Velocidade de mergulho é a velocidade de descida de uma fresa (ou ferramenta de corte) para encontrar o material a ser usinado.
Eu nunca encontrei algum material mais especifico sobre isso, mas como regra geral eu costumo usar de bom senso e alguma experimentação.
Falando especificamente de fresadoras (usinando metal ou materiais com alguma resistência) há ferramentas que não são adequadas à mergulho vertical, como por exemplo as fresas de 3 ou mais cortes - existem fresas de 2 cortes que podem fazer mergulho vertical - as chamadas fresas com corte frontal - para estes casos de fresas não adequadas à descida vertical se usa um mergulho em rampa ou em espiral quando há necessidade de cortes internos (que não entram pela lateral da peça que está sendo cortada).
No caso de routers cortando madeiras, e usando fresas de um corte, deve-se observar se as fresas usadas podem fazer descida vertical, mas de qualquer forma deve´se usar uma velocidade de descida razoavelmente pequena.
Há tabelas para calculo de velocidade de avanço, mas são difíceis de usar porque é necessário que se atenda a diversos detalhes nem sempre possíveis - rigidez da maquina em sí, velocidade rotacional e potencia instalada, capacidade de velocidade de movimentação, tipo de material a ser cortado, tipo de fresa e material de sua construção, quantidade de cortes, profundidade de corte etc - o mesmo se aplica à velocidade de mergulho.