Autor Tópico: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?  (Lida 42821 vezes)

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Offline Acruwer

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2008, 15:50 »
aqui em Novo hamburgo queriam me cobrar 60 pila por polia..

Offline gimbabf

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2008, 17:21 »

    Pessoal

   na minha opinião voces estão complicando, correia + polia dentada no brasil muitas vezes é difícil de encontrar e na mairia dos casos caras além de ter uma perda por atrito, engrenagem também é difícil de encontrar e cara, acho que o mais simples para encontrar a redução e resolução ideal consiste em usar o passo de rosca correto para cada caso, é não tem complicação e é mais barato
     Gilberto

Offline vnconrado

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2008, 17:43 »
Olá, Gilberto.

Eu não tive muita dificuldade de encontrar polias sincronizadoras! Comprei-as com bastante facilidade e a um preço bem razoável na Dina.

Um abraço.

Vinícius.

Offline C N C N o w !

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2008, 17:53 »
... correia + polia dentada no brasil muitas vezes é difícil de encontrar e na mairia dos casos caras além de ter uma perda por atrito ...

Gilberto, a utilização de polias/correias sincronizadoras é muito viável, o par não raro fica mais barato que acopladores flexíveis de qualidade razoável e certamente mais barato que os de boa qualidade. Não é nada difícil de achar e nem são caras. Diversos colegas tem publicado seus orçamentos e fornecedores, dê uma espiada por aí e vc verá que a coisa é bem acessível, boa solução em muitos casos. As eficiência de um conjunto corretamente instalado é muito elevada, chega perto de 100%.

Offline F2S

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2008, 21:24 »
. . . Placton;
Eu comprei essas correias na www.dina.com.br

2 PÇ POLIA SINCRONIZADORA 14 XL 037 . . .

Apenas completando, estas polias são de aço, não é Lolata.

Offline plancton81

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2008, 22:29 »

Apenas completando, estas polias são de aço, não é Lolata.

Fábio, No catalógo vi que tem a opção de aluminio também.

lolata

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2008, 06:43 »
Gilberto;
Já foi a época que era dificil e caro essas polias e correias, cada conjunto sai em torno de R$ 50,00, um pouco mais caro que um acoplador.

Serrão;
Essas polias que eu comprei são de aço.


Offline vnconrado

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2008, 07:33 »
Fábio, No catalógo vi que tem a opção de aluminio também.

Olá, Plancton81.

Você encontra essas polias em alumínio também, mas são bem mais caras que as de aço.

Um abraço.

Vinícius.

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2008, 08:28 »
E só por comentário, muitas vezes pode-se optar por polias de aço não apenas pelo preço (porque o barato sai caro), mas porque polias pequenas não influenciariam muito nas inércias, mas se for usar polias de grandes diametros, alumínio poderá ser a melhor escolha...

Offline Arivaldo

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2008, 08:49 »
E só por comentário, muitas vezes pode-se optar por polias de aço ... alumínio poderá ser a melhor escolha...

E mais um comentário: tenho trabalhado numas máquinas de revelação de filmes, com polias de alumínio, e elas tem os dentes desgastados pelas correias.
Neste caso, o aço se sairia melhor.

Claro que vai depender do regime de trabalho imposto, pois as máquinas a que me referí trabalham 24 horas e desgastam a polia em 2 ou 3 anos, com velocidades pequenas, talvez próximas às do fuso.

Citação de: fgilii
...gosto de redução - ... porque ...motores de passo ...- diminuição de torque em altas velocidades


P.S. corrigi também, mas continua o mesmo sentido...

Gilii,
É a isso que me refiro, se, usando uma redução, tiver que aumentar a rotação do motor, não cairemos nesse problema do motor?
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 12:32 por Arivaldo »

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2008, 09:26 »
Arivaldo,

Citação de: Arivaldo
...polias de alumínio, e elas tem os dentes desgastados pelas correias...
Citação de: Arivaldo
...trabalham 24 horas e desgastam a polia em 2 ou 3 anos...

Bem - se projetarmos um custo fictício de R$ 200,00 reais por redução desgastada diluído em 2 ou 3 anos, acho que sai barato...

Citação de: FGilii
Citação de: fgilii
...gosto de redução - ... porque ...motores de passo ...- diminuição de passo em altas velocidades
Eu tenho que avisar que escreví errado (e já corrigí) pois queria dizer "torque" que diminui conforme aumenta a rpm, mas a coisa não muda - de fato terde torque conforme a rpm aumenta...

O assunto é interessante porque há certos aspectos que temos que observar e que acho que não estão claros aqui:
- onde a redução estará sendo usada? (fuso ou cremalheira/correia dentada)
- qual é a razão de redução usada?

Sabemos que para fusos poderemos fazer uso da vantagem mecânica, mas em contrapartida temos o passo, que pode em certos casos "atrapalhar", como por exemplo passos longos (de 10 ou 20mm, como os fusos de rosca trapezoidal usados em portão) então nestes casos acho que uma redução irá ajudar no acionamento ...

Já no caso de usar cremalheiras ou acionamentos com correias dentadas (que são muito semelhantes com as cremalheiras, dependendo das montagens) acredito que o uso de reduções são mandatórios...

De qualquer forma, tenho notado que em muitos casos há uma melhora no funcionamento geral de máquinas que estão usando reduções (normalmente pequenas, como 2:1 ou 3:1) com fusos de passo 5mm ou mais, mas desconfio que esta melhora se deve ao fato de estarem usando motores mirrados para as aplicações...
(Acho que não adianta colocar uma redução usando um fuso feito de barra roscada de passo curto- acho até um contrasenso.)

Veja - isso não é regra mas procede, pois motores pequenos normalmente tem certa facilidade em alcançar rpms relativamente altas, então a redução ajuda um tanto compensando as terdas que já conhecemos...

De qualquer forma, vale sempre aquele lembrete que não adianta tentar extrair performance de Ferrari com motor de Lambretta...

Tenho visto o pessoal querer extrair resultados muito além das capacidades de seus equipamentos, e me surpreendo com os resultados pois são realmente muito bons, mas são sempre "motores de passo simples e de pouca potência" - não tem mágica!!!

Estes dias algum dos colegas postou um video de Youtube, e perguntou se uma determinada placa (cnc3ax) seria capaz de alcançar aquela velocidade...  A máquina era acionada com servos...

Não podemos esquecer - usamos motores de passo e eletrônicas simples e com LIMITAÇÕES - e de custo extremamente baixo, (mesmo comprando drivers comerciais) e fontes capazes de fornecer toda aquela cavalaria que sonhamos....

Serão sempre os motores de passo - sempre...
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 09:29 por fgilii »

Offline Arivaldo

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2008, 12:30 »
Arivaldo,

Citação de: Arivaldo
...polias de alumínio, e elas tem os dentes desgastados pelas correias...trabalha m 24 horas e desgastam a polia em 2 ou 3 anos...

Bem - se projetarmos um custo fictício de R$ 200,00 reais por redução desgastada diluído em 2 ou 3 anos, acho que sai barato...

Neste caso, estou mais preocupado com o funcionamento do que com o custo: o desgaste ocorrido nos dentes das polias de alumínio pode ser prejudicial no caso da CNC, pois os movimentos são sempre de ida-e-volta, sofrendo muito com a folga da polia.

Depois posso até fotografar a polia desgastada (tenho guardadas) para exemplificar, mas acontece do dente da correia corroer o alumínio da polia e transformá-lo do tipo __/  \__/  \__/  \__  em ___/\___/\___/\___

Espero que dê para notar que a largura dos dentes são reduzidas, afilando-os e provocando uma falha no acionamento. Ao motor reverter o movimento, a folga retardaria a transmissão do movimento para o fuso, o que só se efetivaria após vários passos do motor.

É bem o que acontece com os manipulos dos tornos, que os operadores experientes sabem corrigir com a estratégia de sempre usinar num único sentido, para evitar o backslash.

Espero não ter falado besteira...
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 12:34 por Arivaldo »

Offline j.sanches

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2008, 12:45 »
Fábio, no meu caso, tô pensando em fuso trapezoidal d16 x 5 mm de passo, e vou usar correia/polia, como os motores são parrudos 23Kg em unipolar ( http://www.actionmotors.com.br/motores_de_passo_sm18-nema34.html ) , pensei em usar 2 polias iguais. Ou seria mais negócio optar por uma redução 2:1? O acionamento vai ser CNC3AX por enquanto.

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2008, 14:31 »
Arivaldo,

Posso estar errado, mas aí as reduções entrariam no programa de manutenção periódica....

Quando eu notava desgastes nas polias e reduções de certas máquinas, fazia testes de acuidade e em "alguns casos" reajustava as taragens para que ela executasse os movimentos com deslocamentos coerentes...

Só trocava mesmo quando este movimentos passam a ser erráticos e não garantiam mais posicionamentos com alguma certeza...

De qualquer forma, o mesmo acontece com os fusos, pois eles irão se desgastar em determinados pontos, onde sempre se usa mais, mas aí penso que se o conjunto está usando fusos de rosca para esferas recirculantes, o custo de manutenção deve ser bastante alto se visto isoladamente, mas é amortizado com o tempo, então acho que o problema é o mesmo...

Mas, é só minha opinião...

Offline F.Gilii

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Re: Usar Acoplamento ou Correia dentada ?
« Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2008, 14:33 »
Sanches,

Não sei o que pretende fazer nem as dimensões da susa criatura, mas você pode experimentar uma redução de 2:1...não dói muito...

O que vai acontecer - vai ter bastante torque e não tanta velocidade final, mas ainda sim a vantagem de uma doa resolução por passo...

 

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