Autor Tópico: Acoplamentos  (Lida 30030 vezes)

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Offline Jorge_BH

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Re: Acoplamentos
« Resposta #105 Online: 20 de Abril de 2009, 22:23 »
Oi, Ivo.
Eu já estava pra começar a fazer esse acoplamento de cima. Se há folga, não seria a parte central (borracha ou poluoretano)?
Na foto de baixo mostra um modelo mais simples, porém interessante. Talvez, se os "dentes" forem mais compridos eles não escapariam qdo forem eliminar algum desalinhamento.
Abraço.
Jorge

ivoxel3d

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Re: Acoplamentos
« Resposta #106 Online: 21 de Abril de 2009, 07:17 »
Sim Jorge. O responsavel pela folga é a cruzeta. Qual material vc vai utilizar para faze-la?

Quanto ao segundo modelo, eu penso que trata-se de um modelo mais adequado para pequenos desalinhamentos já que a parte intermediária é feita de nylon(rígido). Vou apostar neste modelo agora.


Offline marc0

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Re: Acoplamentos
« Resposta #107 Online: 28 de Maio de 2009, 14:57 »
Um lugar onde uma pequena folga é facilmente percebida é no volante dos carros.

Um acoplamento "praticamente" sem folga e fácil de fazer pode ser semelhante ao usado na barra de direção dos fuscas/brasilias da vida.

A duas partes rígidas são aparafusadas num material plástico (nylon neoplene, borracha etc...)

Infelizmente não estou conseguindo enviar figuras
Abraços...

Offline F2S

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Re: Acoplamentos
« Resposta #108 Online: 28 de Maio de 2009, 21:35 »

 . . . Infelizmente não estou conseguindo enviar figuras . . .

Certamente os problemas aqui serão superados. Mas que é " aborrecente" . . . de um jeito ou de outro, é!

Offline F.Gilii

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Re: Acoplamentos
« Resposta #109 Online: 28 de Maio de 2009, 21:47 »
Enquanto isso será que não dá para usar um repositório de imagens externo?

Offline marc0

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Re: Acoplamentos
« Resposta #110 Online: 28 de Maio de 2009, 22:13 »
Olá Fábio;
Lamento o transtorno que vem passando, infelizmente enquanto uns dedicam seu tempo construindo, outros preferem perder tempo destruindo.

Link para desenho do acoplamento

http://yfrog.com/13acoplamentoj

Offline john

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Re: Acoplamentos
« Resposta #111 Online: 29 de Maio de 2009, 07:21 »
Um acoplamento "praticamente" sem folga e fácil de fazer pode ser semelhante ao usado na barra de direção dos fuscas/brasilias da vida.

Marco, começei alguma coisa assim e não acabei, mas pretendo concluir, porque é de baixo custo e muito eficiente. Também não consegui postar as fotos, assim q regularizar o site coloco.

Offline john

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Re: Acoplamentos
« Resposta #112 Online: 29 de Maio de 2009, 07:28 »

Offline marc0

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Re: Acoplamentos
« Resposta #113 Online: 29 de Maio de 2009, 10:10 »
Outra solução interessante é utilizar cruzeta de direção (na foto a cruzeta de direção do Vectra)

http://www.netconsultoria.com.br/forum/acoplamento.jpg

Offline marc0

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Re: Acoplamentos
« Resposta #114 Online: 29 de Maio de 2009, 10:24 »
O uso de peças automotivas geralmente é uma boa solução, pela facilidade de encontrar, confiabilidade, e em muitos casos pelo preço (principalmente de modelos antigos).

Outro acoplamentos de direção automotivos
GM (Opala) - http://thumbnails.buscape.com.br/offerimg/j/e/jet/bd4/054/79d4801410003_G.jpg
http://www.edifer.com.br/images/0300-386-000-5.jpg
(Silverado) - http://www.edifer.com.br/images/1301-061-000-8.jpg

(outros) - http://thumbnails.buscape.com.br/offerimg/j/e/jet/a34/af1/4ca09c550036_G.jpg

(acoplamento de Cambio brasilia/Fusca) - http://www.nafil.com.br/gerimagem.php?img=2821

EduBambu

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Re: Acoplamentos
« Resposta #115 Online: 29 de Maio de 2009, 13:49 »
Um exemplo de acoplamento simples e barato. Como foi dito semelhante ao acoplamento da direção de veículos Volkswagen mais antigos. Mas temos que pensar nele girando com relativa velocidade.

Minha sugestão é o acoplamento ilustrado no croquis http://edu-bambu.fotos.net.br/minifresa/photo.html?currentPage=10 .

O elemento elástico é a peça na cor marrom, normalmente é feito de borracha ou lona emborrachada. Quanto menos flexível, mais rígido fica o acoplamento.

As buchas na cor vermelha devem ser feitas em material que não provoque centelhamento; nylon se o acoplamento for para torque reduzido ou bronze para maior torque. O diâmetro externo das buchas de bronze está calculado em 1/2".

Com isso a folga para o flange do acoplamento fica igual a 0,01" no diâmetro dos furos do flange, ou seja uma folga angular de 23' (vinte tres minutos de arco). Esta folga só ocorrerá, se e quando o elemento elástico ceder.

O funcionamento é bem elementar; o cubo motriz transmite o torque através dos parafusos allem de 1/4" fixados nele (dois parafusos), ao elemento elástico. O elemento elástico por sua vez transfere o torque aos parafusos fixados nele a 90° para o cubo movido. Os parafusos são todos apertados no elemento elástico, mas apenas 2 estão apertados nos cubos motriz e movido, defasados de 90°.

A porca de fixação dos parafusos passam livremente no cubo oposto ao da cabeça do parafuso.

Uma bucha é colocada em cada parafuso, passando com uma folga de 0,01" nos furos do flange oposto. Caso o elemento elástico se rompa ou ceda devido a sobrecarga, o torque passa a ser transmitido por essas buchas, o que vai permitir um deslocamento angular do acoplamento caso apresente essas medidas do croquis.

Este acoplamento reage a um pequeno esforço axial, desprezível, pela resistência do elemento flexível. Em caso de rompimento do elemento flexível o acoplamento continua funcionando com folga, e não terá mais qualquer resistência axial.

É mais difícil de descrever do que montar, mas é isso aí !

Offline marc0

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Re: Acoplamentos
« Resposta #116 Online: 29 de Maio de 2009, 14:14 »
Olá Edu;
Sobre a velocidade não há problema porque são relativamente baixas, os motores de passo geralmente trabalham abaixo de 1000 rpm.

A lona emborrachada é uma ótima opção ( a mesma usada pela Wolks)

Prefiro o modelo de anel flexível pela "ausência" de folga em detrimento do uso de buchas (mais custoso e passível de folgas e desgastes) e por ser mais compacto.

O efeito elástico em acoplamentos (desde que limitados) é benéfico porque acomoda desalinhamentos dos eixos e absorve choques.

Quanto mais opções houver melhor, todas tem vantagens e desvantagens, o importante é o dimensionamento correto, a qualidade dos materiais e o esmero na construção.

Abraços...



EduBambu

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Re: Acoplamentos
« Resposta #117 Online: 03 de Junho de 2009, 12:49 »
Olá Edu;
Sobre a velocidade não há problema porque são relativamente baixas, os motores de passo geralmente trabalham abaixo de 1000 rpm.
....
O efeito elástico em acoplamentos (desde que limitados) é benéfico porque acomoda desalinhamentos dos eixos e absorve choques.

Quanto mais opções houver melhor, todas tem vantagens e desvantagens, o importante é o dimensionamento correto, a qualidade dos materiais e o esmero na construção.

Abraços...

Quando construir minha CNC caseira/profissional (uma "coisa estranha" eu já fiz em casa), pretendo usar nos fusos o acoplamento do tipo;

http://edu-bambu.fotos.net.br/minifresa/photo.html?currentPage=11

Ele apresenta elevada rigidez à torção, mas relativa flexibilidade aos desvios angulares dos eixos. Com um bom critério de alinhamento e esmero na montagem, creio ser uma boa solução para minimizar folgas angulares dos eixos, pelo menos devido aos acoplamentos.

EduBambu

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Re: Acoplamentos
« Resposta #118 Online: 03 de Junho de 2009, 17:24 »
A título de informação e para testar o envio de imagens como solicitado  pelo Sr. Jost.

O acoplamento da ilustração é chamado acoplamento de lâminas. O princípio de funcionamento é semelhante ao descrito acima para os acoplamentos da direção de veículos wolksvagem.

Neste caso a borracha ou lona emborrachada é substituida por lâminas de aço inoxidável, a fixação é feita em 8 pontos em cada jogo de lâminas, como metade dos parafusos vão presos no cubo e a outra metade presos no "carretel", temos a transmissão feita de fato por 4 parafusos.

São usados, neste caso, dois jogos de lâminas como se fossem dois acoplamentos em série, isso permite a absorção de desalinhamentos laterais e angulares dos eixos.

Esse acoplamento da imagem foi modelado em escala para cálculos de momento de inércia e peso no conjunto, bem como para fins de treinamento. A potência transmitida pelo referido acoplamento é 11 Mw (megawatts), e ele aciona um gerador de energia.

A vantagem desse acoplamento nesta aplicação é que a folga angular é muito baixa (praticamente zero) o que facilita o controle para a sincronização do gerador para operação em paralelo. Outra vantagem é que mesmo a essa potência e operando a 6.500 RPM ele não requer lubrificação, o que permite que ele opere por longos períodos de tempo sem paradas para manutenção.


Offline xandecnc

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Re:Acoplamentos
« Resposta #119 Online: 12 de Janeiro de 2011, 00:28 »
Muito Obrigado pelas dicas pessoal ! estava ai tudo que precisava.
Abraços

 

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