Olá Ivan,
Aí vão as respóstas para seus questionamentos:
o forno deve ter praticamente estabilizado termicamente, e talvez mesmo que deixasse 1h não chegaria.
Agora que você falou, talvez tenha acontecido isso mesmo.
Você já está operando no limite do forno? Não consegue jogar mais combustível e ar?
Ainda poderia injetar muito mais combustível, mas com estava esquentando muito e não dispunha de material de proteção mais adequado, preferi não arriscar.
Já tentou colocar uma quantidade menor de coisas? (de preferência em um cadinho menor) Tipo só uma torneira , pra testar. E talvez fechar um pouco do espaço que sobrou (na altura e/ou na largura) com tijolos refratários.
Assim que conseguir melhor equipamento de proteção farei isso, e usarei toda potência do forno. Coloquei umas 4 torneiras, como elas são ôcas acho que no total não há muito material para fundir.
Qual combustível está usando? Entendo que o óleo tem maior poder calorífico, talvez seja mais fácil de chegar a temperaturas mais altas (mas se com gás você consegue injetar mais combustível, não necessariamente).
Meu forninho é FLEX, isto é, começo com gás para aquecer até incendiar o óleo, aí, é o inferno, os tijolos de concreto fica vermelhinho.
O que me intrigou é o
mauroluizf ter conseguido fundir latão em 10 minutos e até postou fotos da peça feita. E como êle disse, seu forninho foi feito meio as pressas.
Veja as fotos da flange que êle fundiu, parece que ficou exelente. A foto do forninho que êle fez parece realmente que não possui nada de especial.
Espero que êle poste algo para me orientar.
Abraço
Edson