ou ainda http://www.actos.com.br procure por PVC expandido.
Um abraço
-
Sergio,
Acho interessante a busca por materiais alternativo e econômicos, ainda que para estudos e experiências.
De fato, para trabalhos de grandes dimensões o produto citado é proibitivo.
-
Prezado Gimapere,
Obrigado pela alternativa apontada; vou verificar o que você indicou. Contudo, além das características que apontei no início do tópico, vou levar muito em consideração o preço do material, sem abrir mão da qualidade, é lógico.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Serrão,
É exatamente o que você falou. Vamos com calma, que chegaremos lá. Alternativas, penso que existam várias. Contudo, meu maior problema é a distância dos grandes centros, além da má vontade dos fabricantes em nos fornecer pelo menos oendereço de seus revendedores. Quando estamos mais perto deles, fica sempre mais fácil arriscar comprar um pedaço do material para teste. Aqui, repito, Paranaíba-MS, não tenho essa possiblidade.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Considero importante também a visualização do resultado dos trabalhos com os diferentes materiais.
Acredito que na DayBrasil, você possa ver os diferentes materiais, suas aplicações e o resultado de trabalhos com a aplicação dos respectivos materiais nessa área de comunicação visual.
Outro detalhe, é qual a expessura das letras que estamos falando. Para uma simples experiência e verificar o resultado, não seria possível colar chapas de isopor e tentar fresar?
-
Completando o colega gimapere, hoje não precisa mais pintar as placas de pvc expandido, elas ja vem em várias cores dependendo do fabricante...teve uma epoca que eu cheguei a mecher com isso para fazer maquetes em escala...
-
Serrão,
Vou conferir a DayBrasil. O isopor penso que é quase possível utilizá-lo. Digo quase porque para cortá-lo, dependendo de sua densidade, o melhor método seria com o fio quente, que não é o nosso caso. O fresamento do isopor não ficaria com bom acabamento, pois espedaça o material.
Obrigado pela sujestão apresentada.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Prezado Rodrigo,
O PVC expandido, em alguns casos, seria ideal, contudo não encontrei placas de espessura acima de 20mm. Caso você saiba algum fornecedor/revendedor de placas com espessura maiores, por favor, me forneça. Realmente, já utilizei dessas placas, com até 3mm de espessura, para comunicação visual, em diversas cores: branca, azul, amarela, etc. Vamos em frente. Quanto mais alternativas surgirem, melhor.
UM abraço. Fique com Deus.
-
Olá, da última vez que mexi com esse material me lembro que usei 13 mm de expessura, portanto deve ter maior...chegando nos 20 que você quer. Agora me veio uma coisa na cabeça parece que o pvc expandido não aceita pintura, somente o rígido aceita, se for o caso voce não vai pintar ne? Seria para comprar colorido ou branco mesmo?
OBS: vou tentar procurar o fornecedor, se achar corro e posto aqui...
-
Medidas
2,00X1220X2440 mm
3,00X1220X2440 mm
5,00X1220X2440 mm
6,00X1220X2440 mm
8,00X1220X2440 mm
10,00X1220X2440 mm
12,00X1220X2440 mm
13,00X1220X2440 mm
13,00X1220X2440 mm
Esta chegando proximo...dos 20 mm...
http://www.actos.com.br/detalhe_produto.asp?key=46&st=174&str1=Chapas%20/%20Comunica%E7%E3o%20Visual&dsc=Chapas%20/%20Comunica%E7%E3o%20Visual/Chapa%20de%20PVC%20Expandido (http://www.actos.com.br/detalhe_produto.asp?key=46&st=174&str1=Chapas%20/%20Comunica%E7%E3o%20Visual&dsc=Chapas%20/%20Comunica%E7%E3o%20Visual/Chapa%20de%20PVC%20Expandido)
-
Prezado RodrigoSansovo,
Obrigado pela colaboração. Mais uma alternativa para os meus trabalhos. No entanto, pretendo fazer letras de até 100mm de espessura e 1000mm de altura, e penso que, até o momento, o poliuretano rígido expandido atende essa especificação. O que não estou encontrando é um revendedor; fabricantes já achei muitos. Vamos aguardar; uma hora dá certo.
Um abraço. Fique com Deus.
-
Caro amigo, vc consegue o poliuretano no mercadolivre, veja bem eu nunca trabalhei com o material, na verdade nunca postei aqui no Forum, porem sou cadastrado a tempos e acompanho sempre, bom vamos ao que interess!
Lendo seu topico por passa tempo veio-me algumas ideias, apesar de ter tempos que vc postou sobre o assunto creio ter uma boa ideia para vc mesmo fazer suas chapas veja só! vamos por passos:
1° Mandar cortar dois vidros do tamanho que vc quer sua chapa exemplo 100X100cm
2° Fresar 4 pedaços que podem ser em madeira na espessura que vc quer a chapa Exemplo 20mm
3° Isolar bem o as chapas de vidro internamente e colocar os calços em madeira nos 4 candos entre os vidros
4° Fechar as bordas, creio que com uma fita para embalagens
5° Colocar o "molde" na vrtica e efetuar um furo na parte superior onde vc despejara o Poliuretano expanssivel
6° Preparar o pdoduto e despejar dentro e esperar para ver o resultado
Bom eu nunca fiz, pois nunca precisei, mais creio que seria interessante tentar, eu tenho o poliuretano para venda custa 80 pila 2 litros 1 do Componente A e 1 Litro do B Rende 50 litros pois mistura-se 50% por 50% e 100ml rende 25 vezes a mais ou seja 100ml=2500 se ainda iver interesse me fale ok?