Autor Tópico: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?  (Lida 42833 vezes)

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lolata

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Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Online: 26 de Abril de 2008, 07:12 »
Eu já montei algumas maquinas usando o sistema de acoplamento,(motor x Fuso)
Nessa minha nova maquina eu estou usando o sistema de correias dentada e estou usando uma redução de 2.1.
Embora tenha uma diferença mecanica entre minha duas maquinas, estou notando uma diferença muito grande em rendimento comparando as duas.
A maquina nova com o sistema de redução, consigo melhores acelerações e velocidade final, mas com bastante diferença.
Analizando o Datasheet do motor que estou usando, eu tenho um ganho de torque usando essa redução.
Se eu tiver uma velocidade de trabalho em minha maquina de 5000mm/min, o motor gira a 1000Rpm, o motor nesse rpm fornece 15Kgf, nessa mesma velocidade de deslocamento, usando o sistema de correia com a redução de 2.1, o motor vai girar a 2000Rpm e nessa rotação o motor fornece um pouco mais de 9Kgf.
Seguindo essa logica, acho que ganhei força no motor.
Outro ponto que estou achando muito importante e a questão de alinhamento, pois usando o sistema de polias e correias, o alinhamento não precisa ser tão preciso.
Esses dias na minha maquina antiga, aquela que está encaixotada, eu tive um problema com o eixo Y, ele começou a ficar "pesado", quando tirei o motor, eu notei que a ponta do eixo estava um pouco torta, as borrachas do acoplador estava bem gasta e com um pouco de folga.
Eu acho que esse motor deveria estar desalinhado e com o tempo de uso foi o causador desse problema.
Já encomendei mais 3 motores e 3 jogos de correias com polias.
Gostaria da opnião dos usuarios desses sistemas.
Um Abraço.
« Última modificação: 26 de Abril de 2008, 07:14 por Lolata »

Offline plancton81

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2008, 08:13 »
Já que o Lolata tocou no assunto, a um tempo atrás pensei em fazer um sistema com correia e fiz uma coisa parecida com o que o Lolata está dizendo, procurar um ponto de compromisso entre a redução e o motor.

Fiz uma planilha no excel onde peguei alguns pontos do gráfico do datasheet do motor e fiz uns calculos de divisão de RPM e multiplicação do torque pelo valor da redução. Por exemplo: em uma redução 3:1, dividi a frequencia de operação por 3 e multipliquei o torque por 3. Imagino que no mundo real a coisa nao aconteça bem assim pro torque, devem ter perdas, mas usei assim mesmo...

Fiz os calculos para redução de 2,3,4 e 5 usando o motor ak57h/3-18 da Akiyama. Plotei os resultados no mesmo gráfico. na época fiz uma planilha toda armengada, dei uma melhorada pra ser mais facil de entender.

bom, o resultado plotado no gráfico é o que se consegue na saída do redutor, por exemplo: redução 3:1, no grafico tem um ponto de valor X de torque em 1000pps, isso significa que o motor esta rodando a 3000 pps e na saída do redutor tem X de torque e o equivalente a 1000pps de frequência.

Se acharem algo errado por favor me corrijam.

Abraço!




Offline plancton81

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2008, 08:46 »
estou usando uma redução de 2.1.
Embora tenha uma diferença mecanica entre minha duas maquinas, estou notando uma diferença muito grande em rendimento comparando as duas.
A maquina nova com o sistema de redução, consigo melhores acelerações e velocidade final, mas com bastante diferença.

Dá uma olhada no gráfico e compara o rosa (2:1) com o azul (direto), nas rotações baixas (momento em que está acelerando), vc tem muito mais torque disponivel. A velocidade final maior deve ser porque vc consegue acelerar mais rápido.

Abraço.

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2008, 11:57 »
Plancton,

Sua idéia é interessante, mas gostaria de acrescentar apenas um comentário.
Não se deve acreditar que o torque na saída seja apenas multiplicado pelo valor da redução...

Há perdas e dependendo do tipo de redução estas perdas podem variar entre 30 e 70%, e este é apenas um aspecto.

O outro ponto é que até agora não encontrei nenhum gráfico realmente confiável para o torque desses motores, portanto pambém não acredito muito no que as curvas apontam...

O Jorge Lourenço e o Rudolf estavam fazendo um dinamômetro, e estou esperando sua conclusão para aí sim podermos traçar curvas de torque realistas dos motores que temos ao nosso alcance.

Com isso poderemos avaliar bem melhor o que poderemos fazer (ou não)...

Mas de qualquer forma, o assunto levantado pelo Lolata é interessante, e também já pude constatar que em alguns casos obtive alguma vantagem, mesmo perdendo em velocidade ...

Offline kommandeur

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2008, 15:39 »
Pessoal,

me intrometendo na conversa gostaria de aproveitar para tirar algumas dúvidas:
Qual perfil de dente é melhor para nossas maquinas, o trapezoidal ou redondo ?
Que tipo de passo é melhor usar , o 3 ou 5 mm ?

Lolata ,
qual tipo de dente e passo vc usa na sua maquina nova ?

abs

Offline vnconrado

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2008, 16:29 »
Olá, pessoal!

Em meu primeiro projeto, que está em andamento, optei de imediato pelo uso de correias e polias sincronizadoras, com uma redução 2:1, pelas mesmas razões do Lolata: alinhamento e rendimento. Além disso, com esse sistema, consigo uma melhora na resolução, assunto que foi discutindo aqui, neste fórum, quando ainda estava na etapa de levantamento, uma melhor distribuição dos pesos do conjunto, além de uma melhor estética ;)!
Eu estou acreditando, torcendo, apostando que minha escolha desse tipo de acoplamento foi acertada e que obterei um bom resultado (assim espero).

Um abraço.

Vinícius.

lolata

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2008, 16:37 »
plancton81
Gostei da sua planilha e da linha de raciocinio, a coisa eu acho que é por ai.

Fabio;
Hoje de manha o Rudolf esteve no Barração (ah coitado), estivemos comentando sobre esse assunto, analisando a a curva de torque do motor, achamos que a transmição por correia com uma redução 2.1 (no meu caso) seria melhor para o conjunto, pois no meu caso, estou movendo o eixo a 5000mm/min, passo do fuso 5mm, redução 2.1, motor 2000rpm, torque 9kgf
Se eu usasse o acoplador
5000mm/min, passo 5mm, sem redução, motor a 1000rpm, torque 15kgf
Imaginamos que o carro tem um peso, se eu usasse uma redução de 2.1, esse peso se dividiria em dois, assim com redução eu lenvaria uma certa vantagem.
No meu entender, caso o acoplador não esteja muito bem alinhado, pode tambem gerar "peso"  ao conjunto.

kommandeur
Eu uso fuso com espera recirculante com o passo de 5mm, não sei que tipo de rosca é usado nesses casos
Um abraço


Offline kommandeur

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2008, 16:49 »
Oi Lolata,

eu quero saber sobre a correia e polia.
Qual dente vc usa, trapezoidal ou redondo ? E qual o passo ?

abraço

Offline Arivaldo

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2008, 17:31 »
... estou movendo o eixo a 5000mm/min, passo do fuso 5mm, redução 2.1, motor 2000rpm, torque 9kgf
Se eu usasse o acoplador:  5000mm/min, passo 5mm, sem redução, motor a 1000rpm, torque 15kgf

Desculpem, mas, desde a mensagem inicial do Lolata, eu fiquei meio perdido (tudo bem que normalmente não sou, mesmo, nem meio "encontrado"):

Se, usando uma redução 2:1 o motor será obrigado a trabalhar num regime de rotação maior, onde o dito cujo fornece menor torque, então não haverá ganho de torque. Talvez haja até perda, pois a curva fornecida pelo vendedor não é muito confiável.

Isto não significa que o sistema seja ruim, pelo contrário, a facilidade de alinhamento e de alteração da redução são ganhos bastante consideráveis.

Por outro lado, sugiro examinar as folgas resultantes no acoplamento por correia/polia (com ou sem redução): por exemplo, um passo, executado no motor, será realmente transmitido ao fuso (e à mesa, ou pórtico)?
Já experimentaram avançar uns poucos passos no motor e conferir o movimento no fuso?

Para que o movimento seja fiel é necessário que não haja folga na correia sincronizadora, sob o risco desta folga se somar à folga da castanha/fuso e degenerar a acuidade da máquina.

Abraços a todos.

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2008, 18:25 »
Penso que sem meios para avaliar corretamente o que os acionamentos são capazes de fazer, estaremos sempre no campo das elocubrações...

As condições mudam de máquina para máquina, de acionamento para acionamento...

Na minha opinião pessoal, gosto de redução - digo isso porque nunca esqueço que usamos motores de passo que tem aquela característica que todos sabemos - diminuição de torque em altas velocidades - porisso não me preocupo em usinar cada vez mais rápido, mas sim cada vez mais eficientemente, e o que quero dizer é que procuro "confiabilidade" e estabilidade no processo todo...

Não preciso correr para depois me preocupar se perdeu passos ou não!
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 09:04 por fgilii »

lolata

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2008, 22:03 »
Se, usando uma redução 2:1 o motor será obrigado a trabalhar num regime de rotação maior, onde o dito cujo fornece menor torque, então não haverá ganho de torque. Talvez haja até perda, pois a curva fornecida pelo vendedor não é muito confiável.
Caro Ariovaldo
No meu modo de ver, vou citar um exemplo e colocar uns numeros somente p/ efeito de exemplo.
Vamos supor que o fuso tenha que fazer uma "Força"  de 15 Kilos para empurrar um Portico, se eu colocar o motor sem redução, esse motor tera que fazer os 15 Kilos de força, se eu colocar uma redução nesse fuso de 2.1, agora eu tenho que fazer a metade da força, 7,5Kilos
Não é isso ?
Se o motor com 1000Rpm "fornece"  15 Kilos e com 2000Rpm ele fornece 9Kilos, seria melhor eu trabalhar com a redução
Ou não ?
Folgas pode existir em qualquer sistema, tanto no acoplamento como nas correias, mas no acoplamento alem das folgas pode existeir uma resistencia mecanica pelo mau alinhamento.
« Última modificação: 26 de Abril de 2008, 22:05 por Lolata »

Offline cientista13

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2008, 01:04 »
Com redução ou sem redução?

Na minha opinião é bom, útil e agradavel usar redução.

É bom pois aumenta o torque fornecido ao fuso.

É útil pois com o aumento do torque podemos utilizar motores menores, menos peso, menos ernergia consumida e menos perda de passos. a redução de quebra aumenta a resolução na mesma proporção.

É agradavel pois não dá tanta dor de cabeça para alinhar motor e fuso.

Hà muito tempo eu fiz testes (sem seguir tabelas e curvas nenhuma, apenas a experiencia prática) com redução e sem redução e cheguei a seguinte conclusão: Usando uma redução de 2,5:1 consegui aumentar a velocidade final em mais de 25%.
Quando ainda existia o fórum do clube do hardware eu fui criticado por defender o uso de redutores, mas criticas a parte eu uso e abuso das reduções pois na minha opinião é melhor usar mesmo.

As minhas máquinas todas elas foram montadas com redução de engrenagem e nunca tive problemas.

Offline plancton81

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2008, 05:12 »
Lolata,

Você poderia me passar quanto custa cada sistema de redução, a especificação e qual seu fornecedor? Tô pensando em te copiar.

abraço.

lolata

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2008, 06:45 »
Você poderia me passar quanto custa cada sistema de redução, a especificação e qual seu fornecedor? Tô pensando em te copiar.

Placton;
Eu comprei essas correias na www.dina.com.br

2 PÇ POLIA SINCRONIZADORA 14 XL 037 R$ 18,50 P/PÇ
2 PÇ POLIA SINCRONIZADORA 28 XL 037 R$ 27,00 P/PÇ
2 PÇ CORREIA SINCRONIZADORA  120 XL 037 R$ 5,18 P/PÇ

Offline plancton81

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2008, 07:59 »
Você poderia me passar quanto custa cada sistema de redução, a especificação e qual seu fornecedor? Tô pensando em te copiar.

Placton;
Eu comprei essas correias na www.dina.com.br

2 PÇ POLIA SINCRONIZADORA 14 XL 037 R$ 18,50 P/PÇ
2 PÇ POLIA SINCRONIZADORA 28 XL 037 R$ 27,00 P/PÇ
2 PÇ CORREIA SINCRONIZADORA  120 XL 037 R$ 5,18 P/PÇ


Lolata, Obrigado!

 

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