Velocidade e aceleração estão meio que combinadas, mas dependem exclusivamente de alguns detalhes como tensão de alimentação dos drivers (na parte de potencia para os motores), tipos de motores, características dos drivers e claro, como estão feitos os acionamentos dos eixos bem comno suas características de grandezas fisicas (peso, inércia etc) e também se possuem pré carga de algum tipo, seja nos trilhos (ou sistemas de deslizamento) seja no acionamento (fuso por exemplo).
As formulas que existem são geralmente aplicadas em soluções que possuem acionamentos por servomotor, pois estes possuem características mais lineares, diferentes de um motor de passo...
A resolução (teórica) de um deslocamento está ligada à quantidade de passos que o motor de passo está sendo acionado e a maneira que está sendo feito o acoplamento entre motor e movimento - seja direto ou com redução mecanica - e esta resolução tem impacto direto sobre as acelerações e velocidades ou melhor, sofrem influencia de todas as características mencionadas acima...
Exemplo: - fuso de passo 5mm, acionamento em micropasso de 1/8 e aciuonamento direto (sem redução) - a resolução teorica será de
0,003125mm (5/(200 x 8 ))
A quantidade de passos/milimetro (em deslocamento linear) será de 320 passos/milimetro ((200 x 8 )/5)
Uma maneira empírica e prática de se determinar os limites de velocidades e acelerações é ir ajustando a velocidade (e aceleração proporcionalmente) até que haja perda de passos, então se reduz em cerca de 30%...
A relação entre velocidade e aceleração segue uma regrinha aproximada de proporcionalidade - a aceleração fica entre 5 a 30% da velocidade experimentada - por exemplo, se a velocidade é de 2500mm/min, a aceleração pode variar entre 125 a 450 ou 500 mm/seg/seg, mas repetindo, isso é absolutamente relativo...