Depois de ler tanto assunto técnico sem entender muita coisa (acho que muita gente tb. não entendeu e nem é necessário entender mesmo)
Edson,
não desmereça a discussão acima.
Após árduo exame da teoria concluímos que deve ser possível fundir alumínio em um forninho alimentado por um botijão caseiro.
De jeito nenhum eu desmereci sua discução sobre tais teorias, só afirmei e continuo afirmando que não entendi nada dessa discução. Alias, digo para alguns outros, que aparentemente entenderam tudo, que também entrem nessa discução de altíssimo nível ao invés de deixarem só você e o Álvaro opinarem e quando aparece alguém honesto afirmando não entender nada aí sim se manifestam por eu não entender nada. Que culpa tenho eu de minha ignorância no assunto?.
Minhas críticas equiparam-se ao do aluno que não entende a matéria e o professor não tenta explicar melhor para que ele entenda. Gostaria muito de entender essas teorias, e entenderia se a explicação fosse mais do, com a devida escusas, “meu nível”.
Como você bem sabe, respeito sua opinião, e até já, anteriormente, solicitei sua ajuda.
Sobre a fuligem, não dava pra prender uma aba externa de chapa ao redor da tampa do forninho antigo? (uma "saia")
O que vc está usando para fazer os moldes?
Com relação à fuligem sim o mais fácil seria a sua sugestão, porém, como durante a construção do forninho tive que experimentar tubos de vários diâmetros, o furo no tambor para o “maçarico” ficou muito grande. Como encontrei esse tambor já com a aba no corpo por insignificante valor, achei melhor comprá-lo e fazer outro.
Como, agora, sei que fazer um forninho para fundir alumínio não é um bicho de sete cabeças, parece que tem somente três, preferi fazer outro um pouco melhor que o primeiro.
Ivan, não me julgue mal, eu respeito muito as pessoas que postam no fórum para ajudar os outros, e você, o Álvaro , o marcomartim, o Rubens que postaram nesse tópico sempre vieram para somar, dando, com suas experiências grandes explicações, tanto é que só consegui fazer meu forninho graças a vocês.
Sempre grato e continuem nos apoiando sempre.
Edson S.Garcia