Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MECÂNICA => Materiais em Geral => Tópico iniciado por: phratis em 12 de Janeiro de 2011, 23:44

Título: Toxicidade do pó de MDF
Enviado por: phratis em 12 de Janeiro de 2011, 23:44
Li em certo tópico no fórum que o pó de MDF é extremamente nocivo, porém, não havia qualquer outra informação complementar a respeito.

Alguém poderia prestar algum esclarecimento, bem como acrescentar se é necessária a utilização de equipamento de proteção individual para o manuseio desse material (recorte, desbaste, extrusão), como, por exemplo, máscara?

Quais seriam os supostos efeitos danosos ao organismo gerados pela aspiração do pó de MDF, já que há em sua composição não só pó de madeira como resinas?

Agradeço-lhes desde já.

Paulo Henrique
Título: Re:Toxicidade do pó de MDF
Enviado por: minilathe em 13 de Janeiro de 2011, 00:38
Não sou médico, mas qualquer material particulado que penetre nos brônquios pode afetar os pulmões. Quanto mais fino, pior. Alguns materiais particulados podem transportar microorganismos ou produtos químicos tóxicos ou irritantes. Além disso, há pessoas (eu) que naturalmente sofrem algum tipo de alergia, alguns são mais ou menos suscetíveis.

Há vários exemplos de coisas particuladas e que não são boas à saúde, exe.: pólem, poeira doméstica, fumaça, giz, produtos químicos, amianto (causa câncer de pulmão), areia (causa a silicose), ... O pó de MDF não é exceção, contém madeira e produtos químicos. O MDF quando cortado e aquecido produz fumaça e a decomposição de resinas, o que pode gerar outros materiais irritantes e nocivos à saúde. Seguem trechos obtido na Internet:

O MDF, em seu processo de fabricação, possui como matéria-prima madeira, resinas e aditivos, que na hora da queima liberam substâncias que poderão prejudicar a saúde humana. Para minimizar o problema, deve-se colocar um exaustor na máquina de corte e o operador deverá utilizar máscara.


....O questionamento aqui se refere à toxicidade das substâncias usadas. Não pelo uso propriamente dito dos painéis, por exemplo, cuja quantidade de substâncias usadas devem ser controladas e são previstas por lei. Os problemas, que suscitam preocupação, estão no uso de
seus resíduos. As resinas adesivas normalmente utilizadas são à base de uréia-formaldeído (UF), de fenol-formaldeído (FF), melamina-formaldeído (MF) ou uréia-formaldeídomelamina. O fenol, por exemplo, é um veneno cáustico de difícil decomposição1; o formaldeído, principal componente para a síntese das resinas sintéticas, é uma solução cancerígena. Além disto, os painéis exigem o uso de substâncias outras, tais como as ignífugas (substâncias químicas usadas para diminuir o ponto de combustão); os fungicidas e/ou inseticidas; a parafina usada para dar impermeabilidade ao material. Além dessas, outras substâncias usadas no processo de fabricação dos produtos são: adesivos (CASCAMIDE - feito à base de uréia-formaldeído; cola de contato - feita de borracha sintética e solventes


Ou seja, seguro morreu de velho...
Título: Re:Toxicidade do pó de MDF
Enviado por: phratis em 13 de Janeiro de 2011, 00:47
Obrigado pelas informações, Minilathe. Muito elucidativas suas ponderações.

Valeu! Até mais.
Título: Re:Toxicidade do pó de MDF
Enviado por: Alebe em 13 de Janeiro de 2011, 14:31
No link tem mais informações:
http://billpentz.com/woodworking/cyclone/medicalrisks.cfm (http://billpentz.com/woodworking/cyclone/medicalrisks.cfm)
Título: Re:Toxicidade do pó de MDF
Enviado por: phratis em 13 de Janeiro de 2011, 15:14
Valeu, Alebe. Vou dar uma olhada.