Um exemplo de acoplamento simples e barato. Como foi dito semelhante ao acoplamento da direção de veículos Volkswagen mais antigos. Mas temos que pensar nele girando com relativa velocidade.
Minha sugestão é o acoplamento ilustrado no croquis
http://edu-bambu.fotos.net.br/minifresa/photo.html?currentPage=10 .
O elemento elástico é a peça na cor marrom, normalmente é feito de borracha ou lona emborrachada. Quanto menos flexível, mais rígido fica o acoplamento.
As buchas na cor vermelha devem ser feitas em material que não provoque centelhamento; nylon se o acoplamento for para torque reduzido ou bronze para maior torque. O diâmetro externo das buchas de bronze está calculado em 1/2".
Com isso a folga para o flange do acoplamento fica igual a 0,01" no diâmetro dos furos do flange, ou seja uma folga angular de 23' (vinte tres minutos de arco). Esta folga só ocorrerá, se e quando o elemento elástico ceder.
O funcionamento é bem elementar; o cubo motriz transmite o torque através dos parafusos allem de 1/4" fixados nele (dois parafusos), ao elemento elástico. O elemento elástico por sua vez transfere o torque aos parafusos fixados nele a 90° para o cubo movido. Os parafusos são todos apertados no elemento elástico, mas apenas 2 estão apertados nos cubos motriz e movido, defasados de 90°.
A porca de fixação dos parafusos passam livremente no cubo oposto ao da cabeça do parafuso.
Uma bucha é colocada em cada parafuso, passando com uma folga de 0,01" nos furos do flange oposto. Caso o elemento elástico se rompa ou ceda devido a sobrecarga, o torque passa a ser transmitido por essas buchas, o que vai permitir um deslocamento angular do acoplamento caso apresente essas medidas do croquis.
Este acoplamento reage a um pequeno esforço axial, desprezível, pela resistência do elemento flexível. Em caso de rompimento do elemento flexível o acoplamento continua funcionando com folga, e não terá mais qualquer resistência axial.
É mais difícil de descrever do que montar, mas é isso aí !