Olá a todos os participantes deste tópico!
Não tenho formação em mecânica e o pouco que sei (e põe pouco nisso) sobre o assunto aprendi neste fórum, sou muito curioso e analisando as duas fórmulas:
RPM=VC×1000/Ø×Pi
RPM = Rotação por minuto do material a ser removido
VC = Velocidade de corte do material a ser removido (M/min)
Ø = Diâmetro da peça do material a ser removido (mm)
Pi = 3,14
Vƒ=RPM×z׃z
Vƒ = Velocidade de avanço da fresa (mm/min)
RPM = Rotação por minuto da fresa
z = Quantidade de lâminas da fresa
ƒz = Avanço do dente no material (mm)
Fiquei pensando no seguinte (por favor lembrem que é a opinião de um leigo):
(Esqueça por um momento a CNC fresadora ou se preferir Router e visualize um torno em funcionamento)
A primeira fórmula que traz "VC" não se aplica a fresadoras, não se aplica as fresas, ela se aplica a tornos, se aplica aos materiais cilíndricos que estão presos aos tornos! Repare que "VC" se trata da Velocidade de Corte do material a ser removido ao longo da superfície do cilindro preso ao torno, material este a ser removida pela ferramenta "Bit" e não pela ferramenta "FRESA". Outro detalhe é que o "Ø" se refere ao diâmetro da peça do material a ser removido e não ao diâmetro de uma fresa.
Senão, percebam:
um cilindro a ser torneado com 60mm de diâmetro, ou seja, Ø = 60mm
Velocidade de Corte do material deste cilidro a ser torneado, VC = 188,4M/min
Qual o RPM ideal para esta usinagem, isto é/; RPM = ?
RPM=VC×1000/Ø×Pi ==> RPM=188,4x1000/60x3,14 ==> RPM = 188400/188,4 ==> RPM = 1000
Note que quando se faz: VC×1000 estamos mudando a unidade de M/min para mm/min
Note que quando se faz: Ø×Pi estamos descobrindo o comprimento linear de material a ser removido após uma volta do cilindro.
Finalmente perceba que a divisão nada mais é do determinar quantas voltas o cilindro deve dar em um minuto, para se retirar exatamente a quantidade de material descrita pelo VC. Veja que não temos fresa removendo material, logo não tem sentido falar em diâmetro de ferramenta, o que temos é o bit e o diâmetro em questão é da peça sendo usinada.
(Agora sim visualize uma router ou fresadora em funcionamento)
A segunda fórmula que traz "Vƒ" Essa sim se aplica a fresadoras e ao mesmo tempo não se aplica a tornos! Repare que essa fórmula não contem diâmetro de ferramenta uma vez que ele é irrelevante, o que é relevante aqui é a quantidades de lâminas da fresa e quanto de material é removido por cada uma delas! Outra coisa curiosa que eu observei é que nessa fórmula a velocidade de avanço "Vƒ" é rigorosamente igual a velocidade de corte "VC" do material sendo fresado.
Senão, percebam:
Suponha uma chapa de mdf 3 mm a ser cortada com uma fresa de topo de dois corte, logo, z = 2 (repare que o diâmetro da fresa é irrelevante)
Vamos dizer que o avanço de material a ser cortado por lâmina seja de 0,005, ou seja: ƒz=0,005
Vamos partir do seguinte RPM = 24000 (poderia ser 12000 ou 8000 ou outro valor qualquer)
Qual será a velocidade de avanço para o RPM determinado?
Vƒ=RPM×z׃z ==> Vƒ=24000x2x0,005 ==> Vƒ=240mm/min
A fresa girando a 24000 rotações irá remover 240mm de material por minuto de corte, temos aqui não só a velocidade de avanço da fresa como também a Velocidade de corte do material. Repare ainda que não é necessário o diâmetro de fresa, pois o que é relevante aqui é o numero de lâminas da fresa (pois assim saberemos a quantidade de cortes por revolução) e o quanto de material é retirado por cada lâmina.
Enfim, possa ser que eu esteja completamente equivocado, mas é isso que eu acabei enxergando após analisar as duas fórmulas! por favor peço que leiam tudo com atenção, e que os que entendem do assunto por favor façam suas críticas, sejam elas favoráveis ou não, estou aqui para aprender!