Não necessariamente precisam dar voltas..... quando sitei tambor de elevador, me referia em usar duas polias ,uma apoiada em rolamento e a outra fixa no eixo, do motor ou eixo secundario.... com esse exemplo se usa não so um cabo e sim dois pares de quatro o mais cabos sem paralelos tracionados e fixados no portigo, nesse exemplo sera fixado os pontos finais de cada cabo, como no elevador o motor desce o contra peso para subir a gaiola e vice versa, sera assim o movimento linear do portigo, com isso temos movimentos linear e sem cabos andando por ai........A teoria aqui é utilizar como se foce uma correia, so que cabos em seu lugar..... segue imagem....
Em sua sugestão o(s) cabo(s) tocam cada polia em apenas metade da circunferência.
Os cabos poderão (certamente irão) deslizar devido a pouca área de atrito com a polia, neste caso seria melhor usar uma correia dentada para mover o carro, a qual garante tração mesmo engastando na polia em metade de sua circunferência.
Ou seja, ainda não vi vantagem na sua sugestão, que pode levar a perda de tração e é inferior ao sistema de correia dentada e polias sincronizadoras.
Cabe destacar que no caso do elevador, também há um controle de posição da cabine, que usa uma correia metálica dentada e/ou chaves de fim de curso, que permitem posicionar a cabine precisamente em cada andar, mesmo que eventualmente os cabos de aço (para tração apenas) deslizem no tambor. Já num CNC, os cabos não podem deslizar no tambor de tração do motor de passo, por isso se usam várias voltas. Aliás, nunca vi um sistema de posicionamento ou de sincronismo com apenas 1/2 volta de cabo na polia.