Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecanica de precisão => Tópico iniciado por: havoc em 06 de Junho de 2007, 12:30
-
Pessoal duvida rápida:
é possivel usar um passo no X e outro no Y sem causar grandes dificuldades?
ou seja é facil configurar no software essa diferença?
ou o recomendado é tentar usar o mesmo passo no x e no y?
-
Havoc,
À princípio não tem problema nenhum - basta conhecer os passos de cada rosca...
-
mas dai a velocidade ficaria limitada pelo fuso de menor passo certo? quando fosse fazer um circulo por exemplo ou seja o fuso com passo maior só serviria pra dar mais velocidade onde só ele fosse usado.
-
Havoc,
Sim, mas esta limitação na verdade se dá sómente quando há interpolação de eixos - os eixos livres serão limitados pelas configurações de cada um - o eixo com passo mais longo será o mais rápido quando não em interpolação...
-
muito obrigado! acho que captei a mensagem eheheh
:D
porém é mais interessante usar o mesmo passo nos dois vistos que a velocidade do spindle é constante e assim a quantidade de material removido por canal da ferramenta seria a mesma independente se fosse interpolada ou nao.
num sistema com dois passos eu teria uma variação nisto podendo dar acabamentos diferentes ou até estragando a ferramenta em casos extremos estou certo?
-
Havoc,
Acho que esta característica existe sim (de variar as velocidades) mas a coisa é mais simples do que se imagina...
Como as velocidades de avanço são controladas por uma "palavra" ("F") durante as leituras do arquivo, os eixos são condicionados a ela portanto, as velocidades de corte e consequentemente a remoção de material pela ferramenta independem do passo dos fusos, pois as velocidades repetindo estarão condicionadas aos avanços e às máximas imputadas durante os ajustes...
Nada de se preocupar :)
-
Acabei de comprar o kit smile do Rudolf, estou com uma dúvida em relação os fusos ganhei fusos de passo 15/18mm, têm como configurar para este fuso.
Valeu!!!
-
ac.marco,
O passo dos fusos não tem nada a haver com a eletrônica usada, mas sim com os programas de controle que irá usar.