Olá a todos, sou novo no mundo CNC e estou com um probleminha chato pacas, vou compartilhar, alguém já passou por isso e se puder me ajudar agradeço.
Recentemente comprei uma CNC router de uma empresa em SP, eu fabrico brinquedos de salões de festas e meu trabalho com a cnc será praticamente cortar gabinetes em mdf, geralmente entre 15 e 18mm.
Minha máquina possui 1500x2000 de área útil, e Z com 150mm, possui motores de passo padrão nema 23 de 14kg, tração em X e Y por cremalheira, sendo que o pórtico usa 2 motores, um em cada perna. Z utiliza fuso trapezoidal. Spindle de 0,8kW com inversor de frequencia que me disseram ser de 1cv.
A fabricante me informou para usar o spindle sempre no máximo que é 24.000 RPM para cortar MDF, me mandaram usar avanço de 1500mm/minuto, mergulho de 6mm por passe.
Bem, cortando MDF de 15mm utilizando uma fresa helicoidal de 2 cortes com 6mm de espessura e feita de metal duro, quando estou a 4 minutos de corte é comum o spindle perder rotação e chegar a travar se eu não reduzir a velocidade no mach3.
Daí em diante eu coloquei o passo para 3mm de mergulho, velocidade de 24000 RPM no spindle e avanço de 1300mm/minutos, a fresa corta o material, porém as vezes ainda trava.
Tentei usar movimento em rampa, melhorou, mas ainda acontece.
Troquei a fresa por uma paralela reta de 2 cortes 6mm também de metal duro, o resultado é melhor, ainda não vi travar, porém a fresa queima muito fácil, ficando crostas escuras derretidas na ferramenta e na ponta da pinça, uma espécie de nódia que endurece e vira um açucar grudento.... dai a vejo a maquina começar a forçar, paro, limpo a fresa com uma escova de aço e retomo meu trabalho.. mas com isso a fresa já perdeu o corte, está cega.... to perdendo uma fresa a cada 2 horas de corte.
O fabricante da maquina diz que o problema é o MDF que uso, que o material dele aqui em MG é muito escuro e a maquina faz muita força, por isso me recomendou cortar em 800mm/minuto com rotação de 9000RPM, ficou ainda pior e começou a sair fumaça azulada, vi nitidamente que o material estava queimando, então retornei para 1300mm/minuto de avanço com 24000 de rotação no spindle, o trabalho agora vai, porém cega a fresa e queima com frequência....
Não sei como resolver, estou testando tudo que posso, velocidades etc..
Vi um video de um outro cliente que tem a mesma maquina que eu, por recomendação do próprio fabricante, a maquina dele está cortando 15mm em 2 passes, usando fresa raida com 2800mm/minuto e 24000,00RPM, vi que corta forçando, mas ele disse que já usa a meses sem problemas e nao perde das fresas com facilidade... questionei ao fabricante e ele disse que o rapas corta errado, que a maquina nossa neste modelo não foi projetada para cortar mdf acima de 1800mm/minuto, e que o rapas estaria diminuindo a vida útil da máquina... etc...
eu continuo com o problema, agora irei tentar a tal fresa raida de 6mm para saber se tenho problema de fresa, e se resolve, pois eu queri cortar 15mm em 3 passes no máximo, e com o melhor acabamento...
Hoje o melhor que consigo são 4 passes, mesmo assim o cavaco que sai é uma espécie de molinha, e não apenas pó como vejo em alguns videos...
Alguém já passou por isso?