Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
Artigos => Caderninho => Mecanica => Tópico iniciado por: marc0 em 25 de Janeiro de 2009, 22:59
-
Às vezes ao furar latão ou bronze ocorre a famosa chupada, vc encosta a a broca na peça e da "aquela enterrada com tudo", quase sempre detonando o furo ou quebrando a broca. Isso ocorre geralmente quando existe um furo de menor calibre pré existente.
Para evitar isso o ideal é furar com a broca definitiva, sem furos intermediários, em furos com corpos de calibres diferentes furar com a broca mais grossa primeiro.
Outra maneira de furar sem o risco de "chupar" é retirar o ângulo de ataque do gume da broca(conforme a figura).
-
Boa dica! E para tornear tambem, a ferramenta de corte tem que ter um baixo angulo de ataque. E isso ai
-
Pois é Marco,
Aconteceu comigo ontem, fui fazer um furo maior para acomodar a cabeça do parafuso e foi aquela surpresa, a broca entrou mais do que eu desejava, como tinha de fazer outro a solução foi apertar a alavanca que prende o cabeçote da fresadora e fazer ela descer com um pouco mais de esforço da minha parte, funcionou, consegui fazer o furo do geito que queria.
abraço
flávio
-
Creio que o pior das puxadas é o risco de acidentes pessoais, portanto nada melhor do que uma boa fixação do material a ser furado, e no caso da utilização de furadeira manual, todo cuidado é pouco. Enfim a dica de "matar" o corte da broca é excelente. Ah, não devemos nos esquecer de reafiar a broca quando formos furar aço.
-
Oba! mais uma para o meu aprendizado.
Sds
Calixto
-
Eu quando vou furar esses materiais eu deixo ela um pouco sega, tiro a parte da faca da broca isto é afio a broca e depois dou uma leve encostada no esmeril matando o corte, coisa pouca, isso evita aquela famosa chupada!!!
Dependendo do diametro e profundidade eu furo ela sem lubrificante!!!
-
Para tornear as ferramentas normalmente não tem ângulo de corte, ou quebra cavacos, se tiver é coisa muito pouca, para se cortar um tarugo no torno usando bedame, afia-se sem ângulo de saida, o chamado ângulo positivo se eu não me engano... vai que é uma beleza!!!
Desbastar meterial a mesma coisa, não se pode criar ângulo na ferramenta, o ruim é o cavaco que sai quebradisso e espirra para longe, isso se resolve colocando uma chapinha formando tipo um paralama, vamos dizer assim, para o cavaco não voar no operador!!!
É isso aí... trabalho com bronze e latão.... existem várias categorias para o bronze, mas isso é outro assunto....
Afiem a broca e dê uma pequena matada no corte da broca, coisa muito pouca, garanto que não irá puxar!!!
Espero que tenho ajudado!!!