plancton81
Gostei da sua planilha e da linha de raciocinio, a coisa eu acho que é por ai.
Fabio;
Hoje de manha o Rudolf esteve no Barração (ah coitado), estivemos comentando sobre esse assunto, analisando a a curva de torque do motor, achamos que a transmição por correia com uma redução 2.1 (no meu caso) seria melhor para o conjunto, pois no meu caso, estou movendo o eixo a 5000mm/min, passo do fuso 5mm, redução 2.1, motor 2000rpm, torque 9kgf
Se eu usasse o acoplador
5000mm/min, passo 5mm, sem redução, motor a 1000rpm, torque 15kgf
Imaginamos que o carro tem um peso, se eu usasse uma redução de 2.1, esse peso se dividiria em dois, assim com redução eu lenvaria uma certa vantagem.
No meu entender, caso o acoplador não esteja muito bem alinhado, pode tambem gerar "peso" ao conjunto.
kommandeur
Eu uso fuso com espera recirculante com o passo de 5mm, não sei que tipo de rosca é usado nesses casos
Um abraço