Pois é Fabio, estou utilizando esta resina no momento, por ser a mais econômica, e como não conheço quase nada desses materiais, queria experimentar.
Enormemente importante essa informação sobre a eterna "cura" da resina, tanto que logo após o desenforme, ela chega a ter um aspecto plástico, mas hoje, 4 dias depois, o aspecto já é mais próximo a mineral, como pedra.
A questão, como vc disse que depois de alguns anos ela se torna quebradiça, e isso eu desconhecia, é saber se esses "alguns" seriam 1 ou 2 ou 5 ou mais, porque toda e qualquer peça tem uma durabilidade, e se esta ficar em torno de 3 a 5 anos, ainda acho que vale a pena investir, até pela facilidade de repoduzir outra em caso de quebra.
Com relação a carga, como disse coloquei 30% aprox de carbonato de calcio, a clacita, uma pq veio com o kit que comprei, outra para experimentar mesmo.
Putra possibilidade que pensei, seria a de usar aquelas telas de aço, bem finas e flexíveis (tipo tela de coador), para usar como "base" da peça, o que certamente deve gerar uma resistância bem maior na peça.
Claro que as resinas epóxi se prestam melhor para esse fim, o que certamente testarei mais tarde. Inclusive o fornecedor possui uma resina chamada resina flexível, que na realidade apenas é uma resina mais resistente, e contra o que nome diz, é bem rígida.
O meu interesse é que, como já foi dito aqui, a facilidade de trabalho e de moldar uma peça é bastante interessante, principalmente pela dificuldade que temos de conseguir certos tipos de peças no Brasil (no RS nem se fala), e obviamente pelos custos, que numa escala caseira se tornam atrativos.
Vou continuar os testes, e, a medida que forem evoluindo, vou postar, penso inclusive em criar um tópico para isto ou postar na área do meu projeto mesmo, (que aliás já estou repensando todo, o coisa...)
P.S. desculpem pela "carta"..hehe