Aproveitando a quarentena, resolvi dar uma estudada para tentar otimizar a vida útil da fresa que uso para perfilar minhas tabuas de corte, e aqui neste tópico encontrei a calculadora do Fabio e demorei um pouco mas consegui entender, mas acho que ficou me faltando algo.
Procurei mas não encontrei se alguém puder me ajudar eu agradeço, no caso de madeira dura, quanto de material posso remover por cada passada de lamina de fresa, outro ponto que pesquisei e também não encontrei a profundidade de cada passada que é definido por Ap.
Eu tenho feito aqui tudo meio a olho mesmo e vi que de acordo com os cálculos estou muito fora de base, estou usando aqui uma fresa de 6mm endmill corte reto de duas laminas com RPM de 25.000 com avanços de F2400 pelos cálculos estou removendo algo em torno de 0,025 por lamina e no meu ver estou tendo um desgaste de ferramenta muito precoce.
O que mais procuro uma solução é uma forma de diminuir o ruido, vou deixar meus vizinhos doidos até que a policia venha, eu usava uma fresa comprida demais, diminui o tamanho e melhorou um pouco mas quando chega meia vida começa a cantar novamente, agora estou pensando em usar uma fresa de 8mm com o mesmo comprimento, a profundidade de minhas tabuas é de 30mm encontrei uma fresa chinesa de 8mm 32mm de comprimento, mas é mais cara, por isso acho melhor reavaliar com mais carinho. Quanto a maquina acho que não tem problema outro dia plainando uma peça minha fresa de desbaste de 32mm de diâmetro entrou 4,5mm de profundidade e só o spindle de 3 cv que chorou mais passou de boa.
Alguém pode me dar uma força ai neste quesito?
Um forte Abraço a todos.