Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecanica de precisão => Tópico iniciado por: Hempquest em 14 de Novembro de 2012, 15:30
-
seguinte, estou fazendo cotação de redutor planetario para a minha próxima máquina.
estou em dúvida no sentido de qual seria a folga máxima do redutor para se obter um resultado bom na máquina.
Cotei um redutor onde a folga é de 0.8 ARC/min, e seu valor foi de 750,00 e cotei outro onde a folga é de 29ARC/min esse sai por 350,00.
Em números, da pra perceber bem porque o segundo é mais barato, pois a folga é bem maior, mais o que eu estou tentando entender é o que seria essa folga na pratica, o que seria essas folgas em "mm" por exemplo, até que ponto isso afetaria a qualidade da máquina.
-
Medida de angulo
29' (arc min) = 0.4833 graus
0.8' (arc min) = 0.0133 graus
veja se voce realmente precisa usar uma planetaria. Dependendo do torque voce pode usar trannsmissao de correia que e' muito mais barato e com praticamente sem folga alguma.
-
Apenas para elucidar, 1 arcominuto é equivalente a 1/60avos de grau
Exemplo:
1/60 = 0.0166666...
0.8 arcmin = 0.0166666... x 0.8 = 0.0133333....
-
Este sistema vai rodar para um lado e para o outro? Ou é apenas em um sentido?
Se for em um único sentido pode desconsiderar as folgas, desde que a aplicação não gere uma força contraria.
-
Esse sistema de redução planetaria, eu vou usar nas máquinas que eu construo, máquinas CNC de 3 eixos, to querendo abandonar o sistema de correias, apesar de eu usar esse sistema na minha máquina que eu presto serviços de corte, com o redutor a montagem é mais prática e da menas manutenção, e dexa a máquina com aspecto mais profissional, porque eu to concorrendo com um fabricante de peso aquina minha cidade, entao esse seria um diferencial pra mim.
-
Bom, um sistema de planetaria e' normalmente mais caro vai depender da aplicacao e da quantidade de reducao que voce vai usar. Se a reducao for muito grande somente com planetaria mesmo.
Mas veja que uma das variaveis mais importantes a considerar e' a inercia do mecanismo. Com reducoes pequenas voce nunca vai bater a inercia de transmissao por correia. E a performance vai ser bem melhor do que usando uma planetaria... Por isso e' bom usar o metodo mais adequado para a sua aplicacao.
-
Apenas para elucidar, 1 arcominuto é equivalente a 1/60avos de grau
Exemplo:
1/60 = 0.0166666...
0.8 arcmin = 0.0166666... x 0.8 = 0.0133333....
Fabio eu sei que depende muito, mas quanto se consegue arcominuto em um sistema de correia
-
Edvaldo,
O que deve ficar claro é que estamos falando de folgas, e neste caso há fabricantes de redutores que informam a folga angular medida no eixo de saída, e esta folga é relativa ao mecanismo de redução.
Se usar correias, mesmo aquelas com alma de aço haverá uma folga mensurável no eixo de saída devido à elasticidade e folga entre os dentes da correia e das polias envolvidas na redução.
O problema é tentar avaliar qual serão estas folgas no final - quase sempre são pequenas e bastante toleráveis para máquinas simples que conhecemos.
-
Fabio eu sei que depende muito, mas quanto se consegue arcominuto em um sistema de correia
A folga do movimento da correia vai depender de varios fatores... Distancia entre os dentes, formato dos dentes, material da correia, o comprimento da correia sendo usada (quanto mais longa a correia, mais alongamento do material e folga da correia). Tambem existe uma infinidade de tipos de correias e sistemas de tracao cada um com suas vantagens e desvantagens.