Caros Colegas,
Sabemos que no dia a dia, tanto em nossas casas, oficinas, chãos de fábricas e afins, nem sempre temos condições tanto financeiras como de disponibilidade e até mesmo de acessos para utilizarmos as ferramentas corretas para cada atividade executada.
Levando em consideração, a estas observações, temos alguns procedimentos no uso de algumas ferramentas que podemos observar para evitarmos incidentes leves e até mesmo acidentes graves.
* Chaves Allen, Torx em "L", Chaves de boca:
Estas ferramentas muito utéis na montagem das Cênêcês, rsrsrsrs, podem esconder atrás de suas simplicidades, grande poder de acidentes.
Os aços ferramentas, no geral, possuem uma dureza caracteristica para cada aplicação de cada chave, em virtude disto, alguns fabricantes, (principalmente as chaves que apresentam acabamento ruim), por considerar a quantidade de peças vendidas, desprezam o fator qualidade e não seguem as normas especificas de dureza desses aços para estas ferramentas e então algumas ficam com dureza inferior e outras com dureza superior(ficando altamente quebradiças).
Quando estamos de porte das ferramentas que se enquadram no fator dureza inferior, no instante de aperto ou de desaperto, elas podem, após sofrer força em demasia espanar, podendo assim fazer com que batamos com nossas mãos em quinas ou paredes e até mesmo equipamentos sensíveis gerando desde acidentes até grandes perdas.
Já as que se enquadram no fator dureza superior à necessaria, no instante de aperto ou de desaperto, elas podem, após sofrer força em demasia quebrar, podendo assim fazer com que batamos com nossas mãos em quinas ou paredes e até mesmo equipamentos sensíveis gerando desde acidentes até grandes perdas, porém neste caso, se estivermos por qualquer circunstância apertando ou desapertando, com o movimento de empurrar a ferramenta ela pode no instante de sua quebra, ferir gravemente nossas mãos, braços, entre outras partes do corpo, pois, ao aplicarmos a força, ela esta diretamente voltada a parte que mais sofreu esforço no instante da quebra, e a parte que quebrou por excesso de dureza normalmente fica pontiaguda, muito afiada, este fator mais a força aplicada pode até mesmo cortar profundamente a parte de nosso corpo em que atingi-la.
PORTANTO COMO REGRA GERAL, SEMPRE QUE PUDERMOS, DEVEMOS APERTAR OU DESAPERTAR PARAFUSOS E AFINS, SEMPRE COM MOVIMENTO DE "PUXAR" AS FERRAMENTAS. NÃO EVITARÁ FUTUROS ACIDENTES, MAS CASO ESTE OCORRAM NESTA SITUAÇÃO A SUA GRAVIDADE SERÁ MENOR.
O PRIMORDIAL É AVALIARMOS, A TAREFA A SER EXECUTADA ANTES DA MESMA SER EXECUTADA.
Até a próxima.
Alexandre Alex