Alvaro,
se eu vi no mesmo lugar, o que ele fala é:
You will need at least 450 BTUs per cubic inch of forge chamber volume if your forge is going to be able to forge-weldOu seja, está falando de uma
forja e de seu uso para
soldar aço. São coisas bem diferentes, por vários motivos:
- Pra fazer isso, tem que aquecer até amarelo brilhante ou mais (temperaturas da ordem de 1000 graus C ou superiores);
- Tem que fazer isso com certa agilidade, pois o sujeito vai querer colocar as barras, aquecer, soldar no malho, dobrar, aquecer de novo etc. - são operações repetitivas, se não for rápida o sujeito vai passar o dia todo pra brincar de Hattori Hanzo;
- O desenho da forja é diferente, normalmente (internamente) um cilindro delgado; dando uma razão material/volume mais alta do que em uma fornalha pra fundir.
Pra calcular a vazão, use uma dessas calculadoras de placa de orifício. Por exemplo, naquela que passei. É bem simples, despreza viscosidade, temperatura e outras coisas, e dá um resultado alto para o caso em questão, mas ainda assim mais baixo do que a planilha.
http://www.efunda.com/formulae/fluids/calc_orifice_flowmeter.cfm#calcem Di coloque o diametro interno do tubo de cobre; em Do o diametro do furo (0.1cm - cuidado com as unidades), no deltaP 15psi, na densidade 1.8kg/m3, no coeficiente de fluxo 0.6 (pois é só um furo na parede do tubo, certo?).
O volumetric flowrate vai dar algo em torno de 0.39 pé cúbico/minuto = 24 pé cúbico/hora
Como cada pé cúbico de GLP dá uns 2400BTU, isso vai dar coisa de 55mil BTU/hora.
No outro campo do resultado, está a vazão mássica em kg/s. Multiplique por 3600 e vc vai ter 1,2kg/h. Como o P13 tem 13kg, dá umas 10 horas de uso.
Mas insisto que o problema não é duração, e sim capacidade de vaporização. Mesmo com este queimador, operar ele no máximo (se conseguir puxar ar para isso) já vai dar problemas na geração de gás com um P13.
Todos os números acima nada têm a ver com o tipo de queimador. Somente com características do gás, do orifício e pressões envolvidas. O queimador entra daí pra frente, em como fornecer o ar necessário à mistura, a quais velocidades e características de escoamento e o escambau; esta é a parte complicada (que só a experimentação vai responder).
E sempre vale olhar por outro ângulo:
a minha usa um botijão P13. Logo, não produz mais do que 40 mil BTU/hora. E tem dimensões semelhantes à sua. E derrete 5kg de alumínio em meia hora. Ou seja, 40 mil BTU/hora são suficientes para derreter seus 3kg em tempo curto.