Pois é Fabio e Jorge eu estava achando que não precisaria de encoder , pois até ja haviam dito isso , mas fiquei confuso outro dia quando li algo a respeito em um tópico e ai me surgiu essa duvida se era nescessário ou não e até a idéia de prover movimento aos dois eixos com um só motor para evitar alguma falha de sincronia.
Por exemplo , vejam se eu estou errado , uma vez posicionado os dois eixos idênticos , e mantendo todas as medidas que proporcionem o paralelismo nescessário entre as guias e as pontas do pórtico , assim como o mesmo começo e fim dos eixos , eu fixo os fusos marcando uma posição x, posiciono o pórtico na posição para eu fixar os mancais das porcas uma de cada lado ao seu respectivo fuso. Vou ter dai o conjunto de movimento montato devendo correr sem variações de deslocamento. Ai pergunto se devo montar e fixar as correias nas polias de cada motor antes , ou depois de fixar as porcas ao pórtico .
E a minha duvida em relação ao encoder seria saber se apenas a configuração de cada driver no programa é suficiente para manter a sincronia entre os dois motores , me parece que já é o suficiente , mas me surgiu essa questão se o uso de um encoder corrigiria qualquer variação entre os dois motores , na verdade nem sei se eles serviriam exatamente para esse fim , dai imaginei a possibilidade de usar apenas um motor para os dois eixos . Mas a opção inicial é usar um motor por eixo se a montagem e configuração do acionamento não correr riscos de falta de sincronia.
Obrigado pela atenção!